Domingo, à meia-noite, termina o Horário de Verão no Brasil, o qual teve início no dia 18 de outubro de 2015. Os dez estados e o Distrito Federal que adotaram esse horário diferenciado terão que atrasar os relógios em 1 hora.
Horário de Verão. Uns amam e outros odeiam. Muitos dizem que traz benefícios, como reduzir o uso de energia e preservar o meio ambiente, e muitos, que traz desvantagens, alterando as rotinas diárias e mexendo no “relógio” interno das pessoas. E assim vamos vivendo: adianta relógio ali, atrasa relógio aqui.
Mas, se você pensa que essa prática é recente, está muito enganado. O uso do Horário de Verão oficial foi proposto pelo entomologista neozelandês George Hudson em 1895. Como estudioso dos insetos, Hudson percebeu o valor da luz do dia sobre seu trabalho e em 1898 reafirmou sua proposta publicando mais uma pesquisa sobre as vantagens do Horário de Verão.
A primeira implementação ocorreu em 30 de abril de 1916 na Alemanha, durante a Primeira Guerra Mundial, e o objetivo dos alemães era economizar carvão. Logo a seguir, outro país que fez uso dessa prática foi a Áustria-Hungria (ou Império Austro-Húngaro, dissolvido em 1918). Dias depois, o Reino Unido e a França adotaram a mesma medida.
E foi nos anos 70, durante a crise do petróleo, que o Horário de Verão mostrou seus benefícios, sendo utilizado amplamente e contribuindo para reduzir o consumo de energia.
A primeira vez que alguém teve a ideia de tornar oficial o aproveitamento máximo da luz do dia foi o jornalista, diplomata e inventor americano Benjamin Franklin, em 1784, num tempo em que sequer existia energia elétrica. A sugestão de Franklin era que as pessoas, durante o verão, acordassem mais cedo para não desperdiçarem a luz do sol. O propósito era economizar, nas fábricas e residências, o uso de tantas velas. É claro, que ninguém se interessou pelos apelos de Franklin. Imagina se ele sugerisse adiantar o relógio...
No Brasil, o Horário de Verão foi adotado pela primeira vez em 1º de outubro de 1931 e abrangia todo o território nacional. Contudo, esse horário nem sempre era utilizado. Só a partir de 1985 que o Horário de Verão foi oficializado e passou a ocorrer anualmente. À princípio, todos os estados eram incluídos, depois foi sendo empregado nos estados que realmente tirariam proveito com essa medida.
Pela legislação do Brasil, eis as unidades que adotam o Horário de Verão:
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Paraná
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Espírito Santo
- Minas Gerais
- Goiás
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Distrito Federal
Se você é partidário do aproveitamento dessa luminosidade extra ou crítico ferrenho e vive em um dos estados que adotou a medida, não esqueça de atrasar o seu relógio.
Durma Bem!
Beijos mil! :-)
Criss
E não se esqueça de dar sua Opinião e Seguir o Blog.
OK?
2 brincadeiras
oi Cris, eu não sabia quase nada sobre o assunto. Valeu. Excelente postagem. Vivendo e aprendendo né? Oh, achei hilária a tag do Batman. hehe
ResponderExcluir[depois de um tempinho ausente, voltei a blogar ^.^]
Beijos amiga/Boa semana;♥
Querida Rosa.
ResponderExcluirFico feliz que o post tenha sido informativo. Eu também aprendi sobre o horário de verão. Não tinha ideia de nada disso. Só adiantava e atrasava o relógio. :-) E olha lá! :-)
Que bom que você voltou a blogar. Fico feliz e vou dar uma passadinha, agora mesmo, por lá.
Beijos mil! :-)
»☻ Valeu por seu Comentário ☻«
“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector