Para você que é apaixonado por games, claro que já ouviu falar de Sierra On-Line (que depois transformou-se em Sierra Entertainment) e se você for do tempo do MS-DOS, lá dos idos anos 80, já deve ter jogado algum jogo desenvolvido por ela.
Roberta Williams usando a camiseta da empresa criada por ela e seu marido Ken |
Afinal, a Sierra Entertainment ou, apenas, Sierra foi uma das empresas mais icônicas do mercado de games. Fundada por Roberta Williams e seu marido Ken Williams, em 1979, possui títulos clássicos como a série “King’s Quest”, de 1984, a série “Leisure Suit Larry”, de 1987 e o diferentão bizarro “Phantasmagoria”, de 1995. A Sierra, simplesmente, mudou o mundo dos jogos para PC para sempre. E a responsável por esta mudança foi Roberta Williams.
Capa do jogo Leisure Suit Larry in the Land of the Lounge Lizards - primeiro da série |
Larry sempre em maus lençóis (literalmente!) |
Larry no bar preparando-se para interagir |
Primeiro jogo da série King's Quest |
Cena do jogo King's Quest |
Mapas de King's Quest - Quest For The Crown |
Segundo a própria Roberta, seu marido apresentou-lhe um jogo de aventura chamado “Adventure” (nada mais lógico! Bah!), porém o jogo era totalmente baseado em texto. Pode isso? Hoje nem dá para imaginar. Mas ela, visionária que era, percebeu o potencial de um jogo com gráficos. Então, ela e seu marido Ken desenvolveram o jogo de aventura e mistério “Mystery House”, em 1980. Roberta projetou, escreveu e ilustrou o game e Ken ficou com a parte da programação. Foi o primeiro jogo de aventura com gráficos e o primeiro game produzido pela On-Line Systems que mais tarde mudaria de nome e se tornaria Sierra On-Line.
Nomes e Logotipos da Sierra Entertainment |
Mystery House foi o primeiro jogo com gráficos e o primeiro jogo da Sierra |
Com “Phantasmagoria”, jogo de aventura e terror, a Sierra inovou novamente: introduziu seres-humanos de verdade, em vídeo, como os protagonistas do game. O jogador podia interagir com os personagens e os objetos de cena, apenas clicando sobre eles durante as etapas. Uma espécie de “point and click”, jogos em que o gamer aponta e clica com o mouse no cenário do jogo.
Capa do jogo Phantasmagoria |
“Phantasmagoria” possuía uma temática bem mais adulta com sangue, violência, morte e até uma cena de estupro. Eram 25 atores atuando em frente a uma tela azul e, enquanto um jogo comum na época utilizava entre 80 e 100 imagens de fundo, “Phantasmagoria” incluiu mais de 1000 (!). Isso sem contar com os efeitos especiais e uma trilha sonora que dispôs de um coro de 135 vozes. O custo para seu desenvolvimento foi de 4,5 milhões de dólares e foi filmado em um estúdio especialmente construído para o jogo, cujo valor foi de 1,5 milhões de dólares. Cifras gigantescas na aposta de um novo jogo; um risco que fez a indústria dos games olhar com outros olhos para o mercado. Tlim-Tlim!
O casal Adrienne e Don são os protagonistas do jogo de Roberta Williams - Phantasmagoria |
Uma cena do jogo com Adrienne |
Cena de Phantasmagoria - jogo da Sierra para PC |
Uma das várias mortes de Phantasmagoria |
Outra cena com morte em Phantasmagoria |
Cena do estupro |
A Sierra promoveu seu novo jogo, restringindo a venda para adultos e até utilizando um sistema de censura com senha, devido ao seu conteúdo. E por causa dos vídeos criados para as várias situações possíveis exigidas pelos usuários (afinal era um jogo interativo), o jogo foi lançado com um total de 7 CD’s. UAU!
Caixa e os 7 CD's do jogo Phantasmagoria |
Tudo isso tornou o game um verdadeiro sucesso, fazendo com que arrecadasse em seu fim de semana de estreia a fabulosa (para a época) quantia de 12 milhões de dólares, tornando-se um dos jogos mais vendidos de 1995. E, até o ano 2010 foi considerado como o sexto jogo mais assustador de todos os tempos. Valeu ou não valeu o investimento?
A empresa também é responsável pela distribuição de títulos super famosos e atualíssimos como “Half-Life” e “Counter-Strike”.
Game Awards 2014 |
Ah! Se não fosse a Roberta Williams será que os jogos ficariam com seus gráficos tão espetaculares como estão hoje? É para pensar.
Beijos mil! :-)
Criss
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