Esporte Olimpíada

Olimpíadas - De Berço Grego A Berço Esplêndido

julho 23, 2016o¤° SORRISO °¤o


Rio 2016! Faltam poucos dias para a cerimônia de abertura das Olimpíadas no Rio de Janeiro. É isso mesmo! Os Jogos Olímpicos de Verão, em sua 31ª edição, terão início no dia 05 de agosto. Mas, o show já vai começar dois dias antes (dia 03), na disputa de medalhas do futebol.  E no dia 21 desse mesmo mês acontecerá a festa de encerramento. Tanto a cerimônia de abertura quanto a de desfecho acontecerão no mitológico Estádio do Maracanã

Tocha Olímpica


Durante 19 dias os cariocas vão tentar esquecer os “bilhõe$” de problemas pelos quais vêm passando. Tudo de ruim (tudo?!!?) vai ficar para trás e, nesses 19 dias, a Cidade Maravilhosa será o palco para a disputa de medalhas em 28 esportes, dispostos em 42 modalidades olímpicas. Durante a competição, 306 provas valerão medalhas e serão distribuídas da seguinte maneira: 136 para mulheres, 161 para homens e 9 mistas. Hummm... Quantas delas o Brasil conseguirá abocanhar? 

Não pense você que a ideia dos Jogos Olímpicos é nova, elaborada pelo Barão de Coubertin que fundou o COI (Comitê Olímpico Internacional), no final do século 19. Nada disso. A ideia e a prática tiveram início muito, mas muito tempo antes. 


Jogos Olímpicos, a Origem 

Por volta de 2.500 a.C. nasceram as Olimpíadas, lá na Grécia, ainda na Era Antiga. Segundo a mitologia (lógico! É a Grécia.), Hércules, filho de uma mera mortal com Zeus, o chefão dos deuses, criou os Jogos. Várias histórias foram elaboradas para explicar o porquê de o Semideus ter inventado os Jogos. Uma delas seria para, simplesmente, homenagear seu pai. Outra diz que ele teria matado uma pessoa por um motivo fútil, assim, com a consciência pesada e arrependido e para se desculpar com seu pai, e com os demais deuses, criou os Jogos Olímpicos. Uma superfesta religiosa e atlética realizada no santuário de Zeus, em Olímpia (daí o nome Olimpíadas), em devoção ao próprio Zeus, com direito a juramento de atletas e a sacrifício de animais na festa de abertura. Já pensou se essa moda de sacrifício volta? (!)  

No âmbito olímpico, outra história conta que o próprio Hércules teria plantado a oliveira cujas folhas seriam utilizadas para elaborar as coroas de ramos de oliveira, conhecidas como kotinos, usadas pelos campeões das competições. A oliveira era a árvore protetora de Atenas, mas em outras cidades os vencedores recebiam coroas de louros. Elas representavam as medalhas de hoje. E são dessas coroas de louros que vêm as expressões “colher os louros” (alcançar vitórias e fama), “ficar com os louros” (receber todos os méritos por algo bem feito) ou “descansar sobre os louros” (repousar merecidamente por seus êxitos). 

Coroa de Ramos de Oliveira ou Kotinos

Pintura em vaso da Entrega da Coroa de Louros aos vencedores



Primeiros Registros, a História 

Os primeiros registros históricos dos Jogos Olímpicos são datados do ano 776 a.C. quando os vencedores começaram a ter seus nomes registrados, pois as competições tornaram-se mais organizadas. E, após percorrer a distância de 192,27 metros, prova de corrida pelo estádio, o cozinheiro Coroebus, da cidade de Elis, tornou-se o primeiro campeão olímpico da história

As Olimpíadas passaram a ocorrer de quatro em quatro anos, nos meses de julho ou agosto, durante cinco dias e além dos atletas, as provas foram liberadas para os cidadãos gregos comuns e livres e que nunca tivessem cometido heresias contra os deuses, tampouco cometido crimes, ou seja, tivessem a ficha limpa. 

Os atletas se reuniam para participar de dez modalidades como: corrida, corrida de cavalo, corrida de bigas, luta (estilo greco-romana), pugilato (boxe), pancrácio (uma espécie de vale-tudo), salto, disco, dardo e pentatlo (mix de 5 esportes: lançamento de disco, lançamento de dardo, salto em comprimento, corrida de estádio de 200m e luta). 

Pintura de Arremesso de Disco

Pintura em vaso da Corrida de Bigas

Pintura da Corrida de Estádio

Corrida (pintura em vaso antigo grego)

Pintura em vaso da Corrida de Resistência

Jovens lutando na Grécia Antiga (relevo em mármore)

Pintura do Arremesso de Dardo

Pintura da Prova de corrida

Pintura em vaso de Pugilistas nos Jogos da Grécia Antiga


Mulheres eram proibidas de participar dos Jogos e sequer podiam assistir aos seus atletas favoritos em ação, com exceção das sacerdotisas, afinal quem pode, pode. Uns dias antes das Olimpíadas, no mesmo estádio que seriam promovidos os Jogos Olímpicos, as mulheres desportistas realizavam a Heraea, eventos em homenagem a Hera, esposa de Zeus. 

Os Jogos eram mais que uma festa religiosa, mostravam a importância que os gregos davam aos esportes e ao corpo saudável e atlético, além de, através das competições, buscar paz e harmonia entre as várias cidades-estados e colônias gregas. As Olimpíadas eram tão importantes que interrompiam até guerras!  

Mapa do Mundo Grego Antigo



Invasão Romana, o Fim 

Precisamente, 293 edições das Olimpíadas ocorreram na Grécia Antiga e só quando a Grécia foi invadida pelos romanos, no século II, é que começaram a ser deixadas de lado. Em 393 d.C., ano da última edição olímpica, o imperador romano Teodósio I declarou o cristianismo ortodoxo a única e legítima religião do Império e proibiu qualquer manifestação politeísta, incluindo as Olimpíadas. 

Ruínas de Olímpia 

Ruínas do Santuário de Olímpia 

Estádio Olímpico construído sobre as ruínas do original


Terminava então um período magnífico de competições que marcaram e fizeram a história da Grécia Antiga. Ser um atleta era o mais próximo que se podia chegar da perfeição dos Deuses e Heróis da Mitologia

No próximo post, a História dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Até lá! 


Beijos mil! :-) 
Criss 



E não se esqueça de Comentar e Seguir o Blog. OK?




Você Também Vai Curtir

0 brincadeiras

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato