10 Curiosidades CoR

10 Coisas Que Você Não Sabia Sobre A Cor Amarela

setembro 22, 2018o¤° SORRISO °¤o


É só juntar um pouco de cor verde com um pouco de cor vermelha e voilà eis que surge o amarelo. Amarelo é a cor da alegria e do bom humor, representando a energia positiva. E por falar em energia, a cor amarela simboliza o sol, a luz e os raios que emanam dele. 

Leia também: Um Mundo Em Amarelo 

O amarelo também está intimamente associado à riqueza, luxo, poder e prosperidade. Tudo por causa da sua relação com o vil metal: o ouro, é claro. 

Mas, nem tudo são smiles no paraíso. É relevante mencionar o fato de que o amarelo é uma tonalidade que parece ter dupla personalidade. Isso mesmo. Se por um lado a cor está diretamente ligada à juventude, por outro lembra as folhas amareladas dos livros antigos, as folhas amarelas que caem das árvores no outono e o branco dos tecidos que perdem sua cor alva para o amarelo encardido com o passar do tempo. De jovial a macambúzio em questão de segundos. 

Contraditória por si só, a cor tem relação com a inteligência, a espontaneidade, a felicidade, o otimismo e a alegria, do mesmo modo que tem relação com os ciúmes, a hipocrisia, a inveja, o egoísmo e a doença. Aumenta o ânimo daqui e causa fadiga dali. Traz entendimento ao mesmo tempo em que despreza. Vai entender tamanho paradoxo

Vamos conhecer 10 curiosidades que envolvem a cor Amarela: 

1- Voa Canarinho, Voa 

A Seleção Brasileira de Futebol usava camisa branca até 1954 quando passou a usar camisa amarela. A cor branca foi “aposentada” da camisa da Seleção após a derrota na Copa de 1950 quando virou sinônimo de azar. 


Seleção Canarinho
Seleção Brasileira, a Seleção Canarinho 


Em 1952, o jornal carioca Correio da Manhã elaborou um concurso em parceria com a CBD, antiga CBF, para escolher o novo uniforme do Brasil. Aldyr Garcia Schlle, um rapaz de 19 anos, foi o vencedor do concurso e recomendou o uso de “camisa amarelo-ouro com frisos verdes nas golas e punhos, calção azul-cobalto com uma listra branca ao lado e meias brancas com listras verdes e amarelas”. E hoje é conhecida como a Seleção Canarinho devido à cor amarela do passarinho. 

2- Os Amarelos De Van Gogh  

Infelizmente, algumas pinturas do holandês Vincent Van Gogh que possuem o pigmento amarelo de cádmio estão ameaçadas de desaparecer devido a uma reação química que está oxidando seus tons amarelo brilhantes. A aparência e o equilíbrio das cores das pinturas estão se tornando cada vez mais diferentes. 

A cor amarela e seus vários matizes têm grande importância na arte de Van Gogh. Em muitos de seus quadros lá está o amarelo. Contudo, o grande destaque fica por conta da série de pinturas de Girassóis. Ao todo foram sete telas abordando o tema e Doze Girassóis Numa Jarra, um óleo sobre tela de 1888, é considerado um de seus trabalhos mais conhecidos e uma das telas mais famosas do mundo. O pintor amava a natureza e seus girassóis eram pura magia de cor amarela. Afinal, o próprio Van Gogh já disse “Eu tenho um pouco de girassol”. 

Van Gogh realmente sentia uma enorme simpatia pela cor amarela, tanto que em 1888 escreveu para sua irmã: “Agora estamos tendo um belo calor, um tempo sem vento que é benéfico para mim. O sol, uma luz que, por falta de uma palavra melhor, posso chamar de amarelo, amarelo brilhante, ouro pálido. Que lindo é o amarelo!”. 


"Doze Girassóis Numa Jarra", de 1888, é um óleo sobre tela do pintor holandês Vincent van Gogh, de 1888
Doze Girassóis Numa Jarra é uma tela do pintor holandês Vincent van Gogh, de 1888 


3- Sai Pra Lá Amarelo!  

Você sabia que existem pessoas que têm medo da cor amarela? É verdade. Essa fobia é conhecida como Xantofobia. Pessoas que sofrem de xantofobia têm medo de girassóis, do sol, da tinta amarela e de tudo que for ou tiver amarelo incluído. Em sua forma mais agressiva, as pessoas portadoras da fobia têm pavor de ouvir ou ler a palavra amarelo

4- Setembro Ficou Amarelo 

O Setembro Amarelo é uma campanha criada em 2015 no Brasil para a prevenção ao suicídio. O objetivo é alertar a população e divulgar a importância de se discutir o assunto. Falar é a melhor solução para a valorização da vida! 

Leia também: Outubro Rosa 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a terceira causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos e a sétima entre crianças de 10 a 14 anos. A cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. No Brasil, 32 pessoas se suicidam por dia. E, em 90% dos casos o suicídio pode ser prevenido, mas para isso o diálogo tem que ser aberto e franco. Falar sobre suicídio não pode mais ser considerado um tabu, pois ao se falar sobre o assunto pode-se evitar que pensamentos suicidas se tornem uma triste realidade. 


Setembro Amarelo - Falar é a melhor solução
Setembro Amarelo - Campanha para a prevenção ao suicídio 


A iniciativa do Setembro Amarelo é do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). 

O mês escolhido para a campanha foi setembro porque no dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio

E a origem da cor amarela como símbolo aconteceu porque em 1994, Mike Emme, um americano de 17 anos, tirou sua própria vida dirigindo um Mustang amarelo. Em seu funeral, amigos e familiares distribuíram fitas amarelas e mensagens de apoio para aqueles que estivessem passando pelo mesmo momento desesperador de Mike. Daí a campanha de prevenção ao suicídio ser representada por uma fita amarela

5- A Cidade Amarela  

A pequena cidade colonial de Izamal é conhecida no estado de Yucatán, no México, como a Cidade Amarela, pois todos os seus edifícios são pintados de amarelo dourado, contrastando com seu céu esplendorosamente azul. 


Izamal, a Cidade Amarela (México)
Izamal, a Cidade Amarela 


Izamal foi uma das cidades mais importantes do povo Maia, e hoje suas ruínas se sobressaem às casas coloniais que existem no local. Um legado histórico e cultural de enorme relevância, não só para o México, mas para o mundo, também. 

6- Amarelo Feliz  

De acordo com uma Pesquisa Global de Cores (Global Color Survey), 80% das pessoas do mundo inteiro acredita que a cor amarela é a melhor cor para representar a Felicidade. Viva! 

7- Sorria. Você Está Sendo Filmado  

Sabe o Smiley, aquele círculo amarelo e com um sorriso? Pois é. A icônica carinha sorridente foi criada pelo designer Harvey Ball em 1963 a pedido de uma companhia de seguros para estimular o ânimo de seus funcionários. Mas, o sucesso foi tão grande que atravessou os muros da empresa e ganhou o mundo. E hoje, virou símbolo maior da Internet e suas redes sociais, como um emoticon, ou seja, um ícone que exprime emoção. 

Leia também: Dia Mundial Do Sorriso 

O Smiley foi pintado de amarelo para lembrar o sol e sua energia positiva, além de trazer um calor instantâneo com seu largo sorriso. 


Smiley


8- O Cavalo Amarelo  

Uma das mais famosas pinturas produzidas pelos povos paleolíticos é um cavalo pintado em amarelo ocre encontrado nas paredes da caverna de Lascaux, na França. Estima-se que a pintura tenha cerca de 17.300 anos. Produzido a partir da argila, o amarelo é um dos primeiros pigmentos utilizados na história da arte rupestre e que descreve a evolução do Homo sapiens. 


Pintura de "Cavalo Amarelo" encontrado na caverna Lascaux, Frrança
Pintura do Cavalo Amarelo das cavernas de Lascaux, na França


9- Meu Amarelo Favorito  

Sabe os Minions, aqueles personagens amarelos e muito engraçados da franquia bilionária de filmes de animação Meu Malvado Favorito? Pois é. Além de filmes, brinquedos e jogos agora também são uma cor, o Minion Yellow ou Amarelo Minion

A Universal Pictures (distribuidora do filme) junto com a Illumination Entertainment (produtora do filme) fez uma parceria com a Pantone para criar essa nova matiz da sua cartela de cores. Um tom personalizado de amarelo brilhante foi adicionado à paleta da Pantone para o catálogo de Moda, Casas e Interiores. Conhecida como Pantone 116C, é a primeira cor com o nome de um personagem de blockbuster. Segundo a diretora executiva do Instituto Pantone, Leatrice Eiseman, esse amarelo seria “a cor da esperança, da alegria e do otimismo”. 


"Amarelo Minion", inspirado nos personagens Minions


10- Natureza Amarela  

O amarelo é a cor mais comum nas flores. Talvez por isso os perfumes sejam em sua maioria amarelos. Natural ou artificial, a cor do perfume nos remete aos aromas silvestres das flores amarelas que cobrem os campos. 

Em cobras, sapos, lagartos e aranhas o amarelo é sinônimo de veneno, no mínimo atenção e cuidado ao lidar com esses animais ou quaisquer outros que tenham no corpo a cor amarela. É sua forma de dizer que são perigosos e, provavelmente, tóxicos


Girassóis
Belos Girassóis 


BONUS 
Tons & Cores 

A cor amarela possui 115 tons classificados. É considerada uma cor-pigmento primária e uma cor-luz secundária, resultante da sobreposição do verde com o vermelho. Alguns dos principais tons de amarelo são: 

Açafrão – o amarelo açafrão, que é um tom mais chegado ao dourado, tem esse nome devido à especiaria utilizada na culinária. 

Dourado – o dourado representa o ouro, material que dá nome a essa tonalidade. É o resultado da mistura do amarelo com magenta e preto, e a cor está associada à riqueza, sofisticação e fartura. 

Âmbar – o amarelo âmbar é um tom de amarelo que se aproxima do laranja e tem esse nome por causa da resina fóssil produzida pelas árvores.  

Amarelo Seletivo – o amarelo seletivo é uma tonalidade de amarelo geralmente utilizada nas lâmpadas dos automóveis, melhorando a percepção visual em casos de chuva, neve, poeira ou nevoeiro. 

Mostarda – o amarelo mostarda é um profundo tom de amarelo e leva esse nome devido ao condimento muito utilizado na nossa cozinha. 

Baunilha – o amarelo baunilha é aquele tom de amarelo bem clarinho, bem pastel. É considerada a tonalidade do equilíbrio, animando os deprimidos e tranquilizando os extrovertidos. 

Gingerline – o gingerline é um amarelo-alaranjado brilhante. Seu nome é uma alteração feita no século 17 para o inglês da palavra italiana “giallo” e que significa “amarelo”. A cor é uma referência ao fruto nagami que possui um amarelo profundo e vívido


Alguns dos 115 tons de amarelo cadastrados
Alguns dos 115 tons de amarelo cadastrados 



E aí? O que acharam das curiosidades sobre a cor Amarela? Gostaram? Deixem suas impressões lá nos comentários.  



Beijos mil! :-) 
Criss 



  E não esqueça de Comentar e Seguir o Blog. OK?  

Você Também Vai Curtir

0 brincadeiras

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato