Filmes Outubro Macabro

Eles Estão Vindo Te Pegar, Bárbara

outubro 20, 2017o¤° SORRISO °¤o


Se você pensa que os zumbis de outrora atacavam em qualquer lugar e sempre comiam cérebros está muito enganado. É isso mesmo. Os primeiros zumbis do cinema eram sempre das ilhas caribenhas ou qualquer outro lugar dos trópicos bem exótico, para os padrões da época. E havia sempre um ritual vodu para ressuscitar os mortos que ficavam zanzando de lá para cá, obedecendo as ordens de seu mestre feiticeiro (o carinha que os trouxe à vida ou quase isso!). 


Zumbi saindo de sua cova para perambular por aí 

Um grupo de mortos-vivos caminhando e infligindo terror por onde passa 



Como Tudo Começou?  

O début dos zumbis no cinema aconteceu em 1932, no filme independente White Zombie (Zumbi Branco), dirigido pelo norte-americano Victor Halperin. Baseado no livro de William Seabrook, The Magic Island (A Ilha Mágica), o filme conta tudo que você sempre quis saber sobre zumbis, mas tinha medo de perguntar! Medos à parte, o filme ajudou a popularizar as crenças haitianas sobre esses apodrecidos mortos-vivos na cultura americana. 


Cartaz de White Zombie - Zumbi Branco com Béla Drácula Lugosi!  


Mas, havia muito mais do que meros zumbis escondidos nos meandros do Zumbi Branco. Com um tom preconceituoso, a história gira em torno de uma moçoila americana que está prestes a se tornar uma zumbi escravizada pelo feiticeiro haitiano, vivido nada mais nada menos do que pelo eterno Drácula (Ai ai!!), Béla Lugosi. E como a mistura de raças era o temor de 10 entre 10 americanos da época, já viu né? Xiiii! A história continua... e o noivo da moça alia-se a um missionário local para resgatá-la das garras do mal. A infinita luta entre o bem e o mal representada naquele tempo pela diferença entre as crenças cristãs e as crenças da exótica religião vodu. Vale a pena. É sempre bom ver Béla Lugosi em ação.  


Béla Lugosi interpreta o mestre feiticeiro Murder Legendre de Zumbi Branco (White Zombie



Caminhando Com Zumbis? 

I Walked With A Zombie ou, em português, A Morta-Viva é outro filme quase da mesma cepa. Realizado pelo francês (com dólares americanos) Jacques Tourneur, em 1943, o filme é outro exemplo de moça branca num mundo de descobertas, superstições e encontros com um feiticeiro vodu. Aqui, a obra cinematográfica mostra as inquietações da Mulher no século 20 em busca de sua emancipação. Um clássico de terror atmosférico, bem à moda antiga


O zumbi catatônico Jessica e sua enfermeira (!!) Betsy num clima de mistério e encontros inesperados 

Carrefour, o zumbi local e seus aterrorizantes olhos arregalados 



Zumbis Comem Cérebros? 

Eles estão vindo te pegar, Bárbara”, disse Johnny à sua irmã, sem ter noção de que ele próprio seria a primeira vítima do primeiro ataque de um zumbi moderno do cinema. Uau!! 

Com esta frase icônica surgia a maior revolução do mundo zumbi no cinema. E olha que o termo zumbi sequer é mencionado no filme! A Noite Dos Mortos-Vivos chutou o pau da barraca e escancarou de vez essa onda zumbi de devoradores de cérebros, sem alma, movidos pelo único instinto de se alimentarem de carne humana. 


Os zumbis de Night of the Living Dead ou A Noite dos Mortos-Vivos, o que você preferir 


Night Of The Living Dead (A Noite Dos Mortos-Vivos), de 1968, foi filmado em preto-e-branco (que por si só já é bem assustador!) e mostra um grupo de pessoas que se refugia numa cabana isolada e são cercados por uma legião de zumbis que querem devorá-los. Simples assim. O cineasta americano George A. Romero criou os zumbis que conhecemos hoje. Os mortos que cismam em não morrer e que atacam os vivos, devoram suas vítimas e contaminam a população em uma escala crescente e sem limites. E tudo acontece bem ali, em casa (nos Estados Unidos), nada de ilha tropical e bizarra. Bem ali! 

Claro que havia muito mais do que zumbis no filme. Havia uma crítica social (lutas pelas igualdades racial e social aconteciam nas ruas àquela época), além do terror psicológico com o caos ao redor e uma tentativa de encontrar a face racional que “distingue” o ser-humano. Será?  Virou cult! 


Sem Livro, Mas Com Roteiro?  

Enfim, os zumbis saíram das literaturas documental e científica direto para as telonas do cinema. Sem livro de romance, drama ou terror como aconteceu com tantos outros monstros como Drácula, Frankenstein, Doutor Jekyll e Senhor Hyde, clássicos da literatura mundial. Sem muitas explicações, invadiram o mundo e continuam aterrorizando nossas mentes. Que medo! 


Zumbis, da cultura popular direto para o estrelato do cinema 



Que Tal Umas Sugestões De Filmes? 

Neste mês de Halloween, sugiro alguns filmes de zumbis para se assustar, se arrepiar, morrer de rir ou simplesmente dar aquela enganada e abraçar o seu “love”. 

Aí vão os trailers de filmes de zumbi que você não pode perder

😱 A Noite Dos Mortos-Vivos (1968) 


😱 Resident Evil - O Hóspede Maldito (2002) 



😱 Zumbilândia (comédia, 2009) 



😱 ParaNorman (desenho, 2012) 



😱 Tá Todo Mundo Quase Morto (comédia, 2004) 



😱 A Morta-Viva (1943) 



😱 O Despertar Dos Mortos (2011) 



😱 Guerra Mundial Z (2013) 



😱 Meu Namorado É Um Zumbi (comédia romântica, 2013) 



😱 Zumbis Na Neve (2009) 



😱 Zumbi Branco (1932) 





Beijos mil! :-) 
Criss 



  E não se esqueça de Comentar e Seguir o Blog. OK?  



Você Também Vai Curtir

0 brincadeiras

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato