featured Páscoa

Peixe Na Semana Santa

abril 19, 2019o¤° SORRISO °¤o


A Sexta-feira Santa ou Sexta-feira da Paixão é uma data festiva religiosa comemorada pelos cristãos e que faz parte das celebrações da Páscoa. A Sexta-feira Santa simboliza o dia da morte de Jesus Cristo e a Páscoa, que ocorre no domingo, remete ao dia da ressurreição de Jesus, o Messias. 

Leia também: Semana Santa Para Leigos 

Ela acontece após a Quaresma que começa na Quarta-feira de Cinzas e que é o período de penitência de quarenta dias que antecede a Páscoa, uma das festas mais importantes do Cristianismo.  Esses dias são dedicados à reflexão espiritual, quando os cristãos oram e se penitenciam para relembrar os dias que Jesus passou no deserto, além, é claro, de todo o sofrimento pelo qual ele atravessou desde sua prisão até sua morte na cruz. 




O Peixe, Símbolo Cristão  

Como alguns apóstolos de Cristo eram pescadores e o próprio Jesus era um pescador de homens, os primeiros cristãos reconheceram o peixe como um de seus principais símbolos. Como representação da esperança na fé cristã, o peixe era presenteado entre eles. 

O acróstico Ichthys, ΙΧΘΥΣ ou ΙΧΘΥC, ou o símbolo do peixe, era uma referência clara a Jesus Cristo e os primeiros cristãos. As letras do acróstico representavam as iniciais de "Iēsous Christos Theou Yios Sōtēr", (em grego antigo, Ἰησοῦς Χριστός, Θεοῦ ͑Υιός, Σωτήρ) e que quer dizer "Jesus Cristo, Filho de Deus, o Salvador". 

Esse “peixe de Jesus” consistia em dois arcos que se cruzavam para formar o perfil de um peixe, utilizado pelos antigos cristãos, caracterizando o Cristianismo. 

Leia também: Ressuscitou! 

O peixe também marcava as catacumbas cristãs na época em que houve a perseguição maciça a eles, justamente por não ser tão óbvio quanto a cruz. Indicava também um local onde moravam cristãos ou onde eles estavam reunidos e, geralmente, era utilizado meio peixe que deveria ser completado com a outra metade. Para bom entendedor, meio peixe bastava. Hahahahahaha! 




Jejum E Quaresma 

Uns duzentos anos após o nascimento de Jesus, os cristãos preparavam a festa da Páscoa com três dias dedicados à oração, meditação e jejum. Mas, por volta do ano 350, a Igreja achou melhor aumentar esse tempo de preparação para quarenta dias, surgindo assim a Quaresma

Vale relembrar que durante os quarenta dias anteriores à Semana Santa, todo cristão realizava uma penitência como jejum, abstinência de carne ou de qualquer prazer mundano para não esquecer o sofrimento pelo qual Jesus Cristo passou para salvação da humanidade. Atualmente esse costume foi reduzido à Sexta-feira Santa onde o alimento principal é o peixe

O Número 40 

Na Bíblia o número quarenta é citado inúmeras vezes, marcando acontecimentos importantes. É o tempo considerado necessário para a preparação de uma pessoa antes de cumprir uma tarefa. Por exemplo: 

40 dias de chuva no dilúvio da Arca de Noé; 
40 dias de Moisés no Monte Sinai; 
40 dias de tentação de Jesus no deserto; 
40 dias de preparação para a Páscoa;  
40 anos de jornada pelo deserto do povo de Israel.  





Tanto o peixe quanto a cruz foram os primeiros símbolos que surgiram entre os cristãos, muito antes do Cristianismo se tornar realidade, e que são usados até hoje pela igreja. 


BOA SEMANA SANTA! 
BOM FERIADO! 


Beijos mil! :-) 
Criss 

  E não se esqueça de Comentar e Seguir o Blog. OK?  






Você Também Vai Curtir

0 brincadeiras

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato