Esporte Olimpíada

Experiência Sensorial na Rio2016

agosto 06, 2016o¤° SORRISO °¤o



A abertura dos Jogos Olímpicos foi demais! Sim. Sabe aquele lema de que menos é mais? Pois é. Foi com esse princípio e com menos tecnologia que viajamos pelo Rio de Janeiro vendo do alto os praticantes de esportes; refizemos os caminhos da criação do Brasil e seu intenso verde; e nos deparamos com o surgimento dos índios, depois, dos descobridores, dos escravos, dos vários povos que aqui chegaram e modificaram a paisagem e moldaram o país. Vimos bailarinos interagindo com projeções no chão em 3D, durante a concepção das cidades grandes. Inusitado. 

Microrganismos criadores do Brasil

Os primeiros habitantes do Brasil, os índios
Criação da Cidade Grande

Diversidade do Povo Brasileiro


Embarcamos no 14 Bis com Santos Dumont e, por uns instantes, deixamos a festa no Maracanã e a nova “Garota de Ipanema”, Gisele Bündchen, para trás e demos uma rápida voltinha pela Cidade Maravilhosa à noite. Uma delícia! 

Réplica do 14 Bis com sósia de seu criador, Santos Dumont


Música e Dança, a Festa 

Foi um espetáculo visual simples, mas lindo. As músicas e os cantores escolhidos, entre ícones já consagrados e atuais, representaram com maestria a sonoridade brasileira que tanto encanta o mundo. A cerimônia foi movida a samba e funk, numa mistura e interpretações que fizeram o público delirar. É claro que as Escolas de Samba não podiam faltar, afinal é patrimônio cultural do Rio e do Brasil. E quem não se empolga com o som de uma bateria de Escola de Samba? Difícil, né? Parece que está sincronizada com nosso coração. Uma sensação única. (!!!

Ecologia com Poesia, o Alerta 

E, o mais importante, foi usar um espetáculo tão grandioso e transmitido para o mundo para dar um alerta. Um aviso para abrirmos os olhos enquanto é tempo e nos preocuparmos com o verde, as matas, os bosques e as florestas do planeta. Uma mensagem ecológica, nas vozes da dama do teatro brasileiro, Fernanda Montenegro, e do teatro inglês, Judi Dench, que declamaram trechos de poema de Carlos Drummond de Andrade, sobre o desmatamento desenfreado e, como consequência, o aquecimento global, o que nos faz pensar e querer agir. Por isso, foram dadas sementes aos atletas das delegações participantes para que as plantassem em micro “vasinhos” durante o desfile dos atletas. Após um ano, essas plantinhas serão replantadas em Deodoro, no Parque Radical e se chamará Floresta dos Atletas. Pode ser pouco, mas... uma ação é melhor do que nenhuma. 

Anéis Olímpicos Ecológicos


A Tocha Entra em Campo, a Emoção 

Carregando a tocha até o interior do Maracanã, Guga estampava no rosto toda a emoção e o orgulho de participar de um evento tão grandioso para o esporte e bem aqui, no Brasil. A mesma emoção de todos nós brasileiros. Não existem palavras para exprimir. Só emoções! Depois, repassou a tocha para Hortênsia que a entregou a Vanderlei Cordeiro, medalhista de bronze na maratona nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, para acender um dos maiores símbolos das Olimpíadas: a pira olímpica

Delegação Brasileira

Guga entra no Maracanã com a Tocha Olímpica
Vanterlei Cordeiro acendendo Pira Olímpica no Maracanã


Fogo Olímpico, o Sol 

A pira olímpica, neste pensamento ecológico, ficou pequena, mais econômica, eu diria. E, como criatividade é mãe e não madrasta, a pira se transformou no sol, com aros (ou seriam raios?) se mexendo e envolvendo como anéis a pira. MARA! Quando vi, achei LINDO demais. E gostei também dela estar no Estádio do Maracanã, local de abertura e encerramento dos Jogos. Há uma outra na frente da Candelária, cujo lugar foi todo remodelado e revitalizado e que vai servir para, o que eu chamo carinhosamente de “refugiados das olimpíadas”, aquelas pessoas que não conseguiram comprar as entradas para assistir aos Jogos e que vão até lá para assistir ao telão e se confraternizarem.  

Em tempo: a escultura (a pira olímpica) é do artista americano Anthony Howe, que surpreende o mundo com suas esculturas cinéticas que, através dos movimentos de sua estrutura, são cheias de efeitos visuais. 


Pira Olímpica



Somos Brasileiros, o Orgulho 

Apesar de todo$ o$ problema$ pelo$ quai$ o Rio de Janeiro pa$$a, a Olimpíada está aqui e só nos resta mostrar ao mundo que, mesmo com todas essas mazelas, somos um povo que recebe de braços abertos e com um sorriso no rosto os turistas e atletas. E foi com esse espírito de Alegria, Descontração, Diversidade e com um Colorido tipicamente tropical que a cerimônia foi realizada. E, como o estádio em uníssono cantou: ”Sou Brasileiro, com muito orgulho, com muito amor”. Sem palavras! Parabéns, Rio! 


Show de Fogos no Maracanã (visto de dentro)

Show de Fogos no Maracanã (visto de fora)

O símbolo da Paz e do Amor transformado em Árvore, criação de Ziraldo

Logo dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016



Aguarde o próximo post olímpico. Até lá!  



Beijos mil! :-)
Criss


E não se esqueça de Comentar e Seguir o Blog. OK?







Você Também Vai Curtir

2 brincadeiras

  1. oi Cris, realmente foi uma cerimônia de abertura das mais emocionantes que já assisti em Olimpíadas. Estão de parabéns. Maravilhosa postagem com todos os destaques do evento. Ah, adorei esse novo layout do blog, ficou lindo!

    Beijoss/Bom finalzinho de domingo e ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Rosa,

      quero agradecer por ter vindo dar uma espiadinha por aqui. Amei! <3

      Realmente eu achei uma cerimônia muito bonita, fiquei encantada e até nem acreditei que pudessem ter feito algo tão lindo e tão criativo. Claro que o que não falta para nós brasileiros é criatividade e raça. Mostramos que podemos fazer tão bonito quanto os experts (ou até melhor!).

      E, OBRIGADA, pelo elogio ao layout do blog. Coloquei ele um pouco mais moderno.

      Valeu pela visita. Sua presença por aqui é sempre uma alegria.

      Beijos mil! :-)

      Excluir

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato