Todo mundo sabe que no Brasil o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro. Até aí nenhuma novidade. Mas como surgiu a ideia de homenagear os professores e dedicar-lhes um dia especial?
Tudo começou no dia 15 de outubro de 1827, dia em que Santa Teresa de Ávila, religiosa e escritora espanhola, era festejada. Neste dia, D. Pedro I, Imperador do Brasil, baixou um Decreto Imperial criando o Ensino Elementar no país. De acordo com o Decreto, todas as cidades, vilas e lugarejos deveriam ter escolas de primeiras letras, além disso, o documento se referia as matérias básicas que os alunos deveriam aprender, como os professores deveriam ser contratados e até o salário que lhes deveria ser pago. Enfim, uma ideia maravilhosa e revolucionária, mas que, para variar, não foi cumprida.
Mas, não foi por isso, muito menos nesta época que surgiu a homenagem. Somente após 120 anos, em 1947, ocorreu a primeira comemoração dedicada aos mestres. E o motivo: evitar o estresse. Isso mesmo! Em São Paulo, numa escola conhecida como Caetaninho, o segundo semestre ocorria de 1º de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias no período, então quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para descansar e para realizar uma pequena confraternização entre alunos e professores. Foi o professor Salomão Becker que sugeriu a data por ser neste dia que em sua cidade natal (Piracicaba) tanto professores quanto alunos levavam doces para a escola a fim de celebrar e manter as boas relações.
Como a sugestão foi tão bem aceita por todos, inclusive pelos pais dos alunos, o professor Becker confirmou o propósito de se manter nesta data um encontro anual. A celebração se tornou um sucesso e se espalhou pelo país nos anos seguintes até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682 de 14 de outubro de 1963.
O Decreto definia o feriado da seguinte maneira:
"Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
PARABÉNS PROFESSORES!
“Professor é profissão. Educador é vocação”.
(Salomão Becker)
Beijos mil! :-)
Criss
8 brincadeiras
tia criss
ResponderExcluir"Àqueles que nos ensinaram muito mais que teorias, que nos preparam também para vida, todo o nosso carinho e gratidão."
parabens pelo seu dia!!!!!
com muito carinho
mil beijos
claudia = tia ca
obs tb te mandei email!!!!
bom final de semana
Passando para ler mais um pouco
ResponderExcluirE deseja um ótimo fim de semana
Lindo post adorei! bjs.
Criss estou levando
ResponderExcluirSeus links ok bjs.
Obrigado minha linda pela visita.
ResponderExcluirComo vc está?
Me ausentei por razões necessárias mas estou de volta.
Amei a homengagem ao professor,eu sou um deles rs.
Um beijo grande.
Feliz dia do professor.
ResponderExcluirSe não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro.
D. Pedro II
Beijos
Linda homenagem amiga
ResponderExcluiradorei
e eu que dou aulas de vez em quando me considero homenageada
:)
Bom findi pra vc
Beijos na alma!
"Cada dia que amanhece assemelha-se a uma página em branco, na qual gravamos os nossos pensamentos, ações e atitudes. Na essência, cada dia é a preparação de nosso próprio amanhã." Psicografia de Francisco C. Xavier.
Olá minha querida
ResponderExcluirCada vez mais merecem ser homenageados, e tua historia mostra isso.
Para ti e em especial: Um beijo doce
Fica bem meu anjo
Olá minha querida
ResponderExcluirCada vez mais merecem ser homenageados, e tua historia mostra isso.
Para ti e em especial: Um beijo doce
Fica bem meu anjo
»☻ Valeu por seu Comentário ☻«
“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector