Esporte Olimpíada

Competições Em 120 Anos De Era Moderna

agosto 01, 2016o¤° SORRISO °¤o


O ano era 1896. O lugar, Atenas, capital da Grécia. O evento era nada mais nada menos que a 1ª Olimpíada de Verão da Era Moderna, recriado por Pierre de Coubertin. 

Nada mais justo que a retomada das Olimpíadas, depois de sua última edição em 393 d.C., ocorresse na Grécia, berço dos primeiros Jogos Olímpicos. E, assim como na Grécia Antiga, a Olimpíada tornou-se um dos eventos esportivos mais importantes do planeta. 

Cartaz dos Jogos em Atenas (1896)
Gravura da Abertura dos Jogos de Atenas em 1896 


Fraternidade Entre Nações, o Sonho 

Nas últimas décadas do século 19, as práticas esportivas estavam se tornando cada vez mais e mais importantes, visto que surgiam competições e campeonatos por todos os lados, em muitos países. Estimulando a sociedade, principalmente os mais jovens. Momento ideal para que o projeto de recriar um evento esportivo realizado de tempos em tempos, mais precisamente a Olimpíada, imaginado pelo educador e historiador francês Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin, viesse à tona. 

Esse renascimento começou a tomar forma na Universidade de Sorbonne, França, em 1894, durante um congresso esportivo-cultural, basicamente o Primeiro Congresso Olímpico. E no dia 23 de junho de 1894, o Barão de Coubertin, percebeu que o seu sonho de reunir jovens de todos os lugares do mundo em uma competição desportiva, ao invés de suas vidas serem desperdiçadas nos campos de batalha, iria se tornar realidade. (!) 

Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin 


Para o Barão, a prática de esportes era uma forma de melhorar a qualidade da educação e, assim como na Grécia Antiga, de promover a paz entre as nações. A fraternidade entre os povos. Mas, esse é um sonho que, infelizmente, ainda é sonhado... 


Jogos da Era Moderna, o Começo 

Neste tal congresso, o Comitê Olímpico Internacional (COI) nasceu e a proposta do ilustre Barão em reviver os Jogos Olímpicos, resgatando suas tradições e símbolos, foi aceita. O Comitê estipulou que os Jogos aconteceriam de quatro em quatro anos, como na Antiguidade e que a primeira competição da Era Moderna seria realizada na Grécia, país de origem das Olimpíadas.  

Em tempo: A ideia inicial do Barão era que esse revival olímpico acontecesse em Paris, mas Demetrius Vikelas, grego e primeiro presidente do COI, persuadiu o Comitê a realizar a novíssima 1ª Edição da Olimpíada, na Grécia. 

Demetrius Vikelas, 1º Presidente do COI 


A cerimônia de abertura que permanece até os dias de hoje foi criada por Coubertin: o desfile das delegações participantes com suas respectivas bandeiras; o discurso de abertura dos Jogos; o hasteamento da bandeira olímpica; a execução do hino olímpico e o juramento do ideal olímpico de atletas e juízes. Estava tudo lá! A tocha olímpica seria acesa em Olímpia, como símbolo-mor dos Jogos da Antiguidade, sendo levada pelos corredores, que a passariam de mão em mão, até o estádio onde a chama daria vida à pira olímpica. Além da subida ao pódio dos 3 primeiros lugares (com as bandeiras de seus respectivos países), a entrega de medalhas e o hino nacional do 1º colocado que, também, foram ideias do Barão. 

Cerimônia para acender a Tocha Olímpica 

Estádio Panathinaiko em 1896

É claro que com a cerimônia de encerramento não seria diferente. O Barão planejou tudo. Desde o desfile dos atletas e o discurso que oficializaria o fim dos Jogos até o convite para que todos os atletas se reunissem novamente daqui a 4 anos na cidade eleita para realizar os próximos Jogos, tem o “dedo” de Coubertin. Com base nas tradições das Olimpíadas da Grécia Antiga, o Barão de Coubertin criou novas tradições, para as novas Olimpíadas e que são cumpridas até hoje. 


Estádio e Competidores, o Resultado 

O Estádio Panathinaiko foi o palco das competições de 1896, em Atenas. Com sua atual pista de atletismo em forma de U e com capacidade para 80.000 pessoas, esse estádio foi construído em 566 a.C. No ano de 329 a.C. foi reconstruído e em 1870 foi restaurado. Já em 1895 foi totalmente remodelado e refeito em mármore branco do Monte Penteli (monte famoso por seu mármore branco uniforme com um leve tom amarelo-dourado) para os Primeiros Jogos Modernos. Puro luxo! Mas, isso só pode acontecer graças a ajuda de financiamento de George Averoff, empresário e filantropo grego que desembolsou umas 920 mil dracmas para pagar os custos. Em gratidão, uma estátua sua foi colocada na frente do estádio e que ainda hoje está lá. Merecido! 

Estátua de George Averoff 

Estádio Panathinaiko dos Jogos em Atenas 1896
Estádio Panathinaiko, hoje 


Desses Primeiros Jogos, participaram 241 atletas amadores masculinos (e as mulheres?), representantes de 14 países. Os países foram: Grécia, Estados Unidos, Alemanha, França, Grã-Bretanha, Hungria, Áustria, Austrália, Dinamarca, Bulgária, Chile, Itália, Suécia e Suíça. 

Ficou estabelecido que esses atletas disputariam 9 modalidades, como atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, halterofilismo, luta, natação, tênis e tiro. E essas modalidades estariam espalhadas em 43 eventos competitivos. 

Salto 

Corrida 100 metros rasos 

Ginástica Artística 

Esgrima 

Luta (finalizada)


As mulheres continuavam sendo proibidas de competir. Não é incrível? Pelo menos, na Grécia Antiga elas podiam fazer seus próprios Jogos Femininos, separadamente, no mesmo estádio onde seriam promovidos os Jogos Olímpicos, um dia antes. Esse evento era chamado de Heraea, uma homenagem a Hera, esposa de Zeus, o mandachuva de todos os deuses. 


Frase Famosa, o Lema  

O importante não é vencer, mas competir. E com dignidade.” Mesmo que a famosa frase não seja de sua autoria (teria sido dita por um bispo londrino antes dos Jogos de Londres, em 1908), o Barão de Coubertin adotou-a como lema e a partir daí tornou-se conhecida mundialmente. Respeito, amizade e excelência, esses deveriam ser os valores do verdadeiro atleta, pois “o esporte pode trazer à baila tanto as paixões mais nobres quanto as mais rasas”, afirmava o próprio Coubertin. 


Olimpíada Maravilhosa, a Rio 2016 

Serão 10.900 atletas de 204 países a virem a 31ª edição dos Jogos Olímpicos de Verão no Rio de Janeiro ou, como é popularmente conhecida, a Rio 2016

Ao total, 306 medalhas serão disputadas em 42 modalidades olímpicas de 28 esportes. Dessas medalhas de ouro, prata e bronze, 161 serão pleiteadas pelos homens, 136 pelas mulheres e 9 serão em provas mistas. 

Problema$ à parte, a Cidade Maravilhosa e os Cariocas estarão de braços abertos, como o Cristo Redentor, prontos para acolher todos aqueles que vierem para competir, assistir ou colaborar nas Olimpíadas do Rio que serão celebradas de 5 a 21 de agosto. Esse é o espírito do carioca, esse é um pouco do sonho do Barão de Coubertin se realizando. 

Jogos da XXXI Olimpíada ou, simplesmente, Rio 2016 


E não esqueça de assistir ao show de abertura no dia 5, às 20h, lá no Maracanã! Então... aprecie a festa!

Aguarde o próximo post olímpico. Até lá! 
   

Beijos mil! :-)
Criss


E não se esqueça de Comentar e Seguir o Blog. OK?



Você Também Vai Curtir

0 brincadeiras

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato