featured Mês da Folia

Quem É Momo De Verdade?

março 05, 2019o¤° SORRISO °¤o


Já é Terça-Feira de Carnaval. Oficialmente as festividades iniciaram quando o Rei Momo recebeu a chave da cidade das mãos do Prefeito. Bem, mais ou menos isso. Enfim, o Rei Momo com sua forma rechonchuda e alegria contagiante deu o pontapé inicial para os foliões de plantão começarem a se fantasiar para comemorar a data. 

Pelas ruas da cidade, nos bailes, nos blocos e nos desfiles, lá estão eles, os amantes da festança prontos para propagar a alegria em nome de sua majestade neste reinado de folia. Mas, de onde surgiu esse rei que só aparece durante o Carnaval? 


Rei Momo Origens 

Esse querido personagem gordinho, brincalhão e irreverente reina absoluto até a Quarta-Feira de Cinzas. Sua origem remete à Mitologia Grega. E era uma deusa. Isso mesmo! Você leu corretamente. Eu disse deusa

Μώμος, Mômos ou Momus é filha da deusa Nix, a Noite, e a personificação da reclamação, do delírio, do ridículo, do deboche e do sarcasmo. Costumava aparecer constantemente nos cortejos de Dionísio, deus do êxtase, do vinho e da libertação dos sentidos, e ao lado de Comus, o deus da festividade e do excesso. 

Era considerada a patrona dos escritores e poetas

A deusa, praticamente esquecida na morada dos Deuses Olimpianos, é representada com um gorro com guizos, segurando em uma das mãos um boneco que simboliza a loucura e usando uma máscara que, volta e meia, levanta para mostrar seu rosto. 

Por esse seu jeitinho escrachado de ser foi expulsa do Monte Olimpo. Babado forte, amiga! 



Expulsão Do Olimpo 

Houve um concurso onde Momus deveria julgar qual deus criou algo realmente excepcional. Na disputa estavam Poseidon, Atena e Hefesto. Então, as críticas desenfreadas começaram. Debochou de Poseidon, deus do mar, por ter criado um touro com os olhos sob os chifres; Atena, deusa da sabedoria, por ter criado uma casa sem rodas para movê-la de lugar quando seu dono assim desejasse; e zombou de Hefesto, deus da tecnologia e dos ferreiros e artesãos, por ter criado Pandora, aquela da caixa de Pandora!, sem uma janela em seu peito para poder ver o que seu coração ocultava.  

E se não bastasse, fez chacota de Afrodite, deusa do amor, por ser uma tagarela e fez comentários nem um pouco agradáveis sobre a infidelidade de Zeus, ele mesmo, o poderoso-chefão dos deuses. Resultado: expulsão da cúpula mitológica grega. E sem direito a ambrosia pra viagem. 

O Retorno De Momus 

Pois é. Tudo que vai, um dia volta. E com Momus não foi diferente. Zeus, preocupado com o peso que a humanidade fazia e que estava desequilibrando o planeta, permitiu que Momus retornasse, mas com a condição de ajudá-lo a descobrir um remédio para esse problema inusitado. 

E foi o que Momus fez. Ironicamente, a deusa sugeriu que Zeus criasse uma mulher tão estonteantemente bela que nações guerreassem por ela e assim se matassem uns aos outros. Zeus não pensou duas vezes e assim nasceu Helena que provocou a famosíssima Guerra de Troia que levou ao conflito armado entre gregos e troianos. 

Mudança De Gênero 

Como vimos, Momus era uma deusa. Mulher. Sexo feminino. E quando passou a ser representado como um homem? Essa pergunta talvez nunca tenha uma resposta. O que se sabe é que, antes da era cristã, romanos e gregos usavam essa personalidade mitológica em suas festas onde sexo e bebida eram fartos. 



Com o passar dos anos, conceitos mudam ou se perdem, isso é inevitável, e numa sociedade patriarcal nada mais “justo” do que as relações de poder ficarem nas mãos de homens. Baaahhh! Uma inversão de papéis e costumes. Imagina uma figura feminina representar bacanais? Nem pensar. 

E assim... Momus foi sendo incorporado a algumas comemorações e passou a ser gordo para simbolizar fartura e extravagância

Leia também: Balancê, Balancê! 

Momo E O Carnaval Do Rio 

Em 1913, Momo já dava seus ares por essas bandas cariocas. O ator, cantor e compositor Benjamin de Oliveira encarnou Momo pela primeira vez. Foi no Circo Spinelli, na Boulevard 28 de Setembro, Vila Isabel, na peça Cupido no Oriente que o Palhaço Negro, como era conhecido, interpretava o zombeteiro Momo, com traços caricaturais de uma peça de teatro em pleno picadeiro. 



A figura representativa do Carnaval carioca nasceu numa redação de jornal. Foi no Jornal A Noite que Edgard Pilar Drumond, o Plamenta, cronista carnavalesco e de esporte, junto com o jornalista Vasco Lima, gerente do vespertino e Fritz, caricaturista, criaram um boneco de papelão a que deram o nome de Rei Momo I e Único, esculpido pelo artista Hipólito Colombo. Esses são os verdadeiros pais do monarca

No ano seguinte, o Jornal resolveu personificar o boneco ao vivo e em cores e ficou resolvido que o candidato deveria ter cara de glutão, ser alegre e falante. Convidado por Vasco para representar Momo, Francisco Moraes Cardoso, um redator de turfe gorduchinho, aceitou o papel que desempenhou de 1934 até 1948. 



A partir de 1968, uma lei estadual oficializou uma eleição para o papel do rei da folia, o Rei Momo


BOM CARNAVAL E DIVIRTA-SE!


Beijos mil! :-)
Criss


  E não se esqueça de Comentar e Seguir o Blog. OK? 



Você Também Vai Curtir

0 brincadeiras

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato