aniversário beleza

Rio De Janeiro. Que Nome É Esse?

março 01, 2019o¤° SORRISO °¤o


Hoje, dia 1º de março de 2019, a cidade do Rio de Janeiro completa 454 anos de uma existência quase Maravilhosa. Ainda sofrendo com governantes inescrupulosos, o Rio segue aos trancos e barrancos, com sua beleza natural atraindo todos como imã para suas terras e seu povo alegre e extremamente caloroso. 

Leia também: Rio, Hoje É Seu Dia. Que Dia Mais Feliz! 

Fundação 

Foi em 1º de março de 1565 que Estácio de Sá fundou a Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, tornando-se o primeiro Governador-Geral da Capitania do Rio de Janeiro, no Brasil colonial. Com o objetivo de expulsar os franceses que estavam no local há dez anos, Estácio de Sá oficializou a cidade entre os morros Cara de Cão e Pão de Açúcar, criando ali sua base de operações. A batalha com os franceses e os indígenas aliados ainda duraria dois anos (até 1567). 

A Origem Do Nome 

O nome São Sebastião do Rio de Janeiro foi uma homenagem ao santo de mesmo nome do imperador que governava Portugal naquele período: Dom Sebastião. E de quebra o santo também se tornou o padroeiro oficial da cidade

E Por Que Rio De Janeiro? 

Podemos pensar que o nome tem a ver com algum rio que os colonizadores encontraram ou navegaram. Nãããoo! Na verdade, uma das teorias é que, em 1º de janeiro de 1502, os portugueses aportaram na Baía de Guanabara que acharam ser um Grande Rio e por causa desse engano nomearam a localidade como Rio de Janeiro. Contudo há uma polêmica envolvendo esse equívoco hidrográfico, afinal de contas, eram navegadores muito experientes e dificilmente cometeriam um erro desses. Mistério! 



Índio Quer Guanabara 

Os índios temiminós, rivais dos tupinambás, chamavam a região de Guanabara, que significava “seio do mar”, referência a sua forma arredondada e farta em pesca. Sei. Hahahahahaha! E foi o principal acesso a cidade do Rio de Janeiro durante séculos. 

Carioca Ou Fluminense? 

Uma coisa é certa, o termo Carioca vem do tupi e seu significado mais difundido é casa de homem branco, mas há várias pesquisas e teorias a respeito. 

Uma dessas teorias seria que os índios tupinambás, que dominavam a Baía de Guanabara na época, apelidaram os portugueses de akari (termo tupi utilizado para denominar uma espécie de peixe, o cascudo), por causa das armaduras usadas pelos portugueses que se assemelhavam ao tal peixe. E numa segunda expedição, em 1503, os colonizadores portugueses teriam construído uma casa de pedra na foz do rio Carioca, atual Praia do Flamengo, que os tamoios teriam chamado de akari oka, ou seja, casa de homem branco

Já o adjetivo Fluminense vem do latim flumen ou flumine que significa rio mais o sufixo -ense que quer dizer natural: natural do rio

Então quem nasce no Estado do Rio de Janeiro é denominado Fluminense e quem nasce na Cidade do Rio de Janeiro é conhecido como Carioca

Leia também: O Cristo Redentor É Mara! 



Para nós que amamos a Cidade do Rio de Janeiro fica a esperança de que as coisas melhorem, tanto para a cidade quanto para nós moradores. E que num futuro não muito distante possamos gritar com toda força e amor seu apelido. CIDADE MARAVILHOSA!!!! 



FELIZ ANIVERSÁRIO, RIO! 


Beijos mil! :-) 
Criss 



  E não se esqueça de Comentar e Seguir o Blog. OK?  




Você Também Vai Curtir

0 brincadeiras

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato