Mês da Mulher

Mona Lisa, A Mulher Mais Misteriosa Da História Da Arte

março 08, 2018o¤° SORRISO °¤o


Este ano quis fazer algo diferente para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Não vou falar de mulheres que com seu trabalho ou idealismo acabaram se destacando. Nada disso. Neste Mês da Mulher aqui no BCArte vou falar sobre as pinturas com mulheres que se tornaram famosas e inesquecíveis. 

E para começar nada melhor do que falar do quadro mais emblemático e misterioso de todos os tempos, feito por um gênio multifacetado e que influenciou vários artistas. Hoje é dia de Mona Lisa, obra de Leonardo da Vinci

Mona Lisa 

Com enquadramento moderno, sutis efeitos de ótica e seu sorriso discreto, Leonardo da Vinci presenteou o mundo com sua obra mais representativa, a Mona Lisa

Você pode pensar que se trata de um quadro enorme que pode cobrir uma parede inteira. Mas, não. As dimensões do quadro não são muito grandes; trata-se de uma pintura a óleo sobre madeira de álamo de 77cm de altura por 53cm de largura. 


Mona Lisa ou A Gioconda é o quadro mais conhecido do mundo 


A pintura começou a ser executada em 1503 e estima-se que tenha terminado em 1506. Foi levada da Itália para a França pelo próprio Da Vinci, juntamente com outras duas obras, “A Virgem e o Menino com Santa Ana” e “São João Batista”. Chegando na França começou a trabalhar para o Rei Francisco I que comprou a tela que passou a ser exibida em Fontainebleau e depois no Palácio de Versailles

Após a Revolução Francesa foi para o Museu do Louvre, onde está exposta até hoje. 

Seus Vários Nomes 

Mona é uma contração de Madona, ou seja, Senhora em italiano ou se você preferir Madame. Enfim, Mona Lisa significa Senhora Lisa

A obra também é conhecida como A Gioconda ou La Gioconda, em italiano, que quer dizer, A Sorridente ou A Mulher Alegre

Igualmente é reconhecida como Mona Lisa del Giocondo, ou seja, A Senhora Lisa, Esposa de Giocondo

Tanto faz como você a chame, ela é o símbolo da harmonia entre o homem e a natureza, fato que pode ser observado no plano do fundo da tela. 

Olhos Que Me Seguem 

Devido a composição estrutural da obra, o olhar de Mona Lisa parece acompanhar quem a analisa. Não importa de que posição você admire a pintura, o olhar intenso e penetrante da mulher irá segui-lo para onde quer que vá. 

Sorriso Gaiato 

Sem dúvida o ponto crucial da Mona Lisa é seu sorriso. Indefinido, ambíguo e misterioso. Inspirou músicas, filmes e poesias, proporcionando diversas leituras e teorias sobre seus verdadeiros sentimentos. 

Na Universidade de Amsterdã (Holanda), com apoio de pesquisadores da Universidade de Illinois (Estados Unidos), computadores com programas de reconhecimento de emoções humanas foram utilizados para identificar, de uma vez por todas, o sentimento por trás do sorriso. Os dados foram baseados no cruzamento de variantes de fotografias com a curvatura dos lábios e as rugas em torno dos olhos. A conclusão foi uma esmagadora porcentagem de 86% de felicidade

Reza a lenda que Da Vinci contratou músicos que ficavam tocando para animar sua musa e provocando muitos sorrisos, enquanto ele a pintava, é claro. 

Sobrancelhas De Ziggy Stardust 

Você já reparou que a Mona Lisa não tem sobrancelhas? É isso mesmo. É incrível que isso praticamente passe despercebido, pelo menos para mim, sendo que as sobrancelhas são responsáveis pela expressão dos olhos e do rosto, de um modo geral. 

Mas a explicação é simples. No século XVI, a Igreja Católica considerava a mulher praticamente uma obra do diabo e os pelos das mulheres eram sinônimo de pura luxúria. Por esse motivo elas raspavam as sobrancelhas!! 


Mona Lisa e seus admiradores no Museu do Louvre 


Mona Enquadrada 

A pintura apresenta a modelo em meio corpo, com uma paisagem distante ao fundo, o que determinou um padrão para retratos futuros. Seu enquadramento sugere uma estrutura piramidal, com as mãos dobradas no centro da base e o colo, pescoço e rosto iluminados no topo dessa pirâmide. 

Cores Alteradas 

Com o tempo as cores da obra de Da Vinci foram mudando, devido às tintas, vernizes, intempéries e a própria passagem dos anos e hoje não se parecem mais com o original. As cores que predominam atualmente na pintura são os tons verdes e amarelos. Terá ela se naturalizado brasileira? Hahahahaha! 

Mona Lisa Na Cultura Pop 

É tanto o reconhecimento de Mona Lisa como uma obra além de qualquer tempo que vários segmentos artísticos já se utilizaram de suas reproduções, como: 


Uma brincadeirinha transformando Mona Lisa em roqueira 


Marcel Duchamp, pintor dadaísta francês, que em 1919 alterou a imagem e escreveu “L.H.O.O.Q”, (em francês, “Elle a chaud au cul”), ou seja, algo parecido como “Ela tem um rabo quente”. 
Ou se você quer acreditar em algo mais sutil, “L.H.O.O.Q” poderia ser uma versão afrancesada da palavra inglesa LOOK (“Olhe”). 

Salvador Dalí, pintor surrealista espanhol, pintou em 1954, seu “Autorretrato Como Mona Lisa”. 

Andy Warhol, pintor e empresário americano do movimento pop art, lançou em 1963 uma série de serigrafias coloridas de Mona Lisa, popularizando a imagem e transformando-a em um verdadeiro ícone pop. 

Eliseu Visconti, pintor brasileiro, também criou sua Gioconda, a Mona Lisa brasileira em óleo sobre tela, em 1898, chamada Gioventù

Presente na música, ela serviu de inspiração para Nat King Cole, Elton John, Willie Nelson, Slick Rick, Counting Crows, Jorge Vercilo e até Britney Spears. 

No cinema, La Gioconda, de 1953; O Sorriso de Mona Lisa, de 2003; O Código Da Vinci, de 2006. 

Na literatura ficou marcada pelo romance policial de Dan Brown, O Código Da Vinci, de 2003. 

Para a criançada brasileira, a Mônica do Maurício de Sousa, já representou a Mona Lisa. 

Vários aspectos da cultura pop como grafites, moda e frases foram influenciados pela mulher que secretamente sorri. 


Mona Lisa na visão do artista Marcel Duchamp, em 1919 

O "Autorretrato Como Mona Lisa" de Salvador Dalí, de 1954 

Andy Warhol e sua Mona Lisa pop 

"Gioventù", a Gioconda brasileira de Eliseu Visconti, de 1898 

Mônica, da Turma da Mônica de Maurício de Sousa, também quis ser a Mona Lisa 


As Várias Mona Lisas 

A pergunta que não quer calar é: Quem foi Mona Lisa? Como a obra de arte já é cheia de mistério, com a identidade da modelo não poderia ser diferente. Embora seu rosto seja um dos mais conhecidos pelo mundo afora, ninguém sabe ao certo quem foi a musa de Da Vinci. 

Há várias teorias que tentam dar nome à mulher real. 

1- Historiadores acreditam que a mulher seja a esposa de um rico comerciante de seda e figura importante da sociedade de Florença, chamado Francesco del Giocondo. Seria ela Lisa Gherardini, nascida em 1479 e casada com Francesco em 1495, tornando-se Lisa del Giocondo
De acordo com investigações, e analisando as primeiras camadas da pintura, ela estaria usando um véu nos cabelos típico de mulheres do século XVI que indicava que ela estaria grávida ou que teria dado à luz recentemente.  

2- Alguns estudiosos pensam que a imagem é da mãe de Da Vinci, Caterina. 

3- Outros historiadores afirmam que a mulher retratada por Da Vinci é Isabel de Aragão, a Duquesa de Milão, garantindo que as cores da vestimenta da modelo pertencem à casa dos Visconti-Sforza. 

4- Estudiosos sugerem que Mona Lisa na realidade é nada mais nada menos do que um autorretrato de Da Vinci, vestindo roupas femininas. O debate seria por causa do plano de fundo da pintura com uma paisagem desigual que é mais alta do lado direito, representando o conceito do gênero masculino, em oposição ao lado esquerdo mais baixo, representando o conceito do gênero feminino. 

Um Pouco Sobre Leonardo 

Leonardo nasceu no dia 15 de abril de 1452, em Anchiano, um vilarejo no município de Vinci, na Itália. Daí ele ser conhecido como Leonardo da Vinci. Seu conhecimento não estava restrito apenas a uma área. Ele era plurivalente e se destacou como matemático, cientista, inventor, escritor, engenheiro, arquiteto, estrategista, urbanista, naturalista, escultor, anatomista, físico, químico, geólogo, astrônomo, botânico, cartógrafo, poeta, músico e pintor. Esse rapaz era pau pra toda obra! Hahahahahaha! Seus estudos sobre as leis da ciência e da natureza o guiaram por toda a vida em seus trabalhos. 


No game Assassin's Creed, Leonardo da Vinci oferece suas invenções para Ezio, o herói do  jogo, como por exemplo, um planador 


Com ideias à frente de seu tempo ele criou um protótipo de helicóptero, um tanque de guerra, uma calculadora, arquitetou um uso para a energia solar, elaborou uma teoria para as placas tectônicas, produziu um sistema de barricadas móveis, pensou em vários modos de levantar voo, entre outras centenas de coisas. Gênio inquieto, sua criatividade ia muito além de seus trabalhos. 

Mas com certeza ele se sobressaiu como pintor e suas obras influenciaram inúmeros artistas e tornou-se o líder máximo, uma sumidade da Renascença Italiana


Leonardo da Vinci (1452-1519) 


Já com status de celebridade, Leonardo teve permissão para dissecar cadáveres humanos (uma heresia) em Florença, Milão e depois Roma. Dedicou muitos desenhos no estudo do esqueleto humano, músculos, nervos, coração, órgãos sexuais, sistema vascular e outros órgãos. Os mistérios da maternidade também o fascinavam e, derrubando tabus em favor do esclarecimento, dissecou um útero e um feto humanos. 

Registrou também o envelhecimento e as emoções, além de deformidades e sinais de doenças. Leonardo acima de tudo era um curioso da natureza humana. E tudo isso refletiu em suas obras mais do que perfeitas. 

Leonardo da Vinci morreu em Clos Lucé, um solar situado em Amboise, no vale do Loire, na França, em 2 de maio de 1519, aos 67 anos de idade. A verdade é que ele voltou para o seu planeta! Hahahahahahaha! 


Uma brincadeira: Como seria a evolução da icônica Mona Lisa? 


Sigmund Freud, o pai da psicanálise, afirmou que Da Vinci “foi um homem que acordou cedo demais na escuridão, enquanto os outros continuavam a dormir”. Sem dúvida, um homem com uma obra marcada pela diversificação e pela genialidade, que estava muito além de seu tempo.  

Mona Lisa Forever 

Após vários atentados e atos de vandalismo contra Mona Lisa, que já foi roubada, atacada com ácido, xícara e pedra, e por ter passado por várias restaurações, ela permanece majestosa, seguindo seus admiradores com olhos firmes e lançando um sorriso libidinoso ou tímido àqueles que se encantam com sua beleza e graciosidade.  


Mona Lisa da cultura pop 


FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER! 


Beijos mil! :-) 
Criss 


  E não se esqueça de Comentar e Seguir o Blog. OK?  


Você Também Vai Curtir

0 brincadeiras

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato