Datas Comemorativas Religião

Semana Santa Para Leigos

março 30, 2018o¤° SORRISO °¤o


Foram os últimos acontecimentos da vida de Jesus que geraram o Cristianismo. Todo o enredo que move, dá voz e vida a Religião Católica provém de seu calvário, crucificação e, principalmente, ressurreição. 

Vamos entender um pouquinho mais sobre a Semana Santa

A Importância Da Semana Santa  

Para o cristão este é o momento em que é revivido o drama da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo para a salvação da humanidade. 

Paixão? Não Entendi. 

Paixão de Cristo é um termo cristão utilizado para descrever os eventos e todos os sofrimentos de Jesus, sejam eles físicos, espirituais ou mentais que ocorreram horas antes de seu julgamento e de sua execução. 


Jesus carregando sua própria cruz, na qual seria crucificado 


As Primeiras Celebrações  

Os cristãos celebraram a primeira Semana Santa em 1682. A festividade foi fixada pelo Concílio de Nicéia, regido pelo Papa Silvestre I e patrocinado pelo imperador Constantino, em 325 d.C, determinando a doutrina da Igreja Católica, que fora transformada na religião oficial do Império Romano. Desde então os festejos acontecem nesses oito dias. 

Quem diria... De perseguidor voraz do Cristianismo e seus seguidores a adorador da Religião que se tornou oficial do Império Romano. 

Um decreto papal estabeleceu o Domingo da Ressurreição como a data mais importante do ano eclesiástico. 

De Olho No Calendário 

A Semana Santa não acontece na mesma data todos os anos, pois se trata de um evento móvel que varia em relação ao calendário litúrgico da Igreja Cristã. Sendo celebrado sempre no domingo seguinte à primeira lua cheia que segue o equinócio de primavera no Hemisfério Norte e o equinócio de outono no Hemisfério Sul. Portanto, 40 dias após a Quarta-Feira de Cinzas se iniciam os dias Santos. 

Os Passos Da Semana Santa 

Ela começa no Domingo de Ramos que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, aclamado pelos judeus e termina no Domingo de Páscoa, quando ocorre sua ressurreição. 


O sofrimento de Jesus estampado no detalhe da imagem 


O último fim de semana de comemorações passa pela Sexta-feira Santa, quando relembramos o sofrimento (paixão) e a morte de Jesus no Calvário; Sábado de Aleluia, um dia de reflexão sobre os acontecimentos, onde o ato mais importante é a Vigília Pascal, conhecida como “a mãe de todas as vigílias”. E termina com o Domingo de Páscoa, o dia em que Cristo passou da morte para a vida, o dia de sua Ressurreição. Fazendo com que a Páscoa tivesse um novo significado – uma nova oportunidade para todos nós. 

A Páscoa 

A palavra Páscoa vem do hebreu “Peseach” que significa “passagem”. Para os hebreus era a comemoração de seu povo que, guiado por Moisés, escapou do Egito onde era escravo e atravessou o Mar Vermelho, muitos anos antes de Jesus, é claro. Vários filmes, novelas ou séries de TV mostraram a façanha de Moisés libertando e conduzindo os hebreus, fatos baseados nas leituras do Velho Testamento. 

Jesus, como bom judeu que era, também celebrava o Peseach e a Última Ceia com os seus discípulos foi justamente isso, a comemoração da liberdade de seu povo. Na ceia, Jesus compartilhou o pão e o vinho com seus discípulos, representando seu Corpo e seu Sangue, respectivamente. 


"A Última Ceia" (1495-1498) pintura de Leonardo da Vinci 


Com sua morte e ressurreição, os novos adeptos dos ensinamentos de Jesus passaram a considerar a Páscoa como um momento de renovação e uma nova chance para todo cristão. 

O pão ázimo (não fermentado) é visto como o Corpo de Cristo sem pecados que Ele ofereceu na Cruz como resgate. O vinho puro e sem aditivos é Seu sangue derramado, símbolo de Sua vida perfeita, para absolvição da humanidade condenada ao pecado e à morte. 

Em rápidas palavras foi assim que tudo começou

E lembre-se: 

"Quando sua vida estiver sem graça, não cruze os braços, pois o maior Homem do mundo morreu de braços abertos: JESUS CRISTO!" 


[este é um (re)post atualizado] 



BOA SEMANA SANTA! 
BOM FERIADO! 


Beijos mil! :-) 
Criss 


  E não se esqueça de Comentar e Seguir o Blog. OK?  


Você Também Vai Curtir

0 brincadeiras

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato