Mês Noel

E... é... NATAL!

dezembro 12, 2017o¤° SORRISO °¤o


Com as festas de fim de ano se aproximando, começamos a pensar nas compras para a ceia de Natal, na arrumação da casa e seus adornos, na árvore cheia de enfeites e luzes piscantes, na roupa que vamos usar, nos presentes para os nossos amigos e nos cartões de Natal com mensagens de felicitações. É muita coisa! 

Com o passar do tempo, tradições são reinventadas ou recuperadas à nossa nova realidade do século XXI. E uma dessas práticas é o Cartão de Natal

Em Busca Do Cartão De Natal Perfeito 

Lá se foi o tempo em que nós, meros mortais, íamos às papelarias ou lojas com artigos de papelaria e passávamos o tempo escolhendo, cuidadosamente, um cartão de Natal para enviarmos aos nossos amigos, parentes e loves. Não se tratava de um tempo desperdiçado, nada disso. Era um momento de dedicação à amizade e ao amor. Escolher o cartão com os dizeres certos, a imagem certa e a música certa (se fosse um cartão musical) para a pessoa correta não era tarefa nada fácil. Personalizar o cartão natalino também era essencial. Mas, com certeza, o mais chato disso tudo era ter que enfrentar as filas nos Correios para enviar o agrado. 

"A Happy Christmas" - Um Feliz Natal  

"Fröhliche Weihnachten" - Feliz Natal em alemão  


Com o surgimento da Internet, enviar cartões ficou muito mais fácil. Não era nem preciso sair de casa e ir até uma loja física. Muito menos aos Correios. Tudo podia ser feito a partir de nossa casa através de um computador e de graça! Quer coisa melhor? Desde o acesso ao site de cartões virtuais e a escolha do cartão até o envio ao e-mail do destinatário. Tudo através da web, e só demorava uns poucos cliques. Mas, isso também já teve seu tempo de glória. 

O e-mail perdeu sua força de outrora, em seu lugar temos as redes sociais que estão aí para nos ajudar a enviar ou, melhor ainda, publicar na nossa linha do tempo uma Mensagem de Natal que todos possam ver. Sinal dos tempos. 

O Primeiro Cartão Natalino 

Mas, como surgiu essa prática? De quem foi a ideia de enviar um cartão de felicitações natalinas para os amigos e a parentada? Vamos averiguar. 

Primeiro Cartão de Natal totalmente colorido à mão de 1843 


O responsável por ter a ideia de enviar cartões com saudações natalinas foi Sir Henry Cole, também conhecido pelo pseudônimo Feliz Summerly, em 1843, na Inglaterra. Cole, diretor do British Museum of London, por ser um homem muito ocupado, contratou os serviços de um ilustrador chamado John Callcott Horsley para que projetasse um cartão de natal acompanhado de uma mensagem que pudesse ser enviado a todos os seus amigos e parentes. O primeiro cartão possuía imagens de caridade, uma mesa farta e um brinde ao destinatário e a mensagem “A Merry Christmas and a Happy New Year to you” (Um Feliz Natal e um Feliz Ano Novo para você, em português). 

Sir Henry Cole 

John Callcott Horsley 


Foram impressas 100 cópias em litografia e o artista coloriu à mão cada um dos cartões. Cole enviou alguns cartões por Correio e os que sobraram ele vendeu. 

Contudo, só em 1851, quando a criação do cartão natalino foi padronizada e otimizada é que a moda realmente pegou. Antes disso, as pessoas enviavam notas privadas de “Bom Natal”. E, uma vez que a prática de enviar cartões desejando “Boas Festas” se alastrou por toda a Europa era o momento de mudanças e a partir de 1870, os cartões começaram a ser impressos em cores. Foi assim que começou o ritual de compra e envio dos Cartões de Natal a cada ano. 

Perdido No Tempo 

Como disse, lá se foi o tempo. Pois é. Devido a correria que se tornou a vida das pessoas e sua falta de tempo, este é um costume que está perdendo seu espaço. Sim. Infelizmente. É cada vez mais raro, demonstrações de amor, amizade, carinho e atenção através do envio pelos Correios de Cartões de Natal.  

São Nicolau 

"Fröhliche Weihnachten" - Cartão alemão com Papai Noel em seu carro  


Hoje, podemos nos beneficiar do WhatsApp, do Facebook ou de outras redes sociais para enviarmos nossas saudações e mensagens de Feliz Natal para todos os nossos seguidores e amigos virtuais e os não virtuais, também. É a vida nos tempos modernos. 

Mas, seja de que forma for, papel ou digital, grande ou pequeno, com imagem ou apenas uma simples mensagem, envie um Cartão de Natal. O mais importante é nunca esquecer de celebrar esta data tão festiva e cheia de significado com seus amigos e parentes através deste belo e singelo ato de afeto. Faça uma pessoa feliz por ter se lembrado dela!  


Mais alguns Cartões de Natal Vintage 

Cartão de Natal de 1906 

Cartão de Natal de 1954 

Cartão de Natal vitoriano de 1912 

Cartão de Véspera de Natal de 1880 

Cartão postal francês com desejos de um Feliz Natal - de 1944 durante a 2ª Guerra Mundial  

Dear Santa Claus de 1901 

Cartão de Natal vitoriano "Minha Primeira Boneca" 

Cartão Santamobile de 1910 

Viva São Nicolau 



FELIZ NATAL

Beijos mil! :-) 
Criss 



  E não se esqueça de Comentar e Seguir o Blog. OK?  



Você Também Vai Curtir

0 brincadeiras

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato