Mês Noel natal

Renas Sabem Voar?

dezembro 19, 2016o¤° SORRISO °¤o


O que seria do Papai Noel sem seus ajudantes, não é mesmo? Produz brinquedos aqui, embrulha ali e coloca no saco do Bom Velhinho (sem brincadeiras, por favor) acolá. Presentes para todas as crianças do mundo inteirinho! É muito brinquedo. É muito trabalho, vamos concordar. 


As Renas são simpáticas, não acham? 


Tudo bem. Afinal de contas, ele é Papai Noel. Um senhor de barba e cabelos brancos, meio fora de forma, exibindo uma barriga avantajada, mas que possui a alma de uma criança. Força e vitalidade não lhe faltam. Ho! Ho! Ho! Agora... pensa comigo... Como ele conseguiria entregar todos os presentes para todas as crianças no mundo em uma única noite se não fossem suas fabulosas renas? Elas também merecem o crédito pela festa. 


Acho que Papai Noel está precisando fazer dieta. Hahahahahaha! 

Rodolfo é você? 


Renas Existem? 

Renas existem, sim! Alguns as chamam de caribu. Bah! Rena é rena e ponto final. Seu nome científico é Rangifer tarandus. Trata-se de um cervídeo (tipo cervo e veado) de grande porte com chifres e tanto os machos quanto as fêmeas possuem galhadas. Ela é natural de terras frias como Suécia, Rússia, Alasca, Canadá, Noruega, Islândia e Lapônia (lar original de Papai Noel e suas renas). Em alguns desses lugares a temperatura chega a 50° negativos. Brrrrr!!! 


Rangifer tarandus é o nome científico da Rena 

"Mamãe" Rena com seu filhote 

A Rena também é conhecida como Caribu 


As renas são animais simpáticos e bonitos e em alguns países são utilizadas para puxar trenós, transportando mercadorias e pessoas pelas regiões árticas. E, NÃO! Elas não podem voar! Só as renas do trenó de Papai Noel possuem esse poder tão especial. 


As Renas foram domesticadas para puxar trenós com mercadorias ou pessoas 


Alakazam, Vamos Voar! 

São nove as renas mágicas que ajudam o Bom Velhinho na entrega dos presentes para as crianças. Na verdade, seriam oito renas, como em qualquer trenó usando pares de animais, mas reza a lenda (que surgiu em 1939) que Rudolph e seu brilhante nariz vermelho teria ajudado o Cara de Pijama Vermelho e suas Renas (parece até nome de grupo brasileiro dos anos 90!) durante uma tempestade, guiando-os, graças ao seu chamativo nariz. Daí não só entrou para a equipe titular de renas, como tomou seu lugar de honra orientando suas amigas no trenó. 


Papai Noel "estacionado" do lado de fora de uma casa para entregar os presentes natalinos com seu trenó de Renas Voadoras 

Noel tomando conta de suas Renas Mágicas 

Rena mostrando todo seu amor por Papai Noel 

Papai Noel recompensando sua Rena 


Os nomes originais das renas são: Rudolph (a rena de nariz vermelho), Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Donner e Blitzen. Em português ficaram, respectivamente, Rodolfo, Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão e Relâmpago. 

Nomes Interessantes  

Os nomes das renas, com exceção de Rudolph, saíram de um poema escrito pelo americano Clement Clarke Moore, em 1823, chamado “A Véspera de Natal” (“A Visit from St. Nicholas”, no original). 


Livro "A Véspera de Natal" ("A Visit from St. Nicholas", no original em inglês) escrito por Clement Clarke Moore, em 1823 


Robert L. May foi o responsável por criar a lenda da rena Rudolph. A cadeia de lojas Montgomery Ward Company, de Chicago, pediu a Robert (funcionário da loja, é claro!), um apaixonado pela escrita de livros infantis, para criar uma história de Natal que seria oferecida aos seus clientes. E, por sofrer bullying, justamente por possuir um nariz estranho, vermelho e brilhante, surge “Rodolfo, a Rena de Nariz Vermelho” (“Rudolph, the Red-Nosed Reindeer”, em inglês), em 1939.  


Robert L. May escreveu em 1939 a lenda de "Rodolfo, a Rena de Nariz Vermelho" ("Rudolph, the Red-nosed Reindeer", no original) 


Infelizmente, de 1939 até 1946, seu criador não recebeu royalties e sequer tinha participação nos lucros. Só a partir de 1947, depois de convencer o presidente da empresa em lhe transferir os direitos autorais, é que Robert L. May garantiu sua estabilidade financeira. A obra tornou-se um estrondoso sucesso e já virou filme, desenho, musical e muito mais. 

Siga O Papai Noel Pelo Mundo 

E tem mais. Quer rastrear Papai Noel? Desde 1955, o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD) mantém como tradição o rastreamento do Papai Noel e suas renas (localização e todas as suas paradas!). É o Santa Tracker


O Bom Velhinho arrumando suas Renas Voadoras no trenó 


Em Tempo: Santa porque Papai Noel em inglês é Santa Claus. E Santa é para os íntimos. Sabe como é. 

O site Official NORAD Santa Tracker funciona em português e mais 6 idiomas, além do inglês, o idioma oficial, e estão disponíveis várias atividades natalinas para divertir e matar a curiosidade como Jogos, Música, Filmes, Biblioteca, Loja de Presentes e Sede do Norad, além de exibir o planeta Terra e explorar o Polo Norte. 

Enquanto aguarda a visita do Bom Velhinho trazendo seu presente, dê uma passadinha e explore a Vila do Papai Noel.  

Para visitar NORAD ST clique na imagem 


 NORAD Rastreador de Papai Noel



Se preferir outro rastreador, um que não faça parte de um órgão do governo, tem o Google Santa Tracker, igualmente cheio de brincadeiras e curiosidades e bem mais popular. 

Visite o Google ST, clicando na imagem 


Monitorando Papai Noel com o Google





Divirta-se enquanto espera acordado para ver as Renas Mágicas puxando o trenó do Papai Noel. 


FELIZ NATAL! 


O Brincando com Arte deseja um Natal cheio de Fofura, como a Rena aí de cima, e Alegria! 



Beijos mil! :-) 
Criss 



E não se esqueça de Comentar e Seguir o Blog. OK? 





Você Também Vai Curtir

2 brincadeiras

  1. Adorei saber mais das Renas do Papai Noel. Sem dúvida Rudolph é a rena mais famosa, a rena do nariz vermelho se tornou a mais simpática! Tb gostei das dicas de diversão! Amei a postagem! FELIZ NATAL! Bjinhos, Mary Chef.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mary.

      Que bom que gostou!! Fico muito feliz.
      Eu achei as renas super simpáticas e, sem sombra de dúvida, Rudolph é a mais famosa, com aquele nariz que mais parece um pisca-pisca vermelho. Hahahahahahaha!!

      FELIZ NATAL!

      Beijos mil! :-)

      Excluir

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato