Datas Comemorativas

Apito Ou Guerra!

abril 19, 2018o¤° SORRISO °¤o


Índio quer apito, se não der, pau vai comer! É... Vida de índio não era só ficar de boa, sossegadão, curtindo a natureza e esperando por um apito cair dos céus. Nada disso. Vida de índio era e ainda é bem difícil e quando era preciso chamava seu povo para a guerra. Guerra para dar ordem ao coletivo e à unidade social. 

Algumas armas eram e são utilizadas também para a caça e pesca e alguns rituais. Mas vamos ver os principais recursos utilizados para a luta pelos índios destas paragens. 

Arco E Flecha 

Feita de madeira, é a principal arma indígena, presente desde o início e comum na maioria das culturas. Utilizada tanto para caçar quanto para guerrear, o arco e flecha era usado desde a infância, constantemente, o que fazia com que o índio ao alcançar a maturidade já tivesse adquirido muita habilidade. Visão, estratégia e conhecimento do vento, a Santa Trindade para a flecha acertar seu alvo. 


Índio com seu Arco e Flecha 

Menino dando os primeiros passos na arte do Arco 


Lança 

É uma arma pouco utilizada e era usada também na caça e pesca ou para se defender do ataque de um animal feroz. 


A preparação para arremessar bem longe a Lança 


Zarabatana 

Muito utilizada pelos índios para abater aves e caçar animais, através da dissipação do veneno disparado pela zarabatana. Um cano longo com aproximadamente 2,5m de comprimento, feito de madeira, na qual se coloca em seu orifício uma seta de uns 15cm. Ótimo para emboscadas por ser silenciosa e precisa


Um índio com setas envenenadas para colocar na sua Zarabatana que carrega no ombro 

Competição de Zarabatanas 

Concentração para manipular a Zarabatana com suas setas banhadas de veneno 


Borduna 

Arma utilizada principalmente nas guerras e em outras ocasiões em rituais. Era uma espécie de tacape e seu nome borduna significa “arma valente na guerra”. Feita de madeira bem dura e mais pesada na extremidade, com mais ou menos um metro de comprimento, e ao desferir o golpe causava muitos danos pelo impacto direto. 


Índio assiste a dança com sua Borduna nos ombros 

Um ancião indígena confeccionando sua Borduna 


Dia 19 de abril, o Dia do Índio foi criado para reforçar as identidades dos povos indígenas e lembrar sua história e cultura. Afinal, eles são ou pelo menos eram os verdadeiros donos do Brasil. 


FELIZ DIA DO ÍNDIO! 

Beijos mil! :-) 
Criss 


  E não se esqueça de Comentar e Seguir o Blog. OK?  


Você Também Vai Curtir

2 brincadeiras

  1. Infelizmente o povo indígena é muito desvalorizado e sofre muito no Brasil, esquecemos que eles são os reais donos dessa terra. Achei bem interessante seu post, eu só conhecia o Arco e Flecha e a Lança.

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cássia.
      Quando fiz a pesquisa também fiquei conhecendo outras armas. A cultura indígena é muito rica e não acho que eles sofram só no Brasil, os índios são discriminados em todos os países onde eles habitam.
      Pelo menos existe um dia no ano para as novas gerações (e também as velhas) conhecerem um pouco a sua história.
      Obrigada por ter vindo por essas bandas! Amei sua visita.
      Beijos mil! :-)

      Excluir

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato