Por que lemos? Essa é uma pergunta difícil de responder, simplesmente, pelo fato de que não existe apenas uma resposta, existem várias respostas. E todas as respostas estão corretas.
É um universo que se desdobra bem na frente de nossos olhos. Um mundo novo e diferente ou conhecido e igual, mas sempre cheio de aventura, romance, terror, drama, comédia e tantos outros gêneros consagrados pelos amantes da leitura.
Ler um livro é como viajar por vários mundos e conhecer centenas de pessoas |
Mas, afinal de contas...
Por que lemos?
Lemos para conhecer outros mundos além da nossa humilde realidade. É como viajar até o cosmos e continuar com o passaporte sem carimbos, mas com a experiência tatuada na alma.
Lemos para nos perdermos em outras histórias e tornarmos nossa vida mais colorida.
Lemos porque ficamos cativados e fascinados pelo personagem e durante várias páginas nós torcemos, choramos, odiamos, pulamos de alegria, amamos e nos emocionamos com as ações vividas por ele, seja na ficção ou na não-ficção. Não importa. O que importa é a empatia e o amor pelo personagem.
Lemos porque gostamos de como o autor junta as letras e as transforma em palavras e depois em frases perfeitas que possuem uma sonoridade tão única que só pode pertencer a ele e a mais ninguém.
Lemos porque a leitura engrandece a alma e enriquece o vocabulário e melhora a compreensão de todas as coisas.
É assim que se faz. Tem que começar a ler de pequeno |
Lemos para expandirmos nossos horizontes, para termos mais senso crítico, para aprendermos a tirar nossas próprias conclusões e para pensarmos por nós mesmos.
Lemos porque nem todos têm aptidão para escrever e criar mundos inteirinhos somente com palavras. Alguém tem que escrever para que outros, como nós, caminhem por entre essas palavras tomando forma na nossa imaginação.
Lemos porque o cheiro de livro novo é muito bom! É estimulante e cientificamente atestado como viciante. É isso aí!
Cheirar um livro é tão bom, tão bom... Ôôô vício miserável. Hahahahahaha! |
Lemos porque é um vício, sim senhor! Um livro só, único, sozinho, solitário, nunca é o suficiente. Ele precisa de "amiguinhos" e por isso queremos sempre mais. Queremos conhecer novos autores, novos gêneros, com seus novos personagens em seus novíssimos mundos. Queremos nos aventurar pelos clássicos e nos admirarmos com suas ideias avançadas e atrevidas.
Lemos porque terminar de ler um livro dá uma sensação inebriante de satisfação. E por isso mesmo, queremos repetir essa sensação mais e mais vezes, até transformá-la em um hábito maravilhoso.
Todo lugar é ideal para ler um bom livro |
Viu? Ou melhor, leu? Não há uma resposta simples ou única. A leitura atinge cada um de uma maneira específica ou de várias maneiras.
A dependência química (cheiro de livro), visual e intelectual é, antes de tudo, muito boa e gratificante. E é essa mania que temos pelos livros que nos transforma em leitores vorazes, assíduos e cheios de paixão. Pois, acima de tudo, amamos livros e amamos ler.
Doe livros, presenteie livros ou, apenas, indique livros. Incentive a leitura!
FELIZ DIA DO LEITOR!
E que nossas estantes fiquem cada vez mais cheias!
Beijos mil! :-)
Criss
E não se esqueça de Comentar e Seguir o Blog. OK?
Para milhões e milhões de pessoas pelo mundo, a chegada de um novo ano significa a expectativa de mudança em suas vidas. Sonhos que finalmente serão realizados, projetos que sairão do papel e desejos que irão se concretizar. Esperança. É essa a palavra que resume a chegada do ano novo: Esperança.
Já fez sua lista de resoluções para o ano novo? |
Diz o ditado que “a esperança é a última que morre” e acho que é isso mesmo. Cada ano renasce de suas próprias cinzas e traz na bagagem empoeirada um estoque renovado de esperança para uma vida diferente e melhor, é claro.
Reflexões Do Ano Que Acabou
Este é o momento ideal para fazer reflexões sobre todos os fatos, importantes ou não, que aconteceram em sua vida no ano que passou. É a oportunidade de avaliar o que mudar ou aperfeiçoar no novo ano que começa.
Para Calvin , de Calvin e Haroldo (Calvin and Hobbes), não se altera a perfeição. Hahahahahaha! |
E esse é o motivo pelo qual várias pessoas fazem a lista com as famosas Resoluções de Ano Novo, cheia de tópicos que pretendem modificar ou atingir em suas vidas. Ano sai e ano entra e lá estão as listas, listinhas ou listonas com as mudanças a serem alcançadas nos próximos 365 dias. Uma relação de coisas a serem mudadas, coisas a serem feitas ou mesmo coisas que não devem mais ser feitas. Enfim, uma lista de interesses possíveis e, muitos deles, impossíveis. Assim como uma lagarta se metamorfoseando em uma borboleta, todos desejam uma mudança radical que traga mais cores para sua vida.
Charlie Brown, do A Turma do Charlie Brown (Peanuts), ainda tem esperanças. Coitado! |
Metas Mais Comuns
Mas, o que as pessoas anotam em suas listas? Quais as resoluções mais comuns? Será que entre elas estão: viajar para um lugar exótico, escrever um livro, ter um filho ou adotar um pet? Vamos dar uma olhadinha nessa lista de promessas.
Alguns objetivos mais comuns a serem alcançados no novo ano |
1- Perder peso
2- Parar de fumar
3- Mudar de emprego
4- Aprender algo novo
5- Praticar um esporte
6- Poupar mais dinheiro
7- Expandir os horizontes através da leitura
8- Apaixonar-se
9- Passar mais tempo com a família
10- Parar de procrastinar
11- Ajudar os outros
12- Cultivar o otimismo
13- Ser feliz
Dicas Para As Resoluções Sobreviverem A Janeiro
Manter-se fiel à essas resoluções é muito mais difícil do que escrevê-las em um pedaço de papel. Portanto, aposte em objetivos pequenos, em menor quantidade, mas importantes, e totalmente possíveis de serem concluídos. Assim é mais fácil realizar conquistas e eliminar a sensação de frustração e derrota por não completar todos os objetivos ou por acabar desistindo de boa parte deles.
Garfield vai fazer uma lista de resoluções para 2018? Hahahahahahaha! É ruim, hein! |
Ano novo, vida nova? Mude a maneira como pensa, pois, transformações no dia a dia provocam um inevitável desânimo e essas mudanças têm que começar na sua cabeça. Só assim para sustentar sua motivação pelo resto do ano. E, se algo não está dando certo, mude suas atitudes. Encare a vida de outra forma e altere o foco para se tornar uma pessoa mais feliz e, quem sabe, mais realizada profissional e pessoalmente. Feliz e Próspero Ano Novo!
Beijos mil! :-)
Criss
E não se esqueça de Comentar e Seguir o Blog. OK?