Esporte Olimpíada

Turbilhão de Emoções

setembro 21, 2016o¤° SORRISO °¤o


E os Jogos Paralímpicos Rio2016 chegaram ao fim. A festa de encerramento, que aconteceu neste domingo, apostou forte na música e seguiu o lema das cerimônias anteriores da Rio2016, onde menos é mais e abalou o Maracanã. 

Desta vez não vimos show de luzes, bailarinos ou imagens em 3D no solo, pois o gramado do Maraca foi reservado, exclusivamente, aos atletas paralímpicos que assistiram ao show e participaram da festa de pertinho. Com muita empolgação. 

E foi assim que chegou ao fim o ciclo de mega super ultra eventos esportivos no Brasil que teve, além das Paralimpíadas, a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. Ufa! 

Muita Alegria e Música 

Bem diferente da cerimônia de abertura, a festa de encerramento foi uma grande pista de dança, um show para ninguém ficar parado. Todos cantaram, dançaram e aplaudiram. Teve até trenzinho de atletas. A alegria deu o tom do evento. 

Gaby Amarantos, Vanessa da Mata, Céu, Saulo Fernandes, Andreas Kisser, Mestre Batman e os Batuqueiros do Silêncio, Nego do Borel, Jonathan Bastos, Nação Zumbi, Saulo Laucas e Ivete Sangalo, entre outros, empolgaram, com sua música, tanto o público quanto os atletas. 

Tributo a Clara Nunes 


E a homenageada da vez foi Clara Nunes, a nossa Guerreira, uma das maiores intérpretes da música brasileira. Aqui foi representada por Vanessa da Mata que cantou “Conto de Areia”. Mandou bem! 

Google na Festa 

Para mim, o mais interessante, original e útil foi a utilização do Google Tradutor que, com sua voz característica, serviu de Mestre de Cerimônias da festa. Através de um telão, o MC Google auxiliou deficientes auditivos e qualquer um que quisesse entender melhor o show. 

No telão, homenagem ao iraniano que morreu durante prova de ciclismo


Inclusão é a Resposta 

Se você acha que um deficiente auditivo não consegue tocar um instrumento musical, que tal um grupo inteirinho formado por jovens surdos de Recife? Regido pelo Mestre Batman (santa batuta!), o grupo Batuqueiros do Silêncio provou que tudo é possível. 

E, uma pessoa sem braços consegue tocar guitarra? Pergunta para o Jonathan Bastos que, ao lado de Armandinho com sua guitarra moldada no reggae e Andreas Kisser, guitarrista metaleiro do Sepultura, mostrou que, apesar de tocar com os pés, o som da guitarra é o mesmo. 

Guitarristas na festa: Armandinho, Jonathan Bastos e Andreas Kisser

Um pouco mais do show dos guitarristas 


A deficiência visual e o autismo, também, não impediram o tenor Saulo Laucas de cantar o Hino Nacional de forma magistral. 

A mensagem de que não se vê deficiência quando o outro é tratado com igualdade foi passada com sucesso. Carlos Arthur Nuzman (presidente do COBComitê Olímpico Brasileiro) em seu discurso de encerramento declarou com grande otimismo: “Missão Cumprida”. Será que realmente captamos a mensagem e conseguiremos incorporá-la no nosso dia a dia? Em um futuro próximo? Tomara que sim! 

ParaJapão 2020 

A Governadora de Tóquio, Yuriko Koike, recebeu a bandeira dos Jogos Paralímpicos que terão sua próxima edição no Japão, em 2020. 

A apresentação da modelo amputada Gimico, do dançarino amputado Koichi Omae e da artista cega Akira Hiyama, mostrou ao público o que esperar dos japoneses nas próximas Paralimpíadas. 

Festa japonesa na Rio2016

Delegação japonesa já se prepara para os jogos de 2020


Vamos aguardar um espetáculo cheio de recursos tecnológicos. Afinal, tirar a tecnologia do Japão é a mesma coisa que tirar o samba do Brasil. Não rola. 

Tchau Pira Paralímpica 

É claro que a chuva marcou presença no espetáculo. Pra variar! Só que desta vez não foi ela que apagou a chama paralímpica. Dezenas de cata-ventos simbolizaram o vento virtual que fez com que a pira fosse apagada, decretando, oficialmente, o fim dos Jogos Paralímpicos Rio2016. 

Cata-ventos se preparam para apagar a chama da Pira Paralímpica


Quadro de Medalhas 

O Brasil ficou em 8º lugar, com um total de 72 medalhas, sendo 14 de ouro, 29 de prata e 29 de bronze. Comparado com a última Paralimpíada em Londres 2012, tivemos uma queda no desempenho. Em 2012 terminamos em 7º lugar. 

Para termos uma ideia, a China ficou em primeiríssimo lugar com 239 (!) medalhas (107 ouros, 81 pratas e 51 bronzes). O segundo lugar ficou com a Grã-Bretanha, com 147 medalhas (64 ouros, 39 pratas e 44 bronzes) e o terceiro lugar ficou com a Ucrânia e suas 117 medalhas no total (41 ouros, 37 pratas e 39 bronzes). 

Ivete Sangalo chega abalando geral

Cartaz com agradecimentos da equipe francesa

Mais agradecimentos, desta vez, da equipe australiana

Festa no Maracanã vista do lado de fora


Agora é esperar por Tóquio 2020. Até lá! 


Beijos mil! :-)
Criss


E não se esqueça de Comentar e Seguir o Blog. OK?


Você Também Vai Curtir

2 brincadeiras

  1. Adorei o post falando sobre o fim desse evento exuberante que o Brasil teve a honra de sediar flor. Amei a cerimônia de encerramento :*
    lacinhorosa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marilia.

      O Brasil fez bonito e o povo também.

      Obrigada pela visita! :-)

      Beijos mil!

      Excluir

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato