Outubro Rosa

OUTUBRO ROSA

outubro 11, 2012o¤° SORRISO °¤o


O movimento conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional americano de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa nos leva à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

A partir daí, entidades de outras cidades nos Estados Unidos começaram a comemorar e promover ações voltadas para a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro RosaTodas as ações são voltadas para a conscientização da prevenção através do diagnóstico precoce.

No início, as cidades apenas se enfeitavam com laços rosa, depois surgiram corridas, desfiles de moda com sobreviventes de câncer de mama, partidas de boliche e muito mais.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente e não se sabe como, quando e nem onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática e interessante para que o Outubro Rosa abrangesse a população de qualquer cidade, bastando apenas adequar à iluminação já existente no monumento ou prédio.

A iluminação em rosa já assumiu importante papel, pois se tornou uma leitura visual compreendida em qualquer lugar no mundo.

E a cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial Outubro Rosa, chamando a atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.



Quer saber mais?
Clique no link Outubro Rosa.Org



Beijos mil! :-)
Criss



Você Também Vai Curtir

3 brincadeiras

  1. E aí, Criss? Preparada para curtir o feriadão?Rsrs.
    Ah, exame de mama é ritual sagrado. Ótimo alerta, amiga.
    Mil beijinhos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Seria bom se todos seguisse esse alerta.... boa noite querida... e bom feriado bjkasss

    ResponderExcluir
  3. Olá, Criss, bacana esse post. Nós mulheres temos que nos unir para acabar com as alarmantes estatísticas de câncer de mama. Sempre válido lembrar de nos cuidarmos.

    Bom feriado.
    Bjos

    PAZ e LUZ

    ResponderExcluir

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato