beleza Especial Rússia

A Exótica Catedral Russa

junho 29, 2018o¤° SORRISO °¤o


Impressionante. Admirável. Multicolorida. Esses são os primeiros adjetivos que vêm a nossa mente quando falamos da Catedral de São Basílio, construída em plena Praça Vermelha, aquela lá em Moscou. A obra possui uma estrutura espetacular, singular e extraordinária. Um verdadeiro poema arquitetônico. Quando olho para ela, penso sempre em um castelo de princesa típico dos contos de fada. Nem de longe dá para imaginar que seja um templo religioso. Mas é. 

Que Prédio É Esse? 

Trata-se de uma Igreja Ortodoxa Russa erguida sobre o túmulo de São Basílio e no meio do coração pulsante de Moscou, ao lado de um dos muros do Kremlin. A obra foi construída entre 1555 e 1561, sob as ordens do Czar Ivan, o Terrível para comemorar sua vitória na batalha travada contra os tártaros do Canato de Kazan quando o exército moscovita conquistou Kazan. 

Como a vitória sobre os tártaros aconteceu no feriado da Intercessão da Virgem Santa, a igreja ficou conhecida como Catedral da Intercessão da Virgem Santa no Fosso. No fosso? Mas que fosso é esse? Bem, a catedral foi erguida ao lado do Kremlin na parte que, até 1813, tinha um fosso para proteção. Taí o fosso. Hahahahahahahahaha! 

Quem Foi São Basílio? 

São Basílio, o Louco por Cristo ou São Basílio, o Bem-Aventurado nasceu servo (aquele de servidão, entendeu?) em 1469, em Yelokhovo, nos arredores de Moscou, Rússia e esse santo russo ortodoxo é conhecido por sua loucura por Jesus Cristo. 

"Basílio, o Louco por Cristo", de Sergei Kirillov - 1994 


Basílio teria nascido na porta da igreja de sua paróquia e viveu como pobre e eremita, caminhando seminu pelas ruas de Moscou, após ter aberto mão de seus bens materiais. Através do seu poder de clarividência pelo qual era conhecido ganhou o respeito do Czar Ivan. E foi esse respeito que lhe deu respaldo ao repreender o poderoso, ameaçador e autoritário Czar Ivan, o Terrível por não dar importância as más condições da igreja, além de recriminar o comportamento violento, com surtos e acessos de raiva, com que tratava as pessoas. 

Basílio morreu em não se sabe ao certo 1557 e foi canonizado em 1588. 

A Construção 

De acordo com os historiadores, a construção da catedral ficou a cargo dos arquitetos Ivan Barma e Yakolev Postnik. Reza a lenda que o Czar Ivan ficou tão maravilhado com a obra que ordenou que os arquitetos fossem cegados para não poderem construir outro prédio tão espetacularmente bonito quanto a Catedral de São Basílio. Será? 

Apesar da obra ter sido finalizada em 1561, a estrutura da catedral sofreu várias interferências e alterações e foi só em meados do século XIX que alcançou a sua forma conhecida. 

Foi considerado o edifício mais alto da cidade com seus 65m de altura até 1600 quando foi concluído o Campanário de Ivan, o Grande, com 81m. 

Ameaças De Destruição 

Incêndios esporádicos já aconteceram na catedral, entretanto em 1737 ocorreu um grande incêndio que deixou o templo praticamente todo queimado, sendo necessário uma restauração. 

Patrimônio Mundial da Humanidade 


No entanto, você consegue imaginar que alguém por livre e espontânea vontade fosse capaz de ameaçar destruir esta obra de arte que é a Catedral? Não? Nem eu. Mas já aconteceu. Em 1812, tropas francesas invadiram Moscou, em campanha organizada por Napoleão Bonaparte, e quando estavam recuando e deixando a cidade, tentaram explodir o edifício. A tradição popular conta que os moscovitas oraram e que suas orações trouxeram chuva e as chamas dos canhões se apagaram. 

Em 1917, no estouro da Revolução Russa, os bolcheviques, aqueles que impuseram o governo socialista soviético, iniciaram uma cruzada contra a religião e, principalmente, contra a Igreja Ortodoxa, a maior da URSS. Após o funeral de Lenin, pensaram em demolir a Catedral. Mais tarde, lá pelos anos 1930, mais uma vez o templo foi salvo, desta vez pelo arquiteto e restaurador Pyotr Baranovsky que de acordo com a crença popular enviou um telegrama para Stálin pedindo para que não prosseguisse com a demolição. 

Seja como for, Baranovsky foi responsável pela restauração da catedral, além de sua preservação, pois com o objetivo de manter a catedral em pé, ele conseguiu que ela fosse confiscada e utilizada como Museu do Estado Soviético. Muito esperto, não?! É claro que os stalinistas perseguiram Baranovsky por propaganda antissoviética, forçando-o ao exílio. Ou aos trabalhos forçados. 

Apesar dos esforços, os soviéticos derreteram todos os seus sinos que eram feitos de bronze. Apenas um sino sobreviveu intacto até os dias de hoje. Seria um milagre de São Basílio? 

Foi só no início dos anos 90 que ela voltou a ser usada para fins religiosos, mas mantendo seu vínculo com o Museu Histórico do Estado.  

O Simbolismo Da Catedral 

De acordo com uma teoria, a Catedral de São Basílio simboliza a Jerusalém Celestial, ou seja, o Reino de Deus com suas paredes decoradas com pedras preciosas. Uma representação da Cidade de Deus como foi revelada a São João, o Divino, no Livro do Apocalipse. E sua forma se parece como a chama da fogueira subindo aos céus. Sério. Você por acaso pensou nisso? Nem eu. Hahahahahaha! Uma construção bizantina conhecida como um pedaço do céu na terra

A Catedral por outro angulo - fotografia de Lars Ruecker 

Vista da Praça Vermelha , em Moscou, com destaque para a Catedral de São Basílio 


O Projeto 

São nove igrejas laterais ao redor de uma igreja central, sendo as quatro igrejas maiores colocadas sobre os quatro pontos cardeais. 

As igrejas maiores foram construídas em fundações maciças e as menores foram colocadas sobre uma plataforma elevada que dá a impressão de que estão flutuando acima do solo. Por dentro, elas se conectam por galerias e passagens, um genuíno labirinto de corredores estreitos e abobadados. E, apesar do equilíbrio de suas formas, a catedral não é simétrica. 

A Catedral vista de cima 

Interior da Catedral: tetos, paredes e quadros 


Em 1955, restauradores descobriram que a igreja ocultava uma moldura de madeira interna, feita com pregos finos e amarrados que foi usada para erguer o modelo de tamanho natural que depois foi coberto por alvenaria, por tijolos vermelhos, que, além de vários elementos arquitetônicos, deram um efeito tridimensional à construção. 

Suas cúpulas em forma de cebola deram fama a Catedral de São Basílio, assim como suas cores brilhantes e vívidas que surgiram em diferentes estágios a partir de 1680. 

Close da fachada e das cúpulas 

Mais detalhes da fachada 


As cúpulas com incríveis jogos de cores como azul, vermelho, verde, amarelo, branco e dourado são hipnotizantes. E, segundo Dmitry Shvidkovsky, educador e principal historiador da arquitetura da Rússia, em seu livro “Arquitetura Russa e o Ocidente” (de 2007), a catedral...  

“é como nenhum outro edifício russo. Nada semelhante pode ser encontrado em todo um milênio de tradição bizantina do século V ao XV… uma estranheza que surpreende pelo inesperado, complexidade e pelo brilho dos múltiplos detalhes de seu design.” 

Realmente, um projeto sem precedentes na arquitetura russa. 


Com seus 457 anos, a catedral é considerada um Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO desde 1990. 

As nuvens sobre a Catedral S. Basílio nos dá uma visão mais séria e menos colorida da Catedral  


Sem dúvida é uma das construções mais belas e emblemáticas da Rússia e do mundo. Um cartão-postal russo que viaja o mundo inteiro exibindo suas cúpulas inusitadas e cheias de cor e vida. 


Beijos mil! :-) 
Criss 


  E não se esqueça de Comentar e Seguir o Blog.  
  OK?  




Você Também Vai Curtir

0 brincadeiras

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato