Mês da Mulher

O Brinco De Pérola, A Essência Desta Moça Holandesa

março 15, 2018o¤° SORRISO °¤o


Prosseguindo com as comemorações do Mês da Mulher, aqui no BCArte, vou falar sobre as pinturas com mulheres que se tornaram famosas e inesquecíveis. 

Escolhi falar de uma obra de arte belíssima com um jogo de sombras e luzes espetacular e que é figura obrigatória em qualquer lista de pinturas mais importantes da História da Arte. Hoje é dia da Moça Com Brinco De Pérola, obra de Johannes Vermeer

Moça Com Brinco De Pérola 

Embora a pintura seja presumivelmente do ano 1665, a moça que vemos com lábios entreabertos tem uma beleza atemporal. Trata-se de uma moça misteriosa usando um turbante exótico que nos cativa no mesmo instante que a vemos. Sua pela alva se destaca pelo brilho de seu brinco de pérola, símbolo de castidade e pureza da nossa modelo de turbante. 

"Moça Com Brinco De Pérola", obra-prima de Johannes Vermeer 


Apenas a luz refletida pela pérola indica uma sombra lasciva entre a orelha e o pescoço, enviando sensações de pura sedução e apelo erótico. 

O fundo escuro realça o jogo de luzes e a sua posição em perfil que parece ir em direção a quem a olha, quase como uma pintura em 3D que salta da tela para nos fazer companhia em um bate-papo. 

Não se sabe muita coisa sobre a obra, se foi encomendada ou não, nem seu nome e nem data e sua única informação é sua assinatura IVMeer. Apareceu pela primeira vez em 1881, em um leilão em Haia, Holanda e hoje é a principal atração do Museu Mauritshuis, também em Haia. Moça Com Brinco De Pérola ou Het Meisje met de Parel, seu nome em holandês, é um óleo sobre tela e mede 46,5cm x 40cm. 

A obra-prima de Johannes Vermeer é também é conhecida como a Mona Lisa Holandesa ou a Mona Lisa Do Norte. Poderosa! 

O quadro "Moça Com Brinco De Pérola" exposto no Museu Mauritshuis 


Lábios 

Os lábios vermelhos e sensuais da modelo estão entreabertos prometendo palavras não ditas. Repare no efeito de brilho em seus lábios, talvez estejam molhados... 

O brilho nos lábios e na roupa são características marcantes nas pinturas de Vermeer. 

Olhos 

Seu olhar é direto, cheio de inocência e pesar, ao mesmo tempo que é sedutor. Ambíguo. E suas várias contradições parecem seguir seus admiradores por onde quer que vão. 

Roupa 

Estudiosos acreditam que a roupa de cor ocre amarelo, um tom bem atrativo, foi criada exclusivamente pelo artista, pois não havia nada parecido naqueles dias. A peça branca de baixo, cuja gola aparece, destaca-se e dá luz para a roupa ocre.  

Turbante 

Trata-se de uma peça incomum no vestuário de qualquer garota holandesa do século XVII. Talvez seu turbante tenha sido inspirado na pintura Menino Em Um Turbante, de 1656, do pintor flamengo Michael Sweerts.  

"Menino Em Um Turbante", óleo sobre tela por Michael Sweerts. Inspiração para Vermeer? 


No turbante foi utilizado um tom natural de azul profundo incomum e inigualável: o pigmento ultramarino. É um azul obtido através da moagem de lápis-lazúli que valia mais do que ouro naqueles tempos e por isso não era usado com frequência por seus contemporâneos. Mas, para Vermeer era esse azul que ele queria sem restrições. 

Ser Pérola Ou Não. Eis A Questão! 

A pérola era em formato de gota, moda entre as senhoras daquele período histórico. Sem falar que, como disse anteriormente, é uma metáfora para pureza. 

É preciso mencionar o fato de que uma pérola tão grande, com mais de 2cm de diâmetro, seria tão absurdamente cara para sua época que talvez só a Imperatriz da China pudesse ostentar tal joia. 

Temos que lembrar que no século XVII não haviam pérolas cultivadas artificialmente e, portanto, todas as pérolas eram naturais e muito caras, principalmente as grandes que só as pessoas mais ricas daquele tempo eram capazes de pagar. 

Uma pérola natural é formada ao acaso dentro da ostra como uma reação a um corpo estranho que se instalou em seu interior, como vermes ou um grão de areia, por exemplo. A tentativa da ostra de se livrar do incômodo acaba criando a pérola. Esse fruto da dor pode levar até 20 anos para se formar. Um acidente da natureza que produz uma verdadeira "joia viva". Por isso a pérola era tão cara e apreciada. 

Na época de Vermeer, existiam as “pérolas” artesanais feitas de vidro que vinham geralmente de Veneza e eram beeeemmmm mais baratas. Inventadas por M. Jacquin com uma técnica aprendida no Oriente, essas “pérolas” eram feitas de vidro que depois eram envernizadas para adquirir um acabamento mate e, assim, passarem por pérolas verdadeiras. 

Seus Vários Nomes 

Só há pouco mais de 20 anos que a pintura ganhou o nome pelo qual a conhecemos: Moça Com Brinco De Pérola. Quando o primeiro inventário das obras de Vermeer foi realizado, em 1676, um ano após seu falecimento, a tela recebeu o nome de Um Retrato Ao Estilo Turco. Mais tarde foi chamada de Jovem Com Turbante e Cabeça De Jovem

E talvez haja uma nova alteração em seu nome. Isto porque o Professor holandês de Astronomia Teórica e formado, também, em Física Teórica, Vincent Icke garante que o brinco não é de pérola e sim de prata, estanho polido ou de vidro veneziano. Segundo Icke, a forma como a luz reflete no pendente sugere que não se trata de uma pérola natural, pois se fosse, o efeito seria diferente. 

Espero que apesar de qualquer descoberta o nome pelo qual conhecemos a obra atualmente permaneça, pois já ganhou fama como a Moça Com Brinco De Pérola,mesmo sendo de outro material!  

A pintura no filme A Bela E A Fera, da Disney 

Uma brincadeira: A Moça em tempos de selfie. Hahahahahahaha! 


As Várias Moças 

Para variar fica a pergunta no ar: Quem era essa Moça com brinco de pérola? A vida do pintor Johannes (ou Jan) Vermeer é envolta em um véu escuro, cheia de mistério e que acabou se estendendo à sua obra-prima. 

1- Uns dizem que a Moça pode ser sua primeira filha, chamada Maria, e que teria 13 anos na época da pintura. 

2- Outros já falam que ela seria Griet, sua jovem empregada, o que pode ser verdade dado o fato de que Vermeer pintava muitos empregados realizando trabalhos caseiros e simples do cotidiano. 

3- Talvez uma amante

4- Alguns especialistas por aí que dizem que a moça não passa de uma invenção do artista. 

Nunca saberemos ao certo quem foi ou seu nome ou se ela realmente existiu e, talvez, essa charada seja um dos fatores que fazem a pintura ser tão cativante. 

Fotografia? 

Nas suas obras há alguns detalhes desfocados e outros são maiores do que geralmente são vistos a olho nu. São fatos que condizem com o uso de lentes por Vermeer. O artista parecia encantado com os efeitos ópticos obtidos pelas lentes. 

Um Pouco Sobre Jan Vermeer 

Johannes Vermeer nasceu em Delft, na Holanda, em 31 de outubro de 1632. Casou-se aos 20 anos com uma jovem rica de nome Catharina Bolenes e teve 15 filhos, sendo que 4 morreram quando muito pequenos. Sua biografia é escassa e o número de suas obras é bastante reduzido. Especializado em mulheres com afazeres do dia a dia, ele deixou cerca de 35 obras conhecidas, muito pouco comparado com seus contemporâneos, e calcula-se que pelo menos 20 estejam perdidas. 

Jan Vermeer 


Vermeer é conhecido como o pintor da luz, devido a sua técnica de luminosidade tão marcante em suas obras. E é delas, de suas obras, que emanam a luz para dar vida à escuridão de sua existência. Seus quadros são sua realidade e sua extensão. Morreu pobre aos 43 anos, em 15 de dezembro de 1675, também em Delft, Holanda. Um gênio misterioso com belas composições de equilíbrio e excelência ao utilizar a luz que só foi redescoberto em 1866 quando seus quadros começaram a chamar a atenção. 

Ei, Moça Da Telona! 

Quer saber um pouco mais sobre o artista e especificamente sobre a Moça e seu brinco? Assista ao filme homônimo se tiver oportunidade. Você pode encontrar Moça Com Brinco De Pérola (Girl With A Pearl Earring) no YouTube, completo e dublado. 

O filme é de 2003 e o diretor é Peter Webber e no elenco estão Colin Firth desempenhando o pintor Vermeer e Scarlett Johansson, interpretando Griet, a moça dos brincos de pérola. 

A pintura original  e Scarlett Johansson como a Moça  


Quem sabe algumas curiosidades são reveladas...  

É interessante ver a alma da Moça sendo capturada pelo artista. Como teria acontecido de verdade em 1665. E pensar que séculos depois iria acontecer a mesma coisa com todos aqueles que admiram e se encantam com a Moça Com Brinco De Pérola. Vale a pena assistir. 


Beijos mil! :-) 
Criss 


  E não se esqueça de Comentar e Seguir o Blog. OK?  



Você Também Vai Curtir

0 brincadeiras

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato