Dia Especial featured

Animais Inspirados Na Saga Star Wars

maio 04, 2019o¤° SORRISO °¤o


Há 42 anos estreava nos cinemas o primeiro filme da saga Star Wars. Ninguém imaginava que o filme seria um sucesso estrondoso e que conquistaria uma horda de fãs apaixonada e fiel. Com o passar dos anos o número de admiradores cresceu e a saga se expandiu e virou um Universo rico. 

E essa expansão chegou até o mundo animal e, graças a biólogos entusiastas de Star Wars, algumas espécies animais foram batizadas em homenagem aos personagens da saga. 

Leia também: As Tecnologias De Star Wars Na Vida Real 

Vamos lá! 


Darthvaderum greensladeae 




É uma espécie de ácaro batizado na Austrália e descrita por Glenn Hunt em 1996. O Darthvaderum greensladeae está incluída no gênero Darthvaderum e na família Pheroliodidae

Agathidium vaderi 




O Agathidium vaderi é um gênero de besouros da família Leiodidae

Hoolock tianxing 




O gibão do gânglio de Skywalker, o tianxing de Hoolock, é um primata na família do gibão Hylobatidae. O nome tianxing é a transliteração pinyin dos termos chineses (tiān) que significa "céu" e (xing) que significa "movimento". 

Trigonopterus chewbacca 




O besouro foi descoberto em 2014 em Papua Nova Guiné. Mas, por que esse bichinho sem pelos teria o nome inspirado em Chewbacca? Para os cientistas é devido as densas escamas nas patas e na cabeça do espécime. 

Yoda purpurata 




Yoda purpurata é uma espécie de minhoca ou verme marinho do oceano Atlântico Norte da classe Enteropneusta e a única espécie do gênero Yoda, sendo o único membro hermafrodita conhecido dentro do filo. 

Albunione yoda 




Albunione yoda é um isópode marinho da família Bopyridae, que aparece perto de Taiwan. É um ectoparasita que reside nas brânquias de seu hospedeiro, o caranguejo Albunea groeningi. O parasita recebeu o nome do Mestre Jedi Yoda por causa das longas extensões laterais ligeiramente curvadas da cabeça da fêmea que parece com a cabeça de Yoda com suas longas orelhas caídas. 

Tetramorium jedi 




A formiga Tetramorium jedi foi encontrada em 2012 e aparece, principalmente, no nordeste da ilha de Madagascar de Anjanaharibe até Binara. 

Wockia chewbacca 




Trata-se de uma espécie de mariposa bem peluda encontrada no México em 2009. 

Polemistus chewbacca, Polemistus vaderi e Polemistus yoda 




O primeiro registro com referência à saga Star Wars na taxonomia data de 1983, ano de lançamento de O Retorno de Jedi. Taxonomia é a ciência que lida com a descrição, identificação e classificação dos organismos, individualmente ou em grupo. 

Na época, Arnold Menke e David Vincent, dois entomologistas, decidiram nomear três espécies de vespas descobertas com seus personagens favoritos da saga: Chewbacca, Darth Vader e Yoda. Os especialistas queriam adicionar um pouco de humor no ambiente sério da taxonomia. 

Peckoltia greedoi 




Trata-se de uma espécie de peixe da família Loricariidae. Encontrada no Brasil, no rio Gurupi no estado do Pará em 1998. Somente em 2015 teve o seu nome revelado e que foi dado em homenagem ao personagem Greedo, o caçador de recompensas morto por Han Solo no bar em Mos Eisley, no primeiro filme da franquia, Uma Nova Esperança

Aptostichus sarlacc 




Em 2012 a aranha foi nomeada Aptostichus sarlacc por causa do Sarlacc, uma criatura encontrada no Grande Poço de Carkoon, em Tatooine, planeta em que nasceu Luke Skywalker e que engolia tudo que caísse em sua boca. Ele era uma espécie de pet de Jabba, The Hutt. 

Na verdade, a estratégia da aranha é construir um alçapão e se esconder nele para atacar suas presas de surpresa. 

Han solo 




Os trilobites formam um dos primeiros grupos de artrópodes conhecidos e que foram extintos em massa, cerca de 252 milhões de anos atrás. Esse, em particular, foi descoberto na China por Samuel Turvey que declarou que nomeou a espécie de Han solo porque alguns amigos o desafiaram a escolher o nome de um personagem da saga Star Wars. Talvez sua inspiração tenha sido por causa da vez que Han foi “congelado” em carbonita.

Xenokeryx amidalae 




Ruminantes paleo-calcários, extintos e que viveram na primeira época da era Cenozóica, eram estranhos mamíferos eurasianos de três chifres e um principal em forma de T, conhecidos através de fósseis da Espanha e da China. 

Referente a Rainha Padmé Amidala de Star Wars, devido à semelhança que o apêndice occipital do Xenokeryx possui com um dos penteados exibidos por ela em Ameaça Fantasma

Midichloria mitochondrii 




Na saga Star Wars, os midi-chlorians são seres microscópicos inteligentes que vivem dentro das células e são responsáveis pela geração da Força. No nosso mundo real, a bactéria Midichloria mitochondrii recebeu seu nome em homenagem aos midi-chlorians pois também só sobrevivem dentro das células de outros seres vivos, mais especificamente de carrapatos fêmea. 

E aí? Interessante, né? Star Wars inspirando cientistas e biólogos. 


May the Fourth Be With You! 

FELIZ DIA STAR WARS! 


Beijos mil! :-) 
Criss 

  E não se esqueça de Comentar e Seguir o Blog. OK?  

Você Também Vai Curtir

0 brincadeiras

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato