Dia Especial featured

O Homem Na Lua: Uma Viagem Feita Há 50 Anos

julho 20, 2019o¤° SORRISO °¤o


Há exatos 50 anos, o ser humano realizou a sua maior façanha ao se libertar das amarras que o prendiam ao planeta e ganhou o espaço em direção ao nosso satélite natural, a Lua. Sim, eu sei que estamos longe de participar de uma aventura interestelar ao estilo Star Wars ou ir onde o Homem jamais esteve, como em Star Trek, mas foi um início. Um feito (ou sonho, se preferir) realizado anteriormente através do filme Viagem à Lua (1902), do cineasta francês do cinema mudo Georges Méliès, um precursor dos filmes de ficção científica. O Homem, inconscientemente, estava se preparando para dar o primeiro passo em direção ao seu futuro. 

E sonhos podem virar realidade. E em 20 de julho de 1969, virou. O mundo inteiro parou para ver a transmissão da Missão Americana Apollo 11 descendo no solo lunar, após 76 horas de viagem. Foram mais de 500 milhões de pessoas ao redor da Terra assistindo o astronauta Neil Armstrong deixando a marca de sua bota espacial na empoeirada Lua e marcando esse acontecimento para toda eternidade com a famosa frase: 

“Um pequeno passo para o homem,
um grande salto para a humanidade”. 

O comandante Neil Armstrong fincou uma bandeira dos Estados Unidos em terreno lunar e selou a primeira conquista espacial. Outras corridas e bandeiras diferentes seguem desde então, com interesse, o feito do astronauta, voltando-se, agora, para o planeta vermelho, Marte, a próxima proeza a ser alcançada. Marte 2035! 


Neil Armstrong e a bandeira americana fincada em solo lunar 


Corrida Espacial 

A Corrida Espacial começou lá no ano 1955, em plena Guerra Fria, com os Estados Unidos de um lado e a ex-União Soviética do outro. Nessa época, os cientistas estavam muito longe de saber quais as consequências que uma viagem ao espaço provocaria nos seres vivos por causa da gravidade zero. 

Mas, e a tal corrida? Como foi? 

• Em 4 de outubro de 1957, os soviéticos lançam o Sputnik I, e entram para a história com o primeiro satélite artificial a circundar a órbita terrestre; 

• Em 3 de novembro de 1957, os soviéticos mais uma vez ousam e lançam o Sputnik II, desta vez com uma cadelinha chamada Laika, o primeiro ser vivo a ir ao espaço. Infelizmente ela não resistiu, mas tornou-se uma heroína para as futuras missões espaciais; 

• Em 12 de abril de 1961, o cosmonauta soviético Yuri Gagarin é o primeiro ser humano a ser enviado ao espaço, dando uma volta completa pelo planeta Terra; 

• Em 20 de julho de 1969, a águia pousa e a Missão Apolo 11 aterrissa na Lua, no Mar da Tranquilidade. 


O ser humano dá seu primeiro passo na Lua através do astronauta americano Neil Armstrong 

Os americanos venceram a corrida e já levaram mais doze astronautas até o símbolo maior dos amantes que está a mais de 384 mil quilômetros de distância da Terra. 

Os astronautas da Apollo 11 ficaram 21 horas e 36 minutos em solo lunar, e percorreram cerca de 250 metros, montaram aparelhos de medição, recolheram 21 quilos de amostras do solo, tiraram fotos e deixaram uma placa, com o seguinte texto: 


“Aqui, homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua. Viemos em paz e por toda a humanidade”. 

Após colocarem os pés na Lua, vários robôs e sondas já passaram por Marte, Saturno, Júpiter, Plutão e até uma pra lá de especial para “tocar” o Sol e tentar descobrir seus mistérios. 

E mais do que nunca a exploração espacial está cada vez mais acirrada, incluindo até uma Estação Espacial Internacional Para Turistas. Turistas!  Por que não, não é mesmo? Testes em missões tripuladas confirmaram a possibilidade de enviar passageiros/turistas ao espaço. Parece que as belezas terrenas já não exercem tanta atração.  

E se você acha que o lado negro da Lua ainda está intocável, engana-se. Em janeiro de 2019, os chineses pousaram na Lua e levaram o módulo Chang'e 4 a esse lado oculto para desvendar seus enigmas. 

Novas Etapas Da Nasa 

Logo da Missão Apollo 11 

Lançamento da Apollo 11 na NASA 


As novas etapas da agência espacial americana NASA (National Aeronautics and Space Administration ou Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço, em português) são: 

1- levar a primeira mulher a pisar na Lua até 2024, na Missão Artêmis, deusa grega associada à lua e à magia e uma homenagem à irmã gêmea de Apolo; 

2- através da Missão Artêmis várias respostas podem ser obtidas e analisadas para no futuro seguirmos em direção à Marte; 

3- estabelecer missões sustentáveis até 2028; 

4- estabelecer presença humana constante na Lua na próxima década; 

5- tornar realidade um projeto de Lua Colonizável para a possibilidade de fazer uma escala antes de seguir até Marte. 



Foto tirada da Missão Apolo 8 de 24/12/1968: Earthrise ou O Nascer Da Terra


Seja por necessidade, por capricho ou apenas obedecendo ao chamado de nossa própria natureza, o ser humano, mais cedo ou mais tarde, iria singrar o mar de estrelas que desde os primórdios de nossa existência ficamos admirando e desejando alcançar. Será que essa viagem é, na verdade, nossa volta para casa? 


Beijos mil! :-) 
Criss 

  E não se esqueça de Comentar e Seguir o Blog. OK?  






Você Também Vai Curtir

0 brincadeiras

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato