Religião

N.S. Aparecida, A Santa Que Apareceu No Rio

outubro 12, 2018o¤° SORRISO °¤o


Nossa Senhora Aparecida conquistou o Brasil e os brasileiros. A santa, encontrada por três pescadores em 1717, é feita de terracota, tem 36 centímetros de altura e pesa 2,5Kg. Ela se tornou o primeiro símbolo realmente nacional e desde o início os peregrinos não se cansam de saudá-la e visitá-la. 

E por falar em visitações, muita coisa mudou desde 1745 quando foi erguida a sua capela. Da capela original de sete metros por dezesseis até uma basílica que hoje ocupa uma área de 72.000 m², Nossa Senhora Aparecida é a moradora oficial do que se tornou o maior santuário mariano do mundo, sendo visitado por uns 12 milhões de romeiros por ano, com capacidade para 45 mil fiéis. 


A Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida 



Mas será que todas as suas curiosidades sobre a santa já foram respondidas? Não? Então... 

1- Por que a santa foi parar no rio? 

Isso ainda é um mistério. Acredita-se que por ela estar quebrada (a cabeça estava separada do corpo) e com medo do mau agouro de ter uma imagem danificada em casa, algum fiel se desfez da imagem jogando-a no rio. 

Outra teoria seria que uma enchente teria arrastado a santa que estava numa capela de Roseira, uma cidade próxima, até o Rio Paraíba do Sul. 

2- Quem esculpiu a imagem? 

De acordo com pesquisas e o fato de a santa ter sido esculpida com argila paulista oriunda da cidade de Salesópolis, onde nasce o Rio Paraíba do Sul, acredita-se que o frei carioca Agostinho de Jesus, discípulo do mais respeitado artista da época, o português Agostinho da Piedade, tenha moldado e esculpido a imagem. 

3- Afinal de contas, a santa é negra ou branca? 

Como a santa ficou vários anos submersa no Rio Paraíba do Sul, estudiosos acreditam que o iodo presente naquelas águas modificou sua cor branca original. 

Outros acreditam que foi a exposição severa de anos a fio da fumaça das velas e candeeiros no oratório improvisado na casa de Silvana da Rocha Alves, mãe de João, um dos três pescadores que “pescaram” a santa. 

4- Quem teve a ideia do nome Aparecida? 

O fato de a santa ter surgido nas águas do Rio Paraíba do Sul criou uma comoção na cidade e ao seu redor, nas demais cidades. Por essa razão, as pessoas começaram a se referir a ela como aparecida. Daí para nome próprio foi um pulo. 


Salve NS Aparecida, a Padroeira do Brasil 


5- Mas, Aparecida não é o nome da cidade onde ela foi encontrada?

Não. Diferente de outras santas que tiveram seu nome relacionado à cidade onde foram encontradas ou foram vistas, como NS de Lourdes, em Lourdes na França ou NS de Fátima, em Fátima, Portugal, a NS Aparecida cedeu seu nome em 17 de dezembro de 1928 à cidade

Leia também: Viva N.S. Aparecida! 

6- Quem presenteou a santa com o manto e a coroa? 

Em 1868, a Princesa Isabel foi a Aparecida pedir para conseguir engravidar. E, em 1888, em agradecimento por sua primeira gravidez, a Princesa retornou a Aparecida e presenteou a santa. Seus regalos foram um manto anil, bordado com ouro e pedrarias e uma coroa de ouro de 24 quilates cravejada de diamantes e rubis. 

7- Por que comemoramos a Padroeira do Brasil no dia 12 de outubro e não no dia 17 de outubro? 

Vários fatos importantes aconteceram no dia 12 de outubro, como o Descobrimento da América por Cristóvão Colombo (12/10/1492), a coroação de D. Pedro I como Imperador do Brasil (12/10/1822) e a inauguração da Estátua do Cristo Redentor (12/10/1931). Logo, nada mais lógico que retroceder alguns poucos dias para que ela fosse inserida como mais uma data de importância cívica e religiosa

O Papa Pio XI decretou em 1930 NS Aparecida como Padroeira do Brasil. O dia da Padroeira do Brasil é um feriado nacional reconhecido e celebrado no dia 12 de outubro desde 1980, quando o Papa João Paulo II visitou o país. 

8- A santa já quebrou alguma vez? 

Sim. Quando ela foi descoberta, em 1717, seu corpo estava separado de sua cabeça. Foi Silvana da Rocha Alves, mãe de um dos pescadores, que colou a imagem e montou um altar provisório para ela em sua própria casa. 


À esquerda, imagem da santa antes do atentado de 1978. À direita, a santa após sua restauração 


Em 1978, no dia 16 de maio, Rogério Marcos de Oliveira, um rapaz de 19 anos declaradamente iconoclasta, aproveitou-se de uma queda de luz e roubou a santa. Quando a população se deu conta do fato, perseguiu o jovem que, acuado, deixou cair a santa no chão, fazendo com que ela se quebrasse em vários pedaços. O rapaz foi capturado é claro! e levado para um sanatório por apresentar distúrbios mentais e a santa foi enviada para o Museu de Arte de São Paulo – Masp. A artista plástica Maria Helena Chartuni ficou encarregada de restaurar a imagem. Levou 33 dias para reparar a santa e seus 165 pedaços. Palmas para ela! 


Maria Helena Chartuni foi a responsável por consertar a imagem de NS Aparecida 


Hoje, o nicho onde se encontra a imagem é protegido por um vidro à prova de balas e esse nicho está colocado a uns quatro metros de altura do chão. A santa só “passeia” uma vez por ano ou quando um Papa faz uma visita. E caso a imagem precise de algum reparo é Maria Helena Chartuni que cuida de sua manutenção e imediatamente após o reparo a imagem de NS Aparecida retorna ao seu local. 


E aí? Suas dúvidas foram esclarecidas? Espero que sim. 

Não esqueça de acender sua vela virtual


VIVA N.S. APARECIDA!

VIVA A TODA CRIANÇADA! 


Beijos mil! :-) 
Criss 




  E não esqueça de Comentar e Seguir o Blog. OK?  



Você Também Vai Curtir

0 brincadeiras

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato