Datas Comemorativas

Se mentir, seu nariz vai crescer!

abril 01, 2016o¤° SORRISO °¤o


Quando falamos em mentira lembramos logo de Pinóquio, personagem do imaginário infantil e adulto e que foi imortalizado por Walt Disney, em 1940, no longa animado de mesmo nome. Quando o boneco de madeira mentia, seu nariz crescia; ou seja, uma lição de que no fim a verdade sempre surgiria. 



Foi em 1883, no romance As Aventuras de Pinóquio (Le avventure di Pinocchio, título original), do escritor italiano Carlo Collodi, que nosso amiguinho de madeira deu o ar de sua graça pela primeira vez. É o primeiro boneco falante da literatura! A história original descrevia várias situações muito cruéis e que foram deixadas de lado no filme da Disney que preferiu transforma-lo numa história para crianças. E por Collodi ser maçom, simbologias e valores da maçonaria, também, foram deixados de lado.

Outro fato interessante é que o Grilo Falante (a consciência de Pinóquio) morre logo no início da história original e aparece, mais tarde, como um fantasma. Tadinho... 




A inesquecível canção da animação When You Wish Upon A Star (ou A Estrela Azul, em português), tornou-se um marco do cinema ganhando o Oscar por Melhor Canção Original. E é um trecho desta bela música que faz parte da tradicional abertura do castelo dos Estúdios Walt Disney.



E mais. Em 1994, a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos incluiu o filme no Registro Nacional de Filmes (National Film Registry) por julga-lo uma propriedade cultural, representando a grandeza do cinema americano. E o Instituto Americano do Cinema (American Film Institute – AFI) classificou o longa de animação produzido por Walt Disney, como a 2ª animação mais importante na história do cinema. Chiquérrimo! 




Era uma vez... Um simples boneco de madeira que passou por poucas e boas até ser merecedor de se tornar um ser humano. As aventuras e desventuras de Pinóquio ultrapassaram as fronteiras da Itália, do idioma e do tempo. O clássico reúne e espalha fantasia, humor, drama e esperança, permitindo diversas leituras pelo público com diferentes idades. Em As Aventuras de Pinóquio, o original ou uma das diversas adaptações, a viagem é inesquecível!  Tá pensando que é mentira? Tsc, tsc, tsc. 



Beijos mil! :-)
Criss


  E não se esqueça de dar sua Opinião e Seguir o Blog. OK?  



Você Também Vai Curtir

0 brincadeiras

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato