10 Curiosidades CoR

10 Coisas Que Você Não Sabia Sobre A Cor Rosa

outubro 23, 2018o¤° SORRISO °¤o

Balões cor-de-rosa

Rosa é a cor que me desperta sentimentos díspares. Eu amo e odeio a cor rosa. Delicada e enjoada. Moderna e brega. Cheia de vida, mas sem paixão. Rosa é o resultado da combinação das cores vermelho com branco. Ela é relaxante e quando pensamos numa palavra para associarmos à cor rosa, com certeza a primeira que pensamos é inocência. A cor rosa é o símbolo da inocência e da juventude e é a única cor que, embora eu e ela tenhamos algumas desavenças, realmente ninguém tem nada de negativo para falar sobre ela. 

Leia também: Um Mundo Em Amarelo 

Conhecemos a cor como rosa, mas também podemos chamá-la de magenta, pink, fúcsia ou rosa choque. O tom rosa é símbolo do feminino, assim como o azul é do masculino. Rosa é a rainha das flores e um nome de mulher. Rosa é a energia sem agitação

Vamos conhecer 10 curiosidades que envolvem a cor Rosa: 


No jardim, um piano decorado com petúnias cor-de-rosa e outras cores 


1- Menino Ou Menina? 

Entre os anos 1920 e 1950, tornou-se quase que uma convenção de que meninos vestem azul e meninas a cor rosa. Tudo para agitar as vendas nas lojas. Mas, antes era o oposto. Isso mesmo. A cor rosa, por ser mais forte e decidida, era ideal para os meninos e a cor azul, por ser mais delicada e amável, era adequada pra as meninas. 

Vale lembrar que a afinidade com uma cor não determina a personalidade e muito menos a sexualidade da criança.

2- Acalmando As Feras Atrás Das Grades  

A cor Rosa Baker-Miller (RGB- R: 255, G: 145, B: 175) é conhecida por reduzir o comportamento hostil e agressivo e nos Estados Unidos é usada para acalmar detentos na cadeia. Após vários estudos, no final dos anos 1960, a escolha do tom comprovou os baixos índices de violência, deixando os detentos mais relaxados. 


Rosa Baker-Miller utilizada em algumas cadeias norte-americanas para reduzir agressividade
Rosa Baker-Miller utilizada em algumas cadeias norte-americanas para reduzir a agressividade 


3- Flutuando Em Nuvens Cor-De-Rosa 

Entre os adolescentes, a cor rosa é considerada uma cor infantil. Pessoas fantasiosas que enxergam tudo com lentes cor-de-rosa, num mundo perfeito e belo, representando o otimismo e a alienação. 

4- Outubro Ficou Rosa 

O Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos na década de 1990 para conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama e compartilhar informações sobre a doença, além de estimular a participação de entidades e empresas. Comemorado em todo mundo, tem como símbolo o laço rosa

Leia também: Outubro Rosa 


Outubro Rosa


5- A Criação Do Magenta 

Em 1859, o químico francês François-Emmanuel Verguin conseguiu produzir a cor magenta, que a princípio se chamava fucsina, e patenteá-la. Seu nome é uma homenagem a vitória ítalo-francesa na Batalha de Magenta, cidade italiana na Lombardia. A batalha foi travada entre franceses e austríacos em 4 de junho de 1859. 

6- O Boto Rosa 

Em terras tupiniquins, mais precisamente na Amazônia, é famosa a lenda indígena do Boto cor-de-rosa. Um ser que habita os rios e que nas primeiras horas da noite de lua cheia se transforma em um homem muito bonito e elegante que seduz as mulheres. Reza a lenda de que ele se veste de branco e não abre mão do chapéu para esconder suas narinas no alto da cabeça. 

Geralmente ele aparece durante as festas populares e escolhe a moça solteira mais bela e a carrega para o fundo do rio, onde a engravida e depois a abandona. E na manhã seguinte se transforma em boto novamente. 

7- De Diamante A Desenho Animado 

A mundialmente conhecida Pantera Cor-De-Rosa virou desenho animado em 1969 e ficou famosa justamente por causa de sua cor. Entretanto o debut da pantera aconteceu antes, em 1963, na abertura do filme Pantera Cor-De-Rosa, de Blake Edwards, com Peter Sellers dando vida ao atrapalhado Inspetor Jacques Clouseau. 

Na verdade, a pantera cor-de-rosa do título do filme era o nome de um diamante cujo famoso assaltante conhecido como O Fantasma planejava roubar. A música The Pink Panther Theme, de Henry Mancini, também é marca notória do felino rosa. 




8- Flamingos E Sua Coloração 

A substância conhecida como caroteno que está presente nos animais invertebrados aquáticos e nas algas que fazem parte da dieta dos flamingos é que confere a pigmentação rosada aos pássaros. Os flamingos são animais que costumam viver em bandos perto da água de onde tiram o seu alimento. Você não acha os flamingos elegantes? 

9- Cor-De-Rosa vs Idade 

Mulheres mais velhas apreciam muito a cor rosa como uma cor que representa a juventude, o novo. E quanto mais velhas forem, mais gostarão do rosa. Coisas da idade. 


Elizabeth II, a Rainha da Inglaterra, usando um traje rosa
Elizabeth II, a Rainha da Inglaterra, usando um traje rosa 
10- Bem-Me-Quer Rosa, Malmequer Rosa 

Rosa foi usado pela primeira vez como nome de uma cor no final do século XVII. 

O tom rosa é a segunda cor menos apreciada no mundo ficando com 17% de votos negativos contra os 20% do marrom que alcançou o primeiríssimo lugar. Eu também não curto nem marrom nem bege. 

BONUS 
O Vestido Rosa Que Virou Ícone 

Quem não se lembra da sensualíssima Marilyn Monroe em seu vestido tomara que caia de cetim rosa cintilante no filme Os Homens Preferem As Loiras, de 1953? Coberta de diamantes, ela usou o vestido no clássico musical Diamonds Are A Girls’s Best Friends que faz parte do filme dirigido por Howard Hawks. Anos mais tarde a cena foi copiada por Madonna no videoclip Material Girl, um de seus maiores sucessos.  


Marilyn Monroe usou o famoso vestido rosa choque no filme Os Homens Preferem as Loiras, de 1953, dirigido por Howard Hawks. Mistura de inocência e sensualidade 


Rosa Até No Chocolate 

Chocolate Rosa. E sem corantes. Sua coloração rosa acontece por causa de uma variedade diferente de cacau, conhecido como Ruby. A invenção do novo chocolate é da marca suíça Barry Callebaut que garante a pigmentação natural do Rosa Millennial (RGB- R: 247, G: 202, B: 201)

A invenção do Chocolate Cor-de-Rosa é considerada o quarto tipo existente, depois do chocolate ao leite, branco e amargo. Uma revolução no mundo achocolatado elaborada a partir de um processo de fermentação especial do cacau Ruby 

Extra! Extra! Há uns 10 anos, durante perfurações que uma companhia de petróleo realizava, foi descoberta nas profundezas das areias do Deserto do Saara a cor biológica mais antiga do mundo, o Rosa Millennial, que data de 1,1 bilhões de anos.  


Chocolate Ruby no KitKat da Nestlé 


E aí? O que acharam das curiosidades sobre a cor Rosa? Gostaram? Deixem suas impressões lá nos comentários.  



Beijos mil! :-) 
Criss 


  E não esqueça de Comentar e Seguir o Blog. OK?  

Você Também Vai Curtir

0 brincadeiras

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato