Infelizmente o Rio de Janeiro está passando por dias bem difíceis. Graças aos seus corruptos governantes, a Cidade Maravilhosa está na UTI e sem previsão de melhora. Mas, não podemos deixar a tristeza tomar conta do cenário. A Cidade que com muita teimosia continua Maravilhosa está completando 453 anos de existência e merece nossas homenagens.
Foi em 1º de março de 1565 que Estácio de Sá fundou oficialmente a Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro (ôooo... nome grande!). Tudo para garantir que este pedaço de terra não fosse disputado por espanhóis e franceses, entre outros.
1- Vista do Parque Dois Irmãos, no Alto Leblon 2- Vista da Pedra da Gávea |
Entendendo Melhor A Situação
Após o descobrimento do Brasil, D. Manuel I, Rei de Portugal, enviou expedições para explorar as margens da sua nova conquista e em 1º de janeiro de 1502, as embarcações chegaram na baía que mais tarde foi denominada Baía de Guanabara e por pensarem que esta parte da costa era a foz de um rio, os navegadores a batizaram de Rio de Janeiro.
Contudo, 53 anos mais tarde, em 1555, os franceses acabaram por dominar a Baía de Guanabara e erguer edificações, além de consolidar alianças com os índios locais, os tupinambás. Os portugueses, remoendo a derrota, mas planejando uma revanche, aliaram-se à tribo dos temiminós, rivais dos tupinambás, e com a ajuda deles, retomaram a baía em 1560, atacando e destruindo a colônia francesa.
Como os franceses insistiam em não ir embora da região, alguns portugueses, sob a autoridade de Estácio de Sá, foram até o local entre o Morro Cara de Cão e o Morro Pão de Açúcar e em primeiro de março de 1565 fundaram a Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, em honra a D. Sebastião I de Portugal. E foi ali, na praia do Morro Pão de Açúcar que ergueram uma fortificação, o início do que seria a Fortaleza de São João.
1- Igreja Nossa Senhora da Penha, na Penha 2- Catedral de São Sebastião (ou Catedral Metropolitana), no Centro da Cidade 3- Igreja Nossa Senhora da Candelária, no Centro da Cidade |
E por essas manobras, os franceses e seus aliados foram expulsos e derrotados por completo em 1567. Tal fato impediu que novas tentativas de invasões estrangeiras acontecessem e iniciou-se a expansão do território. Também foram construídas fortalezas e alianças com os indígenas para defender as colônias portuguesas.
Rio De Janeiro, A Capital Maravilhosa
Mais tarde em 1763, o ministro português Marquês de Pombal transferiu a administração colonial portuguesa de Salvador, na Bahia, para o Rio de Janeiro, transformando-a em capital do Brasil.
O Rio de Janeiro permaneceu sendo capital do Brasil por 197 anos, de 1763 até 1960, quando, em 21 de abril de 1960, o governo de Juscelino Kubitschek transferiu a capital para a recém-criada Brasília, localizada na região centro-oeste do país. O Rio deixou de ser a capital do país e passou a ser apenas a capital do Estado da Guanabara, atual Estado do Rio de Janeiro.
Cidade Cheia De Encantos Mil
A Cidade do Rio de Janeiro é famosa por sua paisagem e cultura emblemáticos. Há as praias, como a famosa Praia de Copacabana, a nossa Princesinha do Mar, com suas ondas em preto e branco embalando os transeuntes no Calçadão; suas belezas naturais, como o Pão de Açúcar; há ainda as construções que se tornaram pontos turísticos importantes como o Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno, e o santuário do futebol, o Estádio do Maracanã. Tudo isso, além de ser palco de duas das maiores festas do mundo: o Carnaval, em que os Desfiles das Escolas de Samba mostram toda a extravagância e a criatividade do carioca e o maior Réveillon do mundo que acontece nas areias de Copacabana, com milhões de pessoas (cariocas e turistas) saudando o novo ano que se inicia.
1- Uma apresentação musical no Rock in Rio 2- Salto de Asa Delta, na Pedra da Gávea 3- Estádio do Maracanã (Estádio Jornalista Mário Filho) iluminado para um jogo 4- Ano Novo na Praia de Copacabana |
1- Depois da folia, a dica é tomar água de coco para se reidratar 2- Foliões preparados para a festa 3- Desfile das Escolas de Samba |
Samba e Rock dividem o espetáculo musical no Rio. O primeiro é patrimônio carioca e representa a cultura brasileira como um todo pelo mundo afora. Já o segundo, tem sua representação através do Rock in Rio que se tornou o maior festival de música da história.
Só nos resta celebrar, homenagear e torcer muito para que a Cidade do Rio de Janeiro dê sinais de melhora, se recupere desta situação caótica em que se encontra e volte a ser a Cidade Maravilhosa que sempre encantou cariocas, brasileiros e turistas. O Rio de Janeiro não merecia estar assim. Melhoras, Rio!
1- Arcos da Lapa 2- Estátua de Carlos Drummond de Andrade na orla de Copacabana; "No mar estava escrita uma cidade" 3- Calçadão de Copacabana 4- Bondinho do Pão de Açúcar |
PARABÉNS, RIO DE JANEIRO!
Quer conhecer melhor o Cristo Redentor, clique aqui.
Beijos mil! :-)
Criss
E não se esqueça de Comentar e Seguir o Blog. OK?
0 brincadeiras
»☻ Valeu por seu Comentário ☻«
“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector