Outubro Macabro

Halloween Tem Que Ter Uma Boa História De Fantasmas

outubro 18, 2018o¤° SORRISO °¤o


Olá pessoal! 

E chegamos a mais um OUTUBRO MACABRO. E para começar a série de posts horripilantes, vou falar de um personagem que não pode faltar nas comemorações do Halloween: o Fantasma

Leia também: 
Vampiros, Os Filhos Da Noite 
O Lobisomem Passeia Na Lua Cheia
Hocus Pocus
Apague A Luz E Divirta-se!


Vamos lá?! 

O Fantasma que está no imaginário de todos é aquele lençol branco com dois buracos para os olhos e que parece flutuar. Coisa típica de filmes de comédia, não é mesmo? 

Mas O Que É Um Fantasma De Verdade? 

Símbolo universal do ocultismo e presente em todas as culturas, o Fantasma é a alma ou o espírito de uma pessoa ou animal que se manifesta após a sua morte tentando se comunicar com os vivos para pedir alguma coisa ou, simplesmente, assustá-los ou tentando permanecer na Terra como a famosa alma penada!  


Crianças com a fantasia tradicional de fantasma 


Há muitas histórias de Fantasmas pelo mundo afora. Aparições em cemitérios, hospitais ou em lugares macabros onde ocorreram assassinatos são sempre relatadas. Muitas lendas foram criadas como A Mulher De Branco, O Navio Fantasma e A Casa Assombrada

Uma coisa é certa. Se um lugar é mal-assombrado só pode ser por fantasmas, espíritos vingativos que permanecem presos a propriedade em que viviam ou morreram. 

Falando Com Os Mortos 

Necromancia é a arte de se comunicar com o mundo dos espíritos e por meio dos mortos ter conhecimento de acontecimentos do passado, presente e futuro ou até mesmo do pós-vida. 

Muitas vezes ligada à magia negra, as práticas de necromancia são utilizadas para manipular a morte e os mortos, como trazer alguém de volta do mundo dos mortos ou usar o falecido como uma espécie de arma, como aconteceu mais ou menos no filme O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei em que Aragorn recruta uma horda de fantasmas da Senda dos Mortos para vencer a batalha. 


Senhor dos Anéis, O Retorno do Rei: Aragorn e seus guerreiros fantasma


A figura do necromante tornou-se mais conhecida depois de aparecer em muitos games, especialmente de RPG de fantasia, estilo Idade Média, como: Skyrim, Diablo, Darksiders

Um dos métodos utilizados como ferramenta pelo médium para se comunicar com os mortos é através do famoso Tabuleiro Ouija, criado em 1891 por Elijah J. Bond. O tabuleiro possui letras e números que são apontados por um indicador de madeira após ser feita uma pergunta, formando palavras que são as respostas do espírito contatado. 


Tabuleiro Ouija 


Origens Da Necromancia 

A palavra Necromancia vem do grego, onde Necro significa morte e Mancia, adivinhação. Ou seja, consultar os mortos para através de suas previsões e adivinhações obter informações, principalmente, sobre o futuro. 

As práticas de Necromancia foram registradas por civilizações antigas, sendo destaque entre os egípcios e os gregos. 

Leia também: 
Zumbis: De Volta Ao Lar 
Eles Estão Vindo Te Pegar, Bárbara 
A Zumbizada Invade Os Games 
Apocalipse Zumbi: A Vida Imitará A Arte? 

O Que A Ciência Acha Dos Fantasmas? 

Os cientistas são céticos, até mesmo porque não há nenhum registro e evidência científica crível que comprove a existência de Fantasmas. Para a ciência há várias explicações plausíveis para as visões de espectros. Afinal, Fantasmas refletem o medo que todos nós temos da morte e também a esperança de que pode haver algo real no além. 

A Literatura Repleta De Ectoplasmas 

Há muitos livros que tentam explicar o que são os espíritos e se eles realmente existem. São vários estudos ou, simplesmente, ensaios e histórias de terror para arrepiar os cabelos. Ui, que medo! 


Casa mal-assombrada, refúgio dos fantasmas 


The Ghost: A Cultural History (“Fantasmas, uma história cultural”), de Susan Owens; História dos Fantasmas – 500 Anos Procurando Provas, de Roger Clarke; O Grande Livro De Histórias De Fantasmas, várias autoras; O Horla, de Guy de Maupassant; os vários contos do inglês Montague Rhodes James; A Outra Volta do Parafuso, de Henry James; Hamlet, de Shakespeare; Um Conto de Natal, de Charles Dickens são exemplos de clássicos da literatura de terror fantasmagórico

Aparições Fantasmagóricas No Cinema E Na TV 

A indústria cinematográfica não perde tempo e o tema já rendeu e ainda rende muitos milhões para os bolsos dos produtores. Vários filmes famosos, antigos ou contemporâneos, de vários gêneros que vão de terror até comédia, passando pelo romance, animação e o suspense já foram parar nas telonas, como Os Fantasmas Se Divertem, Os Caça-Fantasmas, A Colina Escarlate, Invocação do Mal, Motoqueiro Fantasma, A Mulher de Preto, Poltergeist, Ghost, O Iluminado, 13 Fantasmas, Gasparzinho – o Fantasminha Camarada, A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, Piratas do Caribe, O Sexto Sentido, Ouija – O Jogo dos Espíritos e muitos mais. 


Série de TV Supernatural, episódio Bloody Mary 

Personagem Necromante, do game Diablo 3 


Na TV e na Netflix, algumas séries também abordaram e continuam abordando o assunto: Ghost Whisperer muito legal, Ghost Wars, Supernatural amo!, A Lenda de Sleepy Hollow, A Maldição da Residência Hill, entre outros. 

Não podemos esquecer as séries de TV que se destinam a caçar fantasmas como por exemplo Ghost Hunters, Supernatural ela está em todas as listas! e Paranormal State. Há material para todo mundo. Hahahahahahaha! 


Neste Halloween capriche na fantasia e na maquiagem de Fantasma e vai festejar! BOO!!!!!!! 

Abaixo, algumas dicas de fantasias e maquiagens de fantasmas para arrasar na festa de Halloween.  

Leia também: Sugestões Para O Halloween 
















Fantasma com cabeça decepada 


Fantasma #1 


Fantasma #2 



Beijos mil! :-) 
Criss 

  E não esqueça de Comentar e Seguir o Blog. OK?  

Você Também Vai Curtir

0 brincadeiras

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato