Halloween e suas origens

outubro 28, 2010o¤° SORRISO °¤o


O país mais conhecido por comemorar o Halloween é os Estados Unidos. Lá esta festa, que acontece no último dia de outubro, se destaca das demais comemorações que ocorrem durante o ano. No Brasil, é popularmente conhecido como Dia Das Bruxas e sua celebração é recente e não muito bem aceita pelos mais radicais que consideram a festa uma introdução desnecessária da cultura norte-americana no país que já possui um folclore rico. Por isso, em 2005, o Governo brasileiro criou o Dia Do Saci que também é comemorado todo 31 de outubro.

Embora o Halloween seja uma festa tradicionalmente norte-americana, sua procedência é bem distinta. Sua origem remonta os povos Celtas e suas tradições, muito diferentes das atuais abóboras desenhadas ou dos doces com travessuras. Tratava-se de um festival do calendário celta irlandês, chamado Festival de Samhaim, comemorando o Ano Novo Celta, marcando assim o início do inverno, uma das duas estações do calendário dos celtas (a outra estação é o verão). A palavra samhaim significa “fim do verão”. E durante o festival acreditava-se que as almas dos mortos retornavam para suas casas a fim de visitar seus familiares e também para buscar alimento e se aquecerem na lareira.

Enfim, o Halloween atualmente é caracterizado por histórias assustadoras de fantasmas e terror, com crianças (e adultos) usando fantasias elaboradas e aterrorizantes, indo de porta em porta em busca de doces e por brincadeiras estranhas. Tudo isso misturado a elementos religiosos e seculares cheios de simbolismos que com o passar do tempo foram se modificando. Restando apenas a alusão aos mortos, com um caráter completamente distinto do que tinha a princípio, o Halloween ameniza nosso medo dos mistérios da natureza que nos circundam e de que somos meros mortais.

Criss








Você Também Vai Curtir

4 brincadeiras

  1. Oiiiiiii Criss...buuuuuuuuuuu pra vc!!!!! rsrsrsrs...
    Miga linda desculpaaaaa minha demora, ando mais ausente que presente no meu blog...aiai...rsrsrs...
    Vim receber com imenso carinho mimo do dia das crianças, é lindaaaa...brigadinha querida amiga...que tenha um belo dia(tds dias) ti doluuuuuuu mtooooo...fique com Deus...
    Jinhussssssssss...

    ResponderExcluir
  2. O amiga Criss, tudo bem? adorei saber a origem do Halloween, pois acho essa festa hiper bacana.
    recebi e divido com vc:
    A Felicidade só é completa, se for construída todos os dias, e
    renovada a cada novo momento. Porque ser Feliz não é ter tudo na vida,mas ter motivos para adicionar algo novo na Vida.Bom Halloweencom muitas gostosuras e cuidado com as travessuruas..rs..abrção:)

    ResponderExcluir
  3. tia criss
    parabens pelo dia das bruxa
    eu tb sou uma bruxa rsrsr
    adorei
    bom final de semana
    beijos
    claudia
    não suma to com saudades
    aiaiaiaiai!!!!!!rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Criss, convido-te a ler meu post de hoje e deixar teu comentário. Beijo da blue e bom final de semana.

    ResponderExcluir

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato