Especial Rússia

O Dia Em Que Masha E O Urso Conquistaram O Mundo

junho 08, 2018o¤° SORRISO °¤o


Hoje, no ESPECIAL RÚSSIA, vou falar de uma menininha de uns 4 anos de idade que adora brincar, brincar e brincar. Ela é sapeca ao extremo e tem energia para dar e vender, nunca se cansa, aliás como toda criança saudável da sua idade. Seu nome é Masha

Masha E O Urso 

Masha e o Urso (Masha and the Bear, em inglês ou Маша и Медведь, no original russo) é um desenho animado russo que conta as aventuras de uma menininha chamada Masha. Ela é uma criança muito afetuosa e sua curiosidade e criatividade nas brincadeiras transforma tudo em grandes e divertidas peripécias. Nem sempre é tão divertido assim para os outros animais do lugar... Hahahahahahahaha! Adora bagunça e doces! Como essa menina gosta de doce. 




O urso, símbolo da ferocidade e do poder de Moscou que por anos deixou o Ocidente em estado de alerta, ficou para trás. Outro Urso tomou o seu lugar, sim senhor! O urso-pardo russo da atualidade é o do título do desenho animado que conquistou os corações de milhões de pessoas no mundo por ser doce e amável, paciente e carinhoso, até mesmo bobão, quando o assunto é a pequena Masha ou a Ursa, seu grande amor. 

O desenho é focado na Masha, uma menina muito ativa, às vezes malcriada, e pra lá de travessa e de sua amizade com um imponente urso de circo aposentado e que também vive na floresta. O coitado do Urso na maioria das vezes é o alvo de suas brincadeiras. As histórias acontecem em um cenário russo tipicamente idealizado, inclusive com uma plantação de girassóis, uma referência ao filme “Os Girassóis da Rússia”, ao lado da casa da Masha. Sem mencionar o fato de que a própria Masha se veste como uma bonequinha matrioska. (Leia mais sobre matrioskas parte 1 aqui e parte 2 aqui). 

A Casa Da Masha  

Masha vive sozinha numa casa perto da floresta. Acho que os pais não aguentaram o tanto de energia que ela tem Hahahahahaha! Sua casa também é perto, ou melhor dizendo, praticamente dentro de uma estação da ferrovia Transiberiana; é só observar a placa Moscou – Alasca. Esse trem vai longe! Hahahahahhaha! 


Masha no meio da plantação de girassóis com sua casa ao fundo 

Um close da Masha com os girassóis e a floresta 


Bem, ela não vive exatamente sozinha. Um cãozinho, um bode e um porquinho cor-de-rosa dividem seu espaço e sua atenção. E o porquinho é mais do que especial para ela, pois Masha o trata como seu “bebezinho”, colocando roupinhas, dando comidinhas e passeando com ele para lá e para cá num carrinho de bebê. 

Sucesso Além Da Floresta 

Seu sucesso deve-se ao fato de ser um desenho que não precisa dos diálogos e por isso de fácil compreensão tanto para as crianças quanto para os adultos. O idioma russo aqui não chega a ser um empecilho, as situações são de entendimento intuitivo, mas é claro que o desenho, mesmo com pouquíssimos diálogos, está dublado em português. Ele é muito engraçado, possui bons gráficos e uma boa trilha sonora. Outros elementos cativantes são as lições de amizade verdadeira e lealdade que surgem a cada episódio quando Masha se mete em encrencas mil. 









A animação computadorizada em 3D do estúdio russo Animaccord é uma criação de Oleg Kusovkov. Fenômeno na Rússia desde 2009, a animação Masha e o Urso, baseada em um conto do folclore russo, já conquistou mais de 120 países e foi traduzida para 25 idiomas. Em 2015, Masha e o Urso ganhou o Prêmio Kidscreen na categoria Talentos Criativos. Uma espécie de Oscar da Animação. 

O sucesso da série foi tanto que o estúdio produziu dois spin-offs: Os Contos Da Masha e Contos Assustadores Da Masha. Esses desenhos apresentam contos de fadas clássicos da Rússia, dos Irmãos Grimm e os contos da carochinha mais famosos do mundo. No primeiro spin-off acima, Masha, agora um pouco mais velha, narra a seu modo essas histórias para seus bonecos, modificando e muitas vezes misturando a moral da história, de acordo com a sua vontade, para poder encaixar no que ela quer “ensinar” a seus brinquedos. Já em Contos Assustadores da Masha, nossa amiguinha travessa dissipa todos os temores das crianças, explicando que não é preciso ter medo disto ou daquilo. É isso aí, Masha! 






Folclore Russo 

Como disse, Masha e o Urso é baseado em um conto do folclore russo. Em linhas gerais, eis o conto: 

Numa casinha, viviam um vovô e uma vovó com sua netinha, chamada Mashenka. Um dia, a menininha foi a floresta com as amiguinhas e se perdeu. Foi parar na casa de um urso. O urso não queria levar a menina de volta para casa, dizendo que ela iria ficar lá para trabalhar para ele. Esperta, Mashenka conseguiu ludibriar o urso e, assim, voltar para seu lar, ao lado de seus avós. 

Elenco 


Masha de olhos verdes e Dasha, sua prima, de olhos azuis e com óculos 


Masha – diminutivo de Maria, em russo. É uma criança hiperativa que vive sozinha perto de uma floresta onde mora seu amigo Urso. Ela adora pirulitos e, às vezes, assiste ao seu próprio desenho Masha e o Urso na TV do Urso, sentada em sua poltrona. Bagunceira, arma várias confusões para poder brincar e se distrair. 

Urso – urso de circo aposentado, vive solitário numa casa na floresta. Possui talento nas artes cênicas, afinal era um artista de circo. Também sabe cozinhar e costurar, adora ler e jogar xadrez, realiza trabalhos de carpintaria, de apicultor, de químico, de cientista, além de cultivar uma horta. Ele é a figura paternal da Masha e seu melhor amigo. 

Pets da Masha – um cachorro, um bode e um porco. Ficam bem na frente da casa da Masha, onde moram, mas sempre ao vê-la sair de casa, tentam se esconder a todo custo por não aguentarem suas travessuras. O seu preferido é, sem dúvida, o porquinho cor-de-rosa

Ursa – é a grande paixão do Urso que tenta sempre conquistá-la ou impressioná-la com seus dotes artísticos e culinários. E no final acaba falhando. 

Coelho – vive roubando cenouras da horta do Urso e adora zombar dos outros animais da floresta. Muitas vezes participa das peripécias de Masha, meio que a contragosto. 

Lobos – são dois lobos amigos do Urso e da Masha. Vivem em uma ambulância abandonada no alto da colina e são considerados os médicos do local. Estão sempre famintos e à procura de algo para comer. 

Esquila – animal da floresta que vive no alto da árvore e parece estar sempre estressada. É amiga da Masha. 

Porco Espinho – mais um amigo da Masha que mora na floresta, dentro de um buraco na árvore. 

Urso Preto – é um urso forte e musculoso e, aparentemente, mais jovem que o Urso. É seu rival pelo amor da Ursa. 

Pinguim – é uma espécie de irmão adotivo de Masha. Foi o Urso quem chocou o ovo do pinguim encontrado por Masha. 

Panda – sobrinho chinês do Urso. Visita seu tio regularmente, mas mantém uma rivalidade com a Masha. 

Listras e Bigodes – é um tigre siberiano que ainda trabalha no circo. Velho amigo do Urso. 

Dasha – prima da Masha que vem de Moscou para visitá-la. Dasha é quase idêntica fisicamente a Masha, mas seu temperamento é bem diferente. Ela é mais calma e mais comportada sendo o oposto da Masha. 


Toda a galera do programa Masha e o Urso 


Produtos 

Como já disse, o sucesso é tanto que não faltam produtos Masha e o Urso. A franquia possui bonecos, cadernos, mochilas, fantasias, sapatos, DVD’s, pelúcia, jogos educacionais, material para festinhas e brinquedos diversos. Enfim, vários produtos de merchandising. Já foi tempo em que a Rússia era comunista, agora o que vale é o consumismo, o capitalismo. Sinal dos tempos.  

Curiosidades 

1- Masha chama o urso de Mishka, no original russo, que significa “ursinho”.

2- A marca da geladeira do urso é Animaccord

3- Os pais da Masha nunca foram vistos na série. 

4- Masha se veste como uma boneca Matrioska

5- O urso adora tomar chá e usa um Samovar russo, um utensílio tradicional para preparação de chás. 

6- A ferrovia Transiberiana conecta a Rússia Europeia com as províncias do Extremo Oriente Russo, Mongólia, China e o Mar do Japão. A ferrovia possui 9.289km, abrangendo 8 fusos horários e levando vários dias para completar a viagem de ponta a ponta. É o terceiro mais longo serviço contínuo do mundo. 

7- A série com gráficos em 3D é realizada por mais de 120 profissionais de animação. 

8- Seu canal em russo no YouTube possui quase 15 milhões de inscritos.  E seus vídeos figuram no Top10 dos vídeos mais assistidos na plataforma. 

          a. Russo

          b. Português

9- Site sobre a animação em português: https://mashaurso.com/ Para alterar o idioma é só usar o botão no topo da página. 

10- No Brasil, o desenho é transmitido pelos canais abertos SBT e TVCultura e pelos canais fechados Cartoon Network e Boomerang. 


Os amiguinhos da Masha assistindo TV na casa do Urso e tomando chá de um samovar russo 

O carinho de uma amizade incomum 


Masha e o Urso é diversão garantida para a criançada e para aqueles adultos que ainda alimentam a sua criança interior e não têm vergonha de mostrar que ela está bem viva, assim como eu. Eu gosto muito de assistir aos filmes animados ou desenhos da TV. E eu adoro o desenho da Masha E O Urso! E você? Já assistiu? Masha tem um cabeção, né? Hahahahahahaha! Deixe seu comentário aqui embaixo. 


Canção do Episódio 6 - Dia de Geleia com dublagem original em russo 




Faça a comparação com a canção do Episódio 6 - Dia de Geleia com dublagem em português 





Um dos meus episódios favoritos Episódio 38 - Trocando os Papéis 





Beijos mil! :-) 
Criss 


  E não se esqueça de Comentar e Seguir o Blog. OK?  



Você Também Vai Curtir

2 brincadeiras

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato