De paredes em cavernas a pedaços de argila, de casca de árvore a pedaços de madeira, de papiros a pergaminhos. Do rolo de papiro de 6 metros, conhecido como volumen pelos romanos, ao códex ou códice, uma compilação de páginas que facilitou a distribuição de informações. De forma física, em 4D (sim! Porque cheirar também faz parte de um dos D’s), até sua forma virtual. O livro evoluiu. E nos dias de hoje, saiu do papel e agora é eletrônico.
A palavra livro vem do latim liber que é um termo relacionado com a cortiça da árvore. Um livro é a coleção de folhas de papel, manuscritas ou impressas, com textos ou imagens ou com os dois, formando um volume, recoberto por uma capa.
O livro é um produto intelectual, afinal, alguém se dedicou a pôr em palavras, o conhecimento adquirido através de histórias ou, simplesmente, criou suas próprias histórias e mundos fantasiosos. Para estudo ou lazer, o livro é um produto de consumo, um bem desejado.
Quanto mais, melhor! |
O livro mais antigo que se tem conhecimento é a Epopéia de Gilgamesh, uma tábua de argila escrita com um antigo poema épico da Mesopotâmia que descreve o dilúvio na língua acádia do século VIII a.C.
Tábua de argila com a Epopéia de Gilgamesh |
O primeiro livro impresso com tipografia móvel, adaptada e inventada por Johannes Gutenberg, foi a Bíblia, em 1455. A Bíblia de Gutenberg possui 1282 páginas, com texto em 2 colunas; contém 73 livros divididos em Antigo Testamento e Novo Testamento e é encadernada em 2 volumes. Acredita-se ter sido elaborada num período de pelo menos 3 anos. Gutenberg também escreveu “Ala e a terra prometida”, “Buda e o elefante”, “O dragão de São Jorge, o Santo Guerreiro”.
Fragmento da Bíblia de Gutenberg |
Atualmente, a Bíblia é o livro mais vendido do mundo.
O mais provável criador do e-book (livro digital) é Michael Stern Hart que digitou a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América, em 1971. De lá pra cá, foram criados vários formatos de e-books e o equipamento que possibilita sua leitura, com vantagens e desvantagens, como Kindle, Kobo, Nook, etc.
Michael Stern Hart apontando para sua criação o e-book |
Não importa se o LIVRO é físico ou virtual, o que importa é a leitura, pois quem lê expande horizontes e ultrapassa fronteiras. LEIA e INCENTIVE A LEITURA!
Hoje, além das livrarias físicas, temos as livrarias online (com o preço bem mais em conta) |
BOAS LEITURAS NO DIA MUNDIAL DO LIVRO!
Beijos mil! :-)
Criss
E não se esqueça de dar sua Opinião e Seguir o Blog. OK?
23 de Abril
Dia de São Jorge!
Beijos mil! :-)
Criss
E não se esqueça de dar sua Opinião e Seguir o Blog. OK?
Hoje é um dia especial para a nossa Nave Mãe.
Vamos mante-la saudável para podermos
estar aqui e Comemorarmos todos os anos.
22/04/2016
FELIZ DIA DA TERRA!
Beijos mil! :-)
Criss
E não se esqueça de dar sua Opinião e Seguir o Blog. OK?
Mais um ícone pop faz a passagem: Prince.
Aos 57 anos, o popstar Prince foi encontrado morto no elevador de sua mansão em Minnesota, nos Estados Unidos, na manhã desta quinta-feira (dia 21) e a causa da morte ainda não foi divulgada. Durante 40 anos de carreira mostrou a que veio e influenciou a música pop e outros gêneros musicais, tornando-se um fenômeno mundial nos anos 80 com o álbum Purple Rain, um dos melhores de todos os tempos.
Um dos responsáveis pelo surgimento do aviso Parental Advisory: Content Explicit, aquele selo que identifica um álbum como tendo conteúdo de baixo calão ou sexual. Fenômeno de outro planeta. Andrógeno, gay, macho, provocante e provocativo. Dono de vários sucessos como When Doves Cry, Purple Rain, Let’s Go Crazy, 1999, The Little Red Corvette, Sign O’ The Times, Gett Off, Alphabet St., Kiss, BatDance, entre outros, vendeu mais de 100 milhões de cópias de seus álbuns. Com 14 músicas no top 10 da Billboard americana, o cantor, multi-instrumentista, compositor e dançarino ganhou sete Prêmios Grammy (das 30 indicações), um Oscar, um Globo de Ouro e entrou para o Rock and Roll Hall of Fame (Hall da Fama do Rock), em 2004. Misturou estilos e agitou a música, revolucionou com Prince and the Revolution, Prince, ou simplesmente um logotipo – o Artista ou o Símbolo do Amor.
Em 1991, na segunda edição do Rock In Rio, no Brasil (o verdadeiro!), Prince fez duas apresentações nos dias 18 de janeiro e 23 de janeiro. Estrela, exigiu 200 toalhas e seu camarim iluminado em púrpura. E eu estava lá! Na plateia, é claro. Sensacional!!
Em dezembro de 2015, Prince lançou seu álbum HITnRUN: Phase Two e estava em turnê pelos Estados Unidos.
Um artista criativo, ousado e virtuoso que foi embora cedo.
ADEUS, PRINCE!
Beijos mil! :-)
Criss
E não se esqueça de dar sua Opinião e Seguir o Blog. OK?
O significado de indígena para a ONU:
"As comunidades, os povos e as nações indígenas são aqueles que, contando com uma continuidade histórica das sociedades anteriores à invasão e à colonização que foi desenvolvida em seus territórios, consideram a si mesmos distintos de outros setores da sociedade, e estão decididos a conservar, a desenvolver e a transmitir às gerações futuras seus territórios ancestrais e sua identidade étnica, como base de sua existência continuada como povos, em conformidade com seus próprios padrões culturais, as instituições sociais e os sistemas jurídicos.”
(fonte Wikipedia)
A seguir algumas belas imagens de crianças de várias tribos indígenas.
Lindas, não?
19 de Abril
FELIZ DIA DO ÍNDIO!
Beijos mil! :-)
Criss
E não se esqueça de dar sua Opinião e Seguir o Blog. OK?
Reaproveite Utensílios de Cozinha
Sabe aquele escorredor de macarrão que já escorreu o que tinha que escorrer, ou aqueles talheres antigos que você não usa mais, ou aquela tábua de carne que está velhinha e chegou a hora de ser trocada? Pois é! Com uma boa dose de criatividade e sem ter medo de ousar, você pode reaproveitar esses e outros utensílios de cozinha e redecorar sua casa.
Em época de crise, vale tudo. Na onda do DIY (Do It Yourself, em inglês) ou Faça Você Mesmo, tente! Arregace as mangas e ponha as mãos à obra.
Aqui vão algumas ideias para servirem de inspiração:
Xícaras e colheres viraram um lustre. Que chique! |
Chaleiras viraram luminárias. Lindas! |
Colheres viraram luminárias, também. Parecem flores. |
Escorredores de massa viraram luminárias (olha elas aí de novo). E bem coloridas. |
Garrafas de vidro viraram iluminação central. Esse deve dar trabalho. |
Raladores viraram luminárias. Interessante. |
Talheres velhos viraram lustre. Quanta criatividade! |
Xícaras viraram luminária e lustre. Engraçado. |
Colheres viraram puxadores de porta. Prático e barato. |
Garfo virou porta-retrato. Cuidado na hora de entortar os dentes. |
Garfos viraram cabides. Parecem dedinhos. |
Rolhas viraram suportes para travessas e panelas. Para quem toma muito vinho é uma maravilha. |
Rolhas viraram mini vasos para suculentas. Haja paciência na hora de plantar. |
Xícara virou porta vela. Evita o perigo de incêndio. |
Xícaras viraram vasinhos de plantas suculentas. Fofas! |
Latas viraram porta talheres de cocção. Prático e útil. |
Potes de maionese viraram porta talheres. Perfeito para um almoço informal. |
Ralador virou porta lápis de cor. Nada mais de espalhar os lápis por aí. |
Bules viraram vasos de flores para centro de mesa. Beleza e encanto. |
Bule virou terrário. Gracinha. |
Garrafas Pet viraram vasos para temperos frescos. Ótima ideia. |
Raladores viraram porta velas e vaso de flores. Mais uma vez os raladores. |
Rolo de massa virou porta pano de copa. Melhor usar como suporte do que como arma. Rs! |
Tábua de carne virou suporte para tablet. ADOREI!! |
Beijos mil! :-)
Criss
E não se esqueça de dar sua Opinião e Seguir o Blog. OK?