Religião

O Jubileu De 300 Anos De Uma Rainha

outubro 12, 2017o¤° SORRISO °¤o


Há 300 anos, Nossa Senhora Aparecida foi resgatada (por assim dizer) das águas do Rio Paraíba por 3 pescadores da Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá que foram ao rio pescar peixes que seriam oferecidos em um banquete a Dom Pedro de Almeida e Portugal, o Conde de Assumar, que também era o Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, e que estava visitando o local, em 1717. Era O acontecimento para o povoado! 

A princípio, os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso não conseguiram pescar nenhum peixe. Depois, o que eles pegaram com sua rede não foram peixes, mas o corpo (decapitado!) de uma imagem e, logo em seguida, mais abaixo no rio, tiraram de suas águas escuras a cabeça. E, então, o Primeiro Milagre aconteceu. Suas redes de pesca se encheram com uma fartura de peixes. (!!!


Os pescadores e a estatueta da santa 


Como Começou A Devoção A Aparecida? 

Antes de seguirem com o resultado da pescaria para a festa, os pescadores entregaram os dois pedaços da santa para Silvana da Rocha Alves, esposa de Domingos, mãe de João e irmã de Felipe (estava tudo em família). Silvana colou os pedaços da imagem e montou um altar na casa da família, em agradecimento pelo milagre dos peixes que Nossa Senhora havia feito. Era o início da devoção pela santa que ficou conhecida como Aparecida e que todo sábado reunia os moradores locais para rezarem o terço e orarem juntos e relatarem os milagres que a santa estava realizando. 


Acenda sua vela virtual para N.S. Aparecida clicando aqui.


Quem Esculpiu A Imagem Da Santa? 

A historiadora Tereza Pasin acredita que a imagem tenha sido esculpida por volta do ano 1600 por frei Agostinho de Jesus porque o tipo de trabalho realizado pelo frei é o mesmo. Mas, como foi parar no fundo do Rio Paraíba continua sendo um mistério. 


Imagem original de Nossa Senhora encontrada no rio Paraíba sem o seu manto azul


Quais Os Presentes Pelos 300 Anos?  

coroa de ouro e pedras preciosas 

Nas celebrações do jubileu de 300 anos da santa ter sido encontrada pelos pescadores, uma nova coroa foi criada e doada para substituir a atual, cravejada de diamantes e rubis, que foi dada pela Princesa Isabel, em 1888, em agradecimento por sua primeira gravidez. Só em 1904, a estatueta da santa foi coroada com tal ornamento, além de ser coberta com o manto anil tão conhecido por todos, bordado com ouro e pedrarias, também ofertado pela Princesa Isabel. 

Esta nova coroa tem 300g de ouro, em alusão aos 300 anos de seu aparecimento. As cores das pedras remetem à bandeira do Brasil: 4 esmeraldas (verde), 4 safiras (azul), 1 pérola de ouro (amarelo) e 68 diamantes (branco). 


Nova coroa de N. S. Aparecida 


rosa de ouro 

O Papa Francisco também presenteou N. S. Aparecida este ano. O Sumo Pontífice enviou, por um representante, uma Rosa de Ouro para homenagear seus 300 anos. O Santuário recebeu o presente que tem 50cm e que pesa 1kg. Esta é a terceira rosa de ouro presenteada por um Papa. A primeira foi em 1967, por Paulo VI para celebrar os 250 anos da aparição da imagem. A segunda vez foi em 2007, quando o papa Bento XVI esteve por estas bandas. 


Rosa de Ouro ofertada ao Santuário de Aparecida 


Presentes de Rainha para uma verdadeira Rainha! 

Quer ver as Rosas? Elas ficam expostas no Museu, localizado na Torre do Santuário de N. S. Aparecida. 


Santuário de Aparecida 


Quando A Santa Virou Padroeira Do Brasil? 

E não podemos esquecer que N. S. Aparecida ganhou do Papa Pio XI, em 1930, o título de Padroeira do Brasil. E, mais tarde, a partir de 1980 que o dia 12 de outubro foi decretado feriado nacional, reconhecendo oficialmente a santa como Padroeira de nosso país. 

Salve, Salve Nossa Senhora Aparecida! 

&

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS


Beijos mil! :-) 
Criss 


  E não se esqueça de Comentar e Seguir o Blog. OK?   



Você Também Vai Curtir

0 brincadeiras

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato