Dia Especial Geek

As Tecnologias De Star Wars Na Vida Real

maio 04, 2018o¤° SORRISO °¤o


Quando assisti aos filmes da franquia Star Wars fiquei maravilhada com tanta tecnologia imaginativa futurística. Naves espaciais, salto no hiperespaço (através dos buracos de minhoca), carros que flutuam, robôs inteligentes, armas laser, sabres de luz e por aí vai. 

Tá certo que tudo não passava de um monte de efeitos especiais que permanecem incríveis até hoje!, mas é correto se fazer uma pergunta: a vida imita a arte? É bom lembrar que muitos anos antes, o ser humano já escrevia em fazer uma viagem à Lua, tudo na ficção, na imaginação e, de repente, lá estávamos nós dando os primeiros passos no nosso satélite natural. Doideira que virou Realidade! 

Não assisti ao filme na época de seu lançamento em 1977, nem dava Hahahahahaha, mas mesmo desde o primeiro filme, Uma Nova Esperança exibido há mais de 40 anos, toda essa parafernália tecnológica ainda se mostra muito avançada para os dias de hoje, tanto nos filmes quanto na vida real. 

Alguns passos já foram tomados e certos inventos que aparecem na obra de George Lucas, seja dos Rebeldes ou do Império, até existem, contudo, a maioria de forma tímida e bem diferente de suas versões cinematográficas. 

Vamos ver oito artefatos que já fazem parte da nossa galáxia muito, muito distante daquela de Guerra nas Estrelas

1- Próteses com Reflexos 

Em Star Wars, o próprio Darth Vader é mais máquina do que homem e Luke, depois de um confronto com Vader e bem no clímax de O Império Contra-Ataca, acaba perdendo a mão decepada pelo sabre de luz de Vader. Ao ser resgatado, sua mão é substituída por uma prótese biônica. Tudo muito simples e rápido. 


Prótese biônica de Luke Skywalker 


No nosso planeta real, aqui no Sistema Solar, próteses com reflexos ainda não chegaram a perfeição de imitar impecavelmente a mão humana como a de Luke. Embora os passos tenham sido pequenos, graças à evolução na robótica, na medicina e nos materiais utilizados grandes avanços na praticidade e no seu uso já foram ganhos para melhorar a vida daqueles que precisam.  


Demonstração de uma prótese biônica de verdade 


Hoje, embora não seja algo assim tão corriqueiro quanto no filme, uma prótese biônica pode ser conectada ao sistema nervoso, respondendo aos estímulos do cérebro que faz a pessoa sentir a sensação do toque e poder controlar a quantidade de força exercida ao praticar determinada ação. Até olhos biônicos já foram implantados em seres humanos. Quem sabe um dia chegaremos ao refinamento das próteses de Star Wars


Olhos biônicos com globo ocular 

Olhar biônico? 


2- Hologramas 

E tudo começou em Uma Nova Esperança com a mensagem holográfica deixada pela Princesa Leia no pequeno, mas valente, robô R2D2 para seus amigos rebeldes: “Ajude-me Obi-Wan Kenobi. Você é minha única esperança”. 


C3PO, Luke e Obi-Wan assistindo ao holograma de Leia 

Holograma de Leia e sua mensagem: "Ajude-me, Obi-Wan Kenobi. Você é minha única esperança." 


Nada de e-mail, SMS, Facebook, WhatsApp ou um simples telefonema. Nada disso. A onda nas estrelas era Mensagem Holográfica. Há também as análises dos mapas e equipamentos tanto do lado dos Rebeldes como do Império feitas através de hologramas, ao invés de material físico como papel. Salvem as árvores, por favor! 

Hoje em dia, é possível criar hologramas, mas apenas para projeções como no show do rapper Snoop Dogg com o falecido TuPac Shakur, também rapper. Já há um bom avanço na tecnologia holográfica, com uma imagem de alta definição e liberdade de movimentos. 


Show do rapper Snoopy Dogg com a participação holográfica, para lá de especial do falecido Tupac 


3- Speeder Bikers 

Qual amante da saga Star Wars não se lembra da perseguição implacável por entre árvores gigantescas envolvendo Stormtroopers, membros dos Rebeldes e os pequenos Ewoks em suas bikes supervelozes na floresta de Endor, em O Retorno de Jedi? Eu me lembro muitíssimo bem!! 


Stormtroopers fazem uma perseguição usando as speeder bikes 


Pois é. Embora seja bem diferente do que apareceu no filme, Mark DeRoche, com a ajuda de sua companhia Aerofex, criou um veículo que flutua a alguns metros do solo com duas hélices e um sistema de dutos de ar. É o projeto Tandem Duct Aerial. O projeto final recebeu o nome de Aerofex Hover Bike e está sendo testada a velocidade de 30Km/h e uma altura de 15 pés, mais ou menos 4,5m. A bike está longe de alcançar a supervelocidade, mas já conseguiu alcançar um superpreço, por volta de US$50 mil e avante. Já é alguma coisa... Hahahahahaha! 


O veículo Aerofex Hover 


4- Robôs Domésticos 

R2D2 e C3PO, embora tenham uma personalidade forte, foram criados para auxiliar nas funções domésticas. Nós meros humanos do planeta Terra podemos contar com a ajuda do simpático aspirador de pó Roomba ou do robô de limpeza Braava, ambos da empresa iRobot. Os dois deixam o piso da nossa casa sem poeira e sem sujeira. 


O Roomba "varrendo" a casa 

O Brava lavando o chão 


Até Pepper, o robozinho da SoftBank Robotics que promete “tornar as pessoas mais felizes”, possui uma inteligência emocional que beneficia a interação e favorece no momento de servir como companhia para as pessoas em seu dia a dia. 


O robozinho Pepper fazendo o cumprimento Hi5 com um humano

C3PO e R2D2 os robôs mais aclamados de Star Wars  


Infelizmente, ainda estamos bem longe do desempenho e do carisma de nossos heróis robóticos. 

5- Canhões Lasers 

Lembra dos canhões lasers da famigerada e fantástica Estrela da Morte? Ou das naves de batalha? Pois é. Eles existem, por mais incrível que pareça. Não exatamente do mesmo jeito e sequer estão localizados lá no espaço. Os canhões lasers causam graves avarias por calor e estão por aqui mesmo, dentro de navios da Marinha Americana e são utilizados para abater drones e pequenas embarcações consideradas ameaçadoras. 


Canhão laser da Estrela da Morte 

Canhão laser em ação atirando contra a Aliança Rebelde no filme Star Wars 

O Canhão laser é uma realidade para a Marinha dos Estados Unidos


E, por favor, esqueça o balé de luzes como os de Star Wars e seu peculiar som “pew pew”. Snif-Snif! 

6- Droids de Protocolo 

Todos sabem que C3PO é versado em mais de 6 milhões de formas de comunicação. Temos que saber, afinal ele não deixa a gente esquecer, né? Hahahahahaha! Enfim... Por essas bandas ainda não temos um androide ou um programa de computador capaz de realizar tal proeza. Seis milhões são seis milhões!! 


Skype, tradução em tempo real de texto e voz 

Do idioma Russo para o Inglês. App do Google com a ajuda da câmera do Smartphone traduz automaticamente textos em placas e paredes 

Na imagem acima, o Google Tradutor faz a tradução do texto em inglês para o português 

Fones de ouvido inteligentes da Google traduzem simultaneamente 40 idiomas  


O que temos são os primeiros passos com o Skype que faz a tradução simultânea de texto (mais de 50 idiomas) e voz de suas conversas com suporte para inglês, português, francês, mandarim, italiano, alemão e espanhol. E o Google com seus fones de ouvido inteligentes que fazem a tradução em tempo real para 40 idiomas, além do Google Tradutor que revela instantaneamente o que está escrito nas paredes, placas e cartazes apenas apontando a câmera do smartphone, auxiliando os viajantes de outras nacionalidades. Um dia a gente chega lá, C3PO. 

7- Levitação Magnética 

Para transportar cargas e naves em Star Wars os personagens utilizam a levitação magnética. Pelo menos essa tecnologia é a mais utilizada por aqui e ficou famosa com o trem bala japonês


O Mestre Jedi Yoda também tem poderes de levitação e outros um pouquinho mais eletrizantes 


Atualmente, o Maglev ou Comboio de Levitação Magnética (Magnetic Levitation Transport) mais rápido é da China que faz o percurso de 30km da Estação de Longyang Road em Pudong até o Aeroporto Internacional de Pudong, em Xangai em 7 minutos e 20 segundos, a uma velocidade de 431km/h. 


Maglev chinês 


Em 2015, no Japão, a Central Japan Railway Company, com seu maglev em fase de testes chegou a velocidade de 603km/h. E todos poderiam ir mais rápido ainda. UAU!! 

8- Raio da Morte  

Cientistas australianos descobriram que estamos mais próximos do Império do que gostaríamos. Aiaiaiai! Pesquisadores de Sidney, Austrália, conseguiram um modo de aumentar e muito a energia de vários feixes luminosos pelo Espaço através de um diamante ultrapuro, potencializando em um único raio poderoso de destruição, ao estilo Estrela da Morte. Vixi! 


A Estrela da Morte apontando e preparando seu Raio da Morte 

O Raio da Morte encontra seu alvo no Espaço 


Sua aplicação a princípio será para impulsionar satélites, veículos espaciais e retirar lixo espacial da órbita dos satélites. Ainda não é possível usar essa tecnologia para destruir planetas inteiros como Alderaan, lar da Princesa Leia que foi completamente aniquilado em Uma Nova Esperança. Eu disse AINDA. Afinal, quem pode garantir que não foi exatamente assim que o Raio da Morte do Império teve início? 

E aí? O que vocês acharam dessas oito tecnologias de Star Wars que já estamos utilizando ou, pelo menos, já descobrimos? Não se parecem com as do filme, é claro, mas temos que começar por algum lugar. A imaginação é o limite e o futuro dirá. 





VIVA O DIA DE STAR WARS! 

Beijos mil! :-) 
Criss 



  Não esqueça de Comentar e Seguir o blog. OK?  



Você Também Vai Curtir

2 brincadeiras

  1. Seu Blog no Blogspot (Blogger) é muito bem elaborado parabéns. Eu também sou fã desta plataforma gratuita.
    Meu nome é Tiago eu começei criar alguns blogs aqui da minha cidade Saquarema, Rio de Janeiro.
    Veja a baixo.
    https://saquaredes.blogspot.com.br
    https://jogaprarolosaquarema.blogspot.com.br/
    Veja e depois me diga o que faço para melhorar meu blog, se poder é claro abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago.
      Obrigada pela visita e pelo elogio. Fiquei muito feliz.
      Dei uma olhada nos seus blogs e eles são bons. Só a faixa esquerda (o 1º tópico) do Saquaredes é que está com a formatação errada. Ou talvez não dê para ser usada no Chrome.
      O importante é que seus blogs também sejam responsivos.
      Eu utilizei Free Templates disponíveis na internet como:
      https://www.themexpose.com/
      https://gooyaabitemplates.com/
      https://gooyaabitemplates.com/blogger-template-authors/soratemplates/
      e outros que aparecem nas pesquisas do Google.
      Bom trabalho!

      Beijos mil! :-)

      Excluir

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato