Dia Especial Geek

Nerd Com Orgulho!

maio 25, 2018o¤° SORRISO °¤o


Já colocou a toalha na mochila? Pendurou o sabre de luz no cinto? Não vai esquecer o guia do mochileiro, hein. Tudo certo? Está pronto? Então, dê partida na Millenium Falcon e, através do hiperespaço, vamos em direção ao mundo plano de Discworld. Mas, tenha cuidado com a tartaruga Grande A’Tuin e os quatro elefantes gigantescos quando aterrissar neste mundo mágico, em plena Revolução Gloriosa. Que a Força esteja com Você. 

Pois é! Hoje é 25 de maio, o Dia do Orgulho Geek. Se você quiser pode chamar de Dia do Orgulho Nerd, não faz mal. É o Dia de comemorar nossas nerdices e aproveitar muuuuiiitoooo com os amigos. Star Wars, Guia do Mochileiro das Galáxias e Discworld são os principais eventos/livros/filmes/séries/sagas comemorados, mas Star Trek, Superman, Batman, Senhor dos Anéis, The Big Bang Theory, Marvel, DC e o que mais você curtir, também valem. 

Darth Vader está procurando por seu headphone perdido. Será que Leia encontrou? Hahahahahahahahaha! 


O Nerd de hoje não é o mesmo Nerd de antigamente. Aquele Nerd era uma figura patética, de óculos e ridicularizado por ser antissocial. Lendo quadrinhos e jogando videogames. Sendo severamente repreendido por seus gostos e gastos. Hoje, a cultura Nerd ganha a cada dia que passa mais adeptos e simpatizantes. Parece até que ser Nerd é ter um poder superespecial tal qual um mutante do Professor Xavier. 

Será que Apocalipse saiu direto do (pra lá de) Antigo Egito e virou o mundo de cabeça pra baixo? Vamos falar sério. Nerds sempre existiram e isso não é nenhuma novidade, mas marcaram seu espaço nos cenários pop e cultural nestes últimos dez anos. Por que? Simples. Porque virou moda, virou celebridade, virou dinheiro. Ser Nerd agora é legal

E aí você se pergunta: 

• Mas e o tal Dia da Toalha que todos falam? 
• Por que essas celebrações no dia 25 de maio? 
• Nerd ou Geek? 

Dia Da Toalha 

Don’t Panic. Eu vou explicar. 

O Dia da Toalha é o dia criado para homenagear Douglas Adams e seu Guia Do Mochileiro Das Galáxias, a famosa trilogia de cinco livros Hahahahahaha! publicada pela primeira vez em Londres, em 1979. O Guia é um dos maiores clássicos da ficção científica e continua encantando novas gerações por todo mundo com seu humor nonsense e crítico. E a toalha? Ora... Segundo o guia “a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar”. Se você é um mochileiro das galáxias vai entender! 

Até mesmo Lord Darth Vader reconhece a importância da Toalha no Universo 


Douglas Adams morreu no dia 11 de maio de 2001 e no dia 25 de maio os membros da comunidade H2G2 (nome inspirado no livro) fizeram o primeiro tributo ao autor e sua obra-prima. 

Dia 25 De Maio 

O dia 25 de maio de 1977 foi a estreia nos cinemas do filme Star Wars ou Guerra Nas Estrelas como ficou conhecido no Brasil. O subtítulo Episódio IV: Uma Nova Esperança viria depois, junto com o sucesso impressionante e imprevisível da saga de George Lucas.  Logo, uma data cultuada pelos fãs da série. 

Como já vimos, no dia 25 de maio também foi homenageado Douglas Adams e seu Guia Do Mochileiro Das Galáxias. E o Glorioso 25 De Maio da série de livros Discworld, do escritor Terry Pratchett? Dá para notar, como o próprio nome diz, que também ocorreu no dia 25 de maio e nada mais justo do que os fãs do mundo achatado celebrarem a Revolução Gloriosa do livro, na mesma data na vida real. E... 

Discworld, um mundo plano e mágico sustentado por 4 elefantes gigantescos que estão sobre o casco de uma tartaruga enorme conhecida como Grande A'Tuin que viaja pelo Cosmos 


Em 2006, lá na Espanha, alguns jovens que se sentiam excluídos decidiram criar a data para mostrar que é legal ser Nerd e chamaram de “Dia Del Orgullo Friki”. E, escolheram o dia 25 de maio por seu valor simbólico, afinal a nerdmania de Star Wars é imbatível. Hahahahahahahaha! Não dá para negar que Star Wars é o ícone da Cultura Nerd e ponto final. 

Chegou a América em 2008 e passou a se chamar “Geek Pride Day”. Mais tarde, algumas pessoas perceberam que as datas das comemorações do Orgulho Nerd, do Guia e do lançamento de Star Wars coincidiam e juntaram tudo, formando o Dia Do Orgulho Nerd como conhecemos hoje. 

Ser Nerd Ou Ser Geek? Eis A Questão 

Nerd e Geek são sinônimos. Tudo é uma questão de momento na linha de tempo. Antigamente a gente chamava o cara de CDF, o famoso C* De Ferro. Depois, ficou conhecido por Nerd e atualmente é o Geek.  

Há quem diga que existem diferenças, tipo que o Geek é mais tecnológico e o Nerd é um aficionado por games, séries, filmes e HQ’s. Será? Pra mim é tudo junto e misturado. Nerd = Geek e Geek = Nerd

Se você é uma pessoa mais moderna e antenada com as novidades, Geek é a melhor opção. 

Seja como for, não entre em pânico e tenha orgulho de ser Nerd/Geek. Comemore com prudência e que A Força Esteja Com Você, meu jovem Padawan! 



FELIZ DIA DO ORGULHO GEEK! 

FELIZ DIA DO ORGULHO NERD! 

FELIZ DIA DA TOALHA! 


Beijos mil! :-) 
Criss 


  E não se esqueça de Comentar e Seguir o Blog. OK?    


Você Também Vai Curtir

0 brincadeiras

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato