Que o telefone é uma das maiores invenções da humanidade e que o celular é sua reinvenção acho que todo mundo concorda. Assim como o Smartphone é o aprimoramento inquestionável do celular. Pelo menos até agora. Hahahahahahaha!
Será uma evolução do Smartphone? Modelo de celular futurista |
Smartphones feitos de grafeno, o material do futuro. Muito parecido com o que apareceu no filme Ultravioleta |
Pensa aí. Você consegue se imaginar sem um telefone celular nos dias de hoje? Nem eu! O telefone ultrapassou limites e fazer chamadas para seus amigos e parentes não é mais sua principal função. Isso ficou lá no passado. Suas possibilidades são quase ilimitadas!
O telefone foi creditado desde 1876, por anos a fio, a Graham Bell, mas hoje, após questionamentos e uma resolução do Congresso dos Estados Unidos em 2002, foi decretado que seu verdadeiro inventor foi o italiano Antonio Meucci que em 1860 criou o “telégrafo falante”, como ele nomeou a sua criação. Mas, vamos deixar isso pra lá, pois meu assunto é outro.
Sei que estou um pouquinho atrasada, entretanto foi no dia 3 de abril, há 45 anos, que foi realizada a primeira ligação de um telefone móvel. Em 1973, o engenheiro da Motorola, Martin Cooper, deixou seu laboratório de testes e foi para a rua, para o mundo real de onde fez a primeiríssima chamada de um telefone portátil para o telefone fixo de seu concorrente Joel Engel da Bell Labs, um “braço” da poderosa AT&T. Só para se gabar, é claro.
Martin Cooper e o primeiro celular |
A Motorola foi o primeiro fabricante que realmente fez um aparelho portátil de uma mão funcionar de verdade, o DynaTac. Quer dizer, portátil se comparado aos telefones fixos da época porque esse protótipo tinha 33cm de altura, 4,5cm de largura, 8,9cm de espessura e pesava insignificantes 749 gramas. É isso mesmo. Devia ser um modelo Fitness. Hahahahahaha! Recebeu o apelido de tijolão. Por que será? Ha! Sem mencionar o fato de que conseguia se manter por extraordinárias 8 horas em modo de espera e tinha o rendimento de 1 hora para tagarelar. Para ser usado novamente, com sua carga completa, era só aguardar 10 horas de recarga. E, naquele primeiro modelo, não havia nenhum tipo de visor. Era o início da primeira geração de celulares que com o passar do tempo se transformariam em minicomputadores de bolso ou bolsa, como você preferir. (!)
Apesar da primeira ligação ter acontecido no ano 1973, a comercialização do telefone portátil, ou celular como nós conhecemos, só foi possível em 1983, com o modelo Motorola DynaTac 8000x. Mas não pense que o celular surgiu nos anos 1970. Nada disso. Seu desenvolvimento já ocorria desde os anos 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, com base na comunicação por rádio.
A evolução dos celulares até os Smartphones |
Samsung Galaxy S9 e iPhone X |
De lá para cá, em cada etapa um melhoramento, um upgrade na beleza do aparelho e lá ia o celular evoluindo até chegar aos Smartphones. Mas aí já é outra história.
Beijos mil! :-)
Criss
E não se esqueça de Comentar e Seguir o Blog. OK?
0 brincadeiras
»☻ Valeu por seu Comentário ☻«
“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector