Comer cerejas é tudo de bom, uma delícia. Além de serem lindas, com uns tons de vermelho que vão do mais forte até o mais claro, também fazem um bem danado a saúde.
A cerejeira é originária da Ásia e na cultura japonesa a árvore era associada ao Samurai (guerreiro que servia com total lealdade o Imperador), cuja vida era tão efêmera quanto a da flor da cerejeira.
Em tempo: a flor da cerejeira é considerada uma das flores mais belas do mundo por seu formato e delicadeza; já o fruto, por seu vermelho intenso, tem o significado de sensualidade. Motivos pelo qual, todos os anos, no Japão, as pessoas têm o hábito de ir ao parque e contemplar as Sakura, ou seja, as cerejeiras em pleno florescimento. Na Índia, a flor é sagrada e diz a lenda que traz abundância.
Mas... Vamos conhecer melhor as Cerejas?
Elas são uma excelente fonte de vitaminas e minerais e quando incluídas na dieta trazem muitos benefícios para a mente e o corpo (menos para o bolso!). As cerejas são ricas em vitaminas A, B1, B2 e C, além de conterem cálcio, ferro, fósforo, niacina, lipídeos, flavonoides e proteínas.
Consumidas in natura são muito refrescantes, além de diuréticas e com propriedades laxativas. São indicadas no tratamento e no combate ao reumatismo, gota, artrite e na redução do ácido úrico.
Por possuírem um dos mais poderosos anti-inflamatórios da natureza, as cerejas são excelentes na luta do organismo contra os radicais livres, por causa do alto nível de um composto chamado cianidina. Previne as inflamações e diminui as dores. A cianidina é o pigmento que dá a coloração vermelha à fruta.
E, se você tem problemas em dormir, cerejas aumentam a produção natural de melatonina no corpo, regulando o ciclo de sono.
Por sua vez, as sementes da fruta têm propriedades vermífugas e diuréticas.
Há quem diga que uma alimentação que inclui cerejas reduz os fatores de risco para doenças cardíacas e melhora a memória.
A fim de obter o valor máximo de nutrientes das cerejas, elas devem ser consumidas frescas e não transformadas. Mas, se você é fã de cerejas como eu, também pode utiliza-las na preparação de conservas, compotas, sobremesas, geleias, destilados e coquetéis.
E além de tantas maravilhas para a saúde e tantas outras que ainda podem ser descobertas, uma coisa é certa: as cerejas são Suculentas, Intensas e Saborosas! E eu ADORO!!!
Beijos mil! :-)
Criss
E não se esqueça de dar sua Opinião e Curtir a página. OK?