Outubro Macabro

Zumbis: De Volta Ao Lar

outubro 14, 2017o¤° SORRISO °¤o


Olá galera! 

Aí vai mais uma série de posts horripilantes no OUTUBRO MACABRO. No mês do Halloween vou falar sobre uma criatura paranormal e que faz o maior sucesso em todas as mídias: o Zumbi

Vamos lá?! 


Zumbis, essas criaturas mortas e reanimadas de suas covas, amaldiçoadas a vagar pela Terra com seus corpos apodrecidos, e que vivem (ou melhor, morrem – Hahahahaha!) atrás de nossos cérebros para lamber os beiços, não nos deixam em paz. Para onde quer que a gente olhe, lá estão eles. Seja em filmes, séries de TV, propagandas, HQs ou livros, eles não largam o nosso pé! Aff! Zumbis. Zumbis. Zumbis. Uma verdadeira invasão. 

Os zumbis não podiam passar despercebidos pelo Mundo de Lego - Hahahahahaha! 

Na onda dos livros para colorir, que tal um sobre zumbis para relaxar a mente? 



Mas, O Que Realmente São E De Onde Vieram Esses Tais Zumbis? 

Podemos dizer que, inicialmente, um zumbi nada mais era do que um espírito ou fantasma que à noite assumia muitas formas. 

Os nossos atuais nada amiguinhos malcheirosos (convenhamos que corpos em putrefação não cheiram lá muito bem) são provenientes de rituais de necromancia ligados à religião vodu do Haiti. 

Rituais de Necromancia ou Zumbificação? 


Contudo, aos poucos, foi surgindo a crença de feiticeiros lançando mão de magia negra ou poções (com neurotoxinas) ou hipnose em suas vítimas para que elas parecessem mortas, fossem enterradas e então pudessem ser reanimadas pelo feiticeiro e controladas como seus escravos. Fragmentos dos dias de escravidão no país. Pois um zumbi não possui vontade própria, memória, sequer um nome e vive numa prisão entre a morte e a vida, num purgatório eterno

Dr. Voodoo - Sacerdote vodu do Universo Marvel das HQ's


Os zumbis passaram de meros espectros a corpos apodrecidos e escravizados. 

Corpo apodrecido e reanimado 



Vodu? Uma Breve Explicação 

O vodu teve origem na África e foi levado ao Haiti pelos escravos e hoje é considerado a religião oficial do país, desde 2003, sendo praticado pela maioria da população. 

A religião vodu cultua os antepassados e seus rituais são acompanhados de danças, cantos e, é claro, músicas. O sincretismo religioso existente entre as crenças cristãs e os ritos africanos destaca o sobrenatural, como pessoas em transe, feitiçaria, magia negra e oferendas de sacrifícios animais. 

Um boneco vodu


A palavra vodu, vem do francês vaudou e do crioulo haitiano vodou e está ligada à palavra vodṹ, originária de Benin e Togo, países da África, e cujo significado é “espírito ancestral”. 


E Quem Apresentou Os Zumbis Ao Mundo? 

Os zumbis ganharam vida (ou seria morte?) pelas mãos do jornalista, ocultista, canibal (!!) e explorador americano William Seabrook que ao visitar o Haiti escreveu The Magic Island (A Ilha Mágica), livro publicado em 1929. Trata-se de um livro de relatos contando sua viagem e suas experiências com a sacerdotisa vodu que o iniciou nos rituais da religião, desde a transferência da alma até a ressurreição. Seabrook apresentou ao mundo o conceito dos mortos-vivos

Mortos-vivos levantando de seus túmulos 


Zora Naele Hurston, renomada antropóloga e autora negra americana, também contribuiu para transportar para o resto do mundo suas experiências pessoais como iniciada nos mistérios da religião vodu. Tell My Horse: Voodoo and Life in Haiti and Jamaica (Diga Ao Meu Cavalo: Vodu e Vida no Haiti e Jamaica), de 1938, é um livro de viagem que explora o mundo místico com práticas, rituais e cerimônias vodu, além das crenças e costumes de um povo. No livro, Zora fala tudo sobre zumbis

Zumbis vagam em um cemitério à noite 


Em 1936, Zora também investigou, documentou e fotografou o caso de uma mulher que surgiu cambaleante e sem rumo na estrada de Ennery, no Haiti, vestida com trapos e descalça, além de movimentar freneticamente a cabeça por causa do sol. As pessoas socorreram a estranha mulher e a levaram para o hospital. Lá, foi constatado que, apesar de reagir a alguns estímulos, ela era surda, muda e cega. Porém, sua identidade continuava um mistério até ser reconhecida por seu marido e seu irmão: era Felícia Felix-Mentor, supostamente morta e enterrada em 1907. Uau! Babado forte esse!  Para os médicos a única explicação plausível era de que ela era um zumbi. Ou não?! 

Fotografia autêntica de um zumbi, chamada Felícia Felix-Mentor (Fotografia de Zora) 



Afinal De Contas, O Que Define Um Zumbi? 

Para esclarecer sua origem, zumbi vem do termo quimbundo, língua falada em Angola, nzumbi e significa duende, defunto ou cadáver

Menininha incorporando um zumbi em um ensaio fotográfico. Perturbador. 


Zumbi, zombie, walking dead, ou, simplesmente, morto-vivo. Um zumbi nada mais é do que um ser que morreu e seu cadáver é reanimado, seja por causa de um vírus, bactéria, parasita ou magia negra com seus rituais de zumbificação. Vixe! Essa criatura reanimada, geralmente, possui hábitos noturnos e suas funções básicas de movimento são as únicas a serem reativadas, pois com o cérebro comprometido, o morto-vivo não é capaz de acessar suas memórias e sentimentos. 


E Os Zumbis Continuam Atacando? 

Os zumbis e suas ameaças estão no imaginário popular, afinal somos bombardeados por todos os lados, através de filmes, games, séries de TV, clips musicais (quem não lembra de Thriller, de Michael Jackson?), desfiles nas ruas e por aí vai. Até o clássico das literaturas inglesa e mundial de Jane Austen, o famoso Pride and Prejudice (Orgulho e Preconceito), virou em tempos de zumbi-filmes, “Orgulho e Preconceito e Zumbis”. Pode? Mas, apesar de tantas bizarrices, eles continuam exercendo fascínio e não desistem nunca: caem, mas levantam em busca de mais Brains! Hahahahahaha! 

Zumbis: corpos reanimados que se encontram entre a vida e a morte 

Fuja deles! 



Beijos mil! :-) 
Criss 



  E não se esqueça de Comentar e Seguir o Blog. OK?  



Você Também Vai Curtir

0 brincadeiras

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato