Especial Rússia

Vodka. Bebida Pura, Sem Cheiros E Aromas

junho 01, 2018o¤° SORRISO °¤o


Vodka ou водка como se escreve em russo, é a bebida que leva a marca da Rússia. Afinal, que ser vivo neste planeta ou fora dele não associa vodka com Rússia? E olha que no século XVII a Igreja Ortodoxa Russa classificou a vodka como uma bebida do demônio. Tempos difíceis aqueles. 

Surgimento Polêmico 

Na verdade, não se sabe ao certo de quem é a criação da vodka, ficando a briga entre a Rússia e a Polônia. Até mesmo a origem do seu nome é controversa. Em russo, vodá em linguagem popular significa “água” e vodka, seu diminutivo, “aguinha”. Já em polonês, o nome teria vindo de zhiznennia voca, cujo significado é “água da vida”. Pelo menos os dois concordam com a água; água que passarinho não bebe... Hahahahahaha! 




Registros indicam o ano 1386 como referência da origem da palavra vodka. Isso ocorreu quando viajantes genoveses em visita de negócios a Lituânia, vindos de Kafa, colônia genovesa na Criméia, trouxeram na bagagem o protótipo da bebida que se tornaria a cara da Rússia, um licor destilado conhecido como “aqua vitae” ou água da vida em latim. Por ser uma bebida muito forte, adicionaram água e daí a mistura acabou ficando conhecida como vodka

Mesmo que a terminologia seja questionável, tanto russos quanto poloneses concordam que a bebida surgiu no século XIII e que a fama da vodka se deve a Nobreza Russa

Lenda Da Vodka 

Reza a lenda que por volta do ano 1430 Isidoro, um monge do Mosteiro de Chudov, dentro do Kremlim, em Moscou, preparou a primeiríssima receita de vodka russa. Conhecedor de dispositivos de destilação e certas ciências, ele criou um novo tipo de bebida alcoólica de qualidade superior, conhecida no início como “vinho do pão”. A bebida foi destilada desde seu surgimento única e exclusivamente em Moscou durante anos até a era da produção industrial. 




Em 1893, o cientista e professor da Universidade de São Petersburgo, Dmitri Ivanovich Mendeleev descobriu a fórmula perfeita para a vodka. Ele deve ser considerado um herói nacional na Rússia. Hahahahahaha! Após vários testes chegou à composição ideal para a bebida: 60% de água e 40% de álcool. No ano seguinte, em 1894, foi criada uma lei para a fórmula ser utilizada na Rússia a fim de padronizar a vodka russa

Para essas e outras informações sobre a bebida típica dos russos existe o Museu da Vodka em Moscou. Pensou que eles não iriam criar um museu para sua queridinha? Tolinho! 

Como A Vodka É Feita? 

A vodka é uma bebida incolor, inodora e com teor alcoólico entre 35% e 60%. Você tem alguma ideia de como ela é feita? 





Primeiro passo: definir a matéria-prima para fazer a vodka. As mais comuns são batata, beterraba, trigo, cevada, centeio, sorgo, milho, melaço, soja, arroz e uvas.  

Segundo passo: cozinhar a matéria-prima sob alta pressão para em seguida ser resfriada e então acrescentar água e leveduras para provocar a fermentação. 

Terceiro passo: destilar a mistura em temperatura elevada para extrair sabor e aroma do produto final. 

Quarto passo: utilizar água destilada (o tipo de água é o segredo da qualidade das melhores vodkas) para retificar o volume de álcool muito puro que é em torno de 96%. 

Quinto passo: usar carvão ativado para filtrar o líquido, a fim de remover impurezas e odores.  

Sexto passo: para obter uma bebida de alta qualidade, deve-se destilar e filtrar várias vezes o produto, aumentando sua pureza. Quanto mais pura, melhor a vodka e seus efeitos de uma ressaca indesejada são minimizados. 

• Sétimo passo: embrulhar para viagem e beber. Hahahahahaha! 

Monopólio Estatal 

Foi no reinado de Ivan III, o Grão-Príncipe de Moscou, apelidado de Ivan, o Grande, que tornou monopólio do Estado a produção e venda da vodka e outras bebidas alcoólicas. No início do reinado de Ivan IV ou Ivan, o Terrível, em 1533, foi criada a primeira “Taberna dos Czares” (kabák tsárev), bar onde se vendia vodka e diversas bebidas alcoólicas. Na época de Ivan, o Terrível, que assumiu o título de Czar de Todas as Rússias, as tabernas tiveram grande propagação. Essas tabernas russas, como eram chamadas pelos estrangeiros, eram lugares onde apenas se consumia bebida, se jogava e se brigava. Hahahaha! Garanto que a diversão era mais pura que a vodka. 

Foi exatamente na época da Rússia czarista que a vodka alcançou um padrão de qualidade elevado. Na segunda metade do século XIX começou a ser exportada. E no século XX a vodka conquistou outras terras, além dos Estados Unidos, seus eternos desafetos. Na bebericação todo mundo é irmão... Hahahahahaha! 




Somente em 1992 que o primeiro presidente da Rússia, Boris Ieltsin, aboliu o monopólio estatal sobre a vodka. Com essa “abertura”, o país foi invadido por uma onda de vodkas falsificadas e prejudiciais à saúde. Um ano depois (1993) a farra da vodka acabou e um novo decreto presidencial foi oficializado e, assim, foi restaurado o monopólio estatal sobre a produção, o armazenamento e a venda das bebidas alcoólicas. Isso é que dá bancar o abusado. 

Mas, e a tal nobreza russa? Cadê? 

Em 1716, Pedro I ou Pedro, o Grande, o primeiro Imperador da Rússia, cedeu aos nobres e ao comércio o direito de destilar a bebida em suas terras. Já a Imperatriz Catarina II ou Catarina, a Grande decidiu que a destilação da bebida era um processo para ser realizado exclusivamente pelos nobres. E para tornar essa medida oficial, proclamou através de um Decreto Imperial de 1765 que a destilação de vodka deveria ser feita unicamente pela nobreza e aproveitou a deixa para isentá-la de tributação. Nobre faz, nobre vende, nobre bebe e nobre não paga imposto. É mole? 

Daí o russo pobre fez o que qualquer pobre de qualquer parte do mundo impedido de bebericar seu drink favorito faria: criou seu próprio alambique no quintal. É isso mesmo. Fez vodka caseira. Pensa bem... Não dá para enfrentar o frio russo sem um belo gole de algo com teor alcoólico capaz de derreter o gelo.  

Revolução x Destilação  

Em 1923, o governo russo permitiu a produção da vodka no país. Mas, não pense você que a bebida só começou a ser produzida nessa época. Nâ na ni na não. Na verdade, tratou-se de uma retomada da elaboração da vodka no país, desautorizada desde 1917, ano da Revolução Russa. O fato é que o governo czarista tinha proibido a fabricação de bebidas alcoólicas desde 1914 e em 1917 essa resolução só foi mantida. 




Seja em casamentos, nascimentos, velórios, despedidas ou homenagens, a vodka está sempre presente e faz parte da realidade russa. 

Pegue sua vodka e faça um brinde! 




Beijos mil! :-) 
Criss 


  E não se esqueça de Comentar e Seguir o Blog. OK?  



Você Também Vai Curtir

0 brincadeiras

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato