Os Jogos Olímpicos, ou Olimpíadas, ocorrem a cada quatro anos. O evento reúne atletas de quase todos os países do mundo, para competirem em várias categorias esportivas como Atletismo, Natação ou Ginástica. Aos três primeiros classificados de cada prova, são atribuídas medalhas de ouro (primeiro classificado), prata (segundo classificado) e bronze (terceiro classificado). O órgão responsável pela organização e regras dos esportes nas Olimpíadas é o COI (Comitê Olímpico Internacional).
Os primeiros Jogos foram realizados na Grécia Antiga no ano 776 a.C., como uma importante celebração do esporte e do culto à beleza estética humana e tributo aos Deuses. Tendo mais tarde sido proibidos por serem considerados uma manifestação pagã.
Anos mais tarde quando as ruínas do Templo de Zeus (Deus Grego supremo) e o Estádio foram descobertos, um jovem herdeiro parisiense, entusiasta do esporte em várias modalidades, resolveu pesquisar a fundo por todo o continente os antigos regulamentos olímpicos e suas tradições.
Então, em 1896, esse aristocrata francês chamado Pierre de Fredi, o Barão de Coubertin, recuperou os Jogos tentando reavivar o espírito das primeiras Olimpíadas, que passaram a ser realizadas de quatro em quatro anos desde então, como na tradição grega, tendo sido interrompidos apenas durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais.
Inicialmente, os Jogos eram disputados apenas por atletas amadores. Entretanto, no fim do século XX, a competição foi aberta a atletas profissionais e jovens, existindo ainda competições separadas para homens e mulheres. E no início da competição todos os atletas fazem um juramento de honra, boa vontade e esportividade.
Dada a importância dos Jogos para o mundo, nos últimos anos têm sido palco para confrontos políticos e reivindicações: o massacre de Munique em 1972, em que membros da comitiva israelense foram feitos reféns por extremistas palestinos; os boicotes durante a Guerra Fria aos Jogos de 1980 (na antiga União Soviética) e 1984 (nos Estados Unidos) pelo bloco de países soviéticos e pelos Estados Unidos, respectivamente; e também o atentado à bomba ocorrido em Atlanta em 1996.
No entanto, promover a aproximação e reconciliação entre os povos, é o que os Jogos Olímpicos pretendem ser símbolo: a Coréia do Norte e a Coréia do Sul, participaram nos Jogos de Sydney em 2000 e de Atenas em 2004 desfilando nas cerimônias sob uma única bandeira. Fato inédito.
Entre 1896 e 2004, os Jogos realizaram-se por 15 vezes na Europa, 6 vezes na América do Norte, 2 vezes na Ásia e 2 na Oceania.
Símbolos Olímpicos
Bandeira
A bandeira olímpica é branca com cinco anéis entrelaçados. Foi idealizada pelo próprio Barão de Coubertin, em 1913. Mas só seria hasteada num estádio nos Jogos de 1920.
Os anéis representam os continentes (azul – Europa; amarelo – Ásia; preto – África; verde – Oceania; e vermelho – América). Com as cinco cores podem ser compostas grande parte das bandeiras do mundo. E ao criar o símbolo dos jogos, as cidades devem usar os anéis misturados a outros elementos.
A bandeira traz também o lema olímpico "Citius, altius, fortius" (Mais rápido, mais alto, mais forte), idealizado pelo monge francês Didon, amigo do Barão, em 1890.
Segundo a lenda, Prometeu (titã grego, criador dos homens) teria roubado o fogo de Zeus para o entregar aos mortais, assegurando a superioridade dos homens sobre os outros animais.
Criadas para simbolizar a ligação entre o local de realização do evento e os jogos Olímpicos em si, as mascotes se tornaram uma das maiores fontes de receita para as Olimpíadas. Neste ano, Beijing criou em grande estilo cinco figuras que servirão para identificar visualmente o evento – os "Fuwa" que em chinês significa Crianças de Boa Sorte.
Beibei, Jingjing, Huanhuan, Yingying e Nini. O nome das mascotes corresponde a uma repetição das sílabas da frase "Běijīng huānyíng nǐ", que significa Beijing lhes dá as boas-vindas.
Beibei – o peixe, elemento água, significa prosperidade;
Jingjing – o panda, elemento madeira, significa felicidade;
Huanhuan – a chama olímpica, elemento fogo, significa paixão;
Yingying – o antílope tibetano, elemento terra, significa saúde;
Nini – a andorinha, elemento ar, significa boa sorte.
BOA SORTE A TODOS OS ATLETAS!
Beijos mil! :-)
Criss
11 brincadeiras
um belo texto...com tudo o que é preciso saber!
ResponderExcluirbom fim de semana amiga
beijos e um sorriso para ti
Muito boa explicação sobre "Olimpiadas" Irmanados no desejo de boa sorte a todos...Beijos Criss
ResponderExcluirFadinha linda passando para lhe desejar um excelente final de semana! Aproveite!
ResponderExcluirLuz sempre!
Bjos lilás pra vc!
Criss,
ResponderExcluirAdorei as explicações...
Boa sorte
beijos
☺♥☺
Obrigada pelo carinho. Gostei do post sobre as olímpiadas.
ResponderExcluirBjos na alma!
Olá Cris querida, como vai? Olhe, você é destaque no meu cantinho por uma quinzena. Será um enorme prazer em tê-la comigo.
ResponderExcluirCris, linda postagem sobre os jogos olímpicos. Parabéns!
Fique com Deus
Tenha um lindo fim de semana
Beijinhos
Querida amiga que dollo muito."Devemos agradecer às pessoas
ResponderExcluirque nos fazem felizes...
São elas os jardineiros encantadores
que fazem nossas almas
florescerem!"
Beijos Pra Você!!! E um lindo fim de semana..
Oi amigaaaaaaaa ando meio lenta nas visitinhas mas não podia ficar sem dar um pulinho aqui no seu cantinho
ResponderExcluirAdoreiiii o post parabéns
BOA SORTE A TODOS OS ATLETAS!!!!
Aproveitando desejo um ótimo fim de semana e vamos torcer muito hehehe
Bjkas Milllllllll
"Se alguém chora, enxugue-lhe as lágrimas,
ResponderExcluirse ele sente dores, cure-o,
se está aflito, acalme-o, se odeia, ame-o.
Somente uma ação contrária e oposta
à vivida por alguém atormentado
pode tirá-lo das trevas da ignorância
e encaminhá-lo á luz divina."
Mário Ventura
tia ca claudia
gostei do teu modo bonito de escrever, belo esse post, sobre as Olimpíadas.
ResponderExcluirMuito bom
Um belo final de semana
Maurizio
Criss, obrigada pelo carinho...uma ótima noite de sábado prá vc...Izi
ResponderExcluir»☻ Valeu por seu Comentário ☻«
“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector