Durante o Mês da Mulher, o Blog Brincando Com Arte vai homenagear as mulheres que fazem parte de um mundo basicamente dominado por homens: o mundo “geek” dos Videogames.
E como representante oficial deste mês aqui no blog, nada mais nada menos do que uma mulher que protagonizou uma das mais sensacionais franquias dos games, a icônica Lara Croft (eta mulher porreta! Hahaha!), da saga Tomb Raider.
Lara Croft, personagem principal da saga de jogos Tom Raider, é a representante do Mês da Mulher aqui do Blog BCArte |
Dizer que as mulheres não gostam de jogar videogames é a mais pura balela. E não estou falando de jogos casuais, tipo aqueles do Facebook, falo de jogos como The Witcher, Assassin´s Creed, Need For Speed, Skyrim, Darksiders, God Of War e por aí vai. Não só gostamos como, também, algumas mulheres fizeram história na indústria dos games, e continuam fazendo! As mulheres vêm se destacando cada vez mais dentro deste mundo tão machista, tanto como protagonistas dos jogos, como desenvolvedoras deles.
Carol Shaw posa com o box de River Raid em 28 de novembro de 1982 |
Vamos dar uma voltinha no tempo. Vamos para 1978, na empresa Atari, uma das responsáveis por popularizar o videogame, quando uma mulher chamada Carol Shaw se tornou a primeira mulher a programar e desenvolver um videogame, o 3D Tic-Tac-Toe, para Atari 2600. Um simples jogo da velha que abriu muitas portas para as mulheres na indústria de desenvolvimento de jogos.
Capa do jogo 3D Tic-Tac-Toe |
Cena do jogo 3D Tic-Tac-Toe |
Após deixar a Atari em 1980, Carol se juntou a equipe da empresa desenvolvedora e distribuidora de jogos eletrônicos Activision, em 1982, ano em que ela se imortalizou ao ser a programadora do jogo River Raid (tudo de bom!), um clássico dos clássicos dos jogos para a plataforma Atari. O jogo, que inovou no gênero “tiro”, foi uma revolução na tecnologia com a geração procedural de conteúdo, ou seja, com o conjunto de algoritmos que possibilitava criar uma grande quantidade de conteúdo em arquivos muito pequenos. O que permitia que pequenos desenvolvedores ou desenvolvedores independentes criassem (e ainda criem) produtos – os jogos –, mais viáveis e mais completos.
River Raid - Capa do jogo |
Cena do Jogo River Raid |
Mais uma cena do Jogo River Raid |
Essa evolução permitiu que cada fase de River Raid fosse diferente da anterior, alterando, aleatoriamente, o comportamento dos inimigos, dos itens e dos objetos do cenário. Muitas maravilhas dos games de hoje começaram com Carol e seu famoso River Raid. Virou Mito!
Carol Shaw exibindo seus prêmios por River Raid |
Activision Logotipo |
Atari Logotipo |
Atari 2600 na caixa e com o jogo "Space Invaders" - OBA!! |
Atari 2600 |
Em 1990, apenas 8 anos após o enorme sucesso de sua criação – River Raid –, Carol se aposentou prematuramente, deixando o mundo dos games para trás (será?). Hoje, como filha que é do Vale do Silício, mora na Califórnia e realiza trabalhos voluntários em organizações e instituições focadas em tecnologias futuras transformadoras.
Beijos mil! :-)
Criss
E não se esqueça de Comentar e Seguir o Blog. OK?
0 brincadeiras
»☻ Valeu por seu Comentário ☻«
“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector