Mês da Mulher

Roberta Williams Apontou E Clicou No Sucesso

março 15, 2017o¤° SORRISO °¤o


Para você que é apaixonado por games, claro que já ouviu falar de Sierra On-Line (que depois transformou-se em Sierra Entertainment) e se você for do tempo do MS-DOS, lá dos idos anos 80, já deve ter jogado algum jogo desenvolvido por ela. 

Roberta Williams usando a camiseta da empresa criada por ela e seu marido Ken


Afinal, a Sierra Entertainment ou, apenas, Sierra foi uma das empresas mais icônicas do mercado de games. Fundada por Roberta Williams e seu marido Ken Williams, em 1979, possui títulos clássicos como a série “King’s Quest”, de 1984, a série “Leisure Suit Larry”, de 1987 e o diferentão bizarroPhantasmagoria”, de 1995. A Sierra, simplesmente, mudou o mundo dos jogos para PC para sempre. E a responsável por esta mudança foi Roberta Williams

Capa do jogo Leisure Suit Larry in the Land of the Lounge Lizards - primeiro da série 

Larry sempre em maus lençóis (literalmente!) 

Larry no bar preparando-se para interagir 

Primeiro jogo da série King's Quest 

Cena do jogo King's Quest 

Mapas de King's Quest - Quest For The Crown


Segundo a própria Roberta, seu marido apresentou-lhe um jogo de aventura chamado “Adventure” (nada mais lógico! Bah!), porém o jogo era totalmente baseado em texto. Pode isso? Hoje nem dá para imaginar. Mas ela, visionária que era, percebeu o potencial de um jogo com gráficos. Então, ela e seu marido Ken desenvolveram o jogo de aventura e mistério “Mystery House”, em 1980. Roberta projetou, escreveu e ilustrou o game e Ken ficou com a parte da programação. Foi o primeiro jogo de aventura com gráficos e o primeiro game produzido pela On-Line Systems que mais tarde mudaria de nome e se tornaria Sierra On-Line

Nomes e Logotipos da Sierra Entertainment
Mystery House foi o primeiro jogo com gráficos e o primeiro jogo da Sierra 


Com “Phantasmagoria”, jogo de aventura e terror, a Sierra inovou novamente: introduziu seres-humanos de verdade, em vídeo, como os protagonistas do game. O jogador podia interagir com os personagens e os objetos de cena, apenas clicando sobre eles durante as etapas. Uma espécie de “point and click”, jogos em que o gamer aponta e clica com o mouse no cenário do jogo. 

Capa do jogo Phantasmagoria 


Phantasmagoria” possuía uma temática bem mais adulta com sangue, violência, morte e até uma cena de estupro. Eram 25 atores atuando em frente a uma tela azul e, enquanto um jogo comum na época utilizava entre 80 e 100 imagens de fundo, “Phantasmagoria” incluiu mais de 1000 (!). Isso sem contar com os efeitos especiais e uma trilha sonora que dispôs de um coro de 135 vozes. O custo para seu desenvolvimento foi de 4,5 milhões de dólares e foi filmado em um estúdio especialmente construído para o jogo, cujo valor foi de 1,5 milhões de dólares. Cifras gigantescas na aposta de um novo jogo; um risco que fez a indústria dos games olhar com outros olhos para o mercado. Tlim-Tlim! 

O casal Adrienne e Don são os protagonistas do jogo de Roberta Williams - Phantasmagoria  

Uma cena do jogo com Adrienne 

Cena de Phantasmagoria - jogo da Sierra para PC 

Uma das várias mortes de Phantasmagoria 

Outra cena com morte em Phantasmagoria 

Cena do estupro 


A Sierra promoveu seu novo jogo, restringindo a venda para adultos e até utilizando um sistema de censura com senha, devido ao seu conteúdo. E por causa dos vídeos criados para as várias situações possíveis exigidas pelos usuários (afinal era um jogo interativo), o jogo foi lançado com um total de 7 CD’s. UAU! 

Caixa e os 7 CD's do jogo Phantasmagoria 




Tudo isso tornou o game um verdadeiro sucesso, fazendo com que arrecadasse em seu fim de semana de estreia a fabulosa (para a época) quantia de 12 milhões de dólares, tornando-se um dos jogos mais vendidos de 1995. E, até o ano 2010 foi considerado como o sexto jogo mais assustador de todos os tempos. Valeu ou não valeu o investimento? 

A empresa também é responsável pela distribuição de títulos super famosos e atualíssimos como “Half-Life” e “Counter-Strike”. 

Game Awards 2014 

Tradução: "Eu aprecio o sentimento que eu sou uma mulher popular nos círculos dos jogos para computador; mas eu prefiro ser pensada como um designer de jogos de computador, em vez de um designer de jogos de computador mulher. Eu não me coloco no modo de gênero ao projetar um jogo." 


Ah! Se não fosse a Roberta Williams será que os jogos ficariam com seus gráficos tão espetaculares como estão hoje? É para pensar. 


Beijos mil! :-) 
Criss 


  E não se esqueça de Comentar e Seguir o Blog. OK?  



Você Também Vai Curtir

0 brincadeiras

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato