Sexta-feira 13 Superstição

Por Que Sexta-Feira 13 Dá Azar?

novembro 13, 2015o¤° SORRISO °¤o


Depois do 666, o número da besta, 13 é o número mais temido por 8 em cada 10 cidadãos. Ele é imbuído de uma carga negativa por quase todas as pessoas. É considerado um número de azar, de infortúnio. E, se juntarmos o número 13 com o dia da semana Sexta-feira... Vixe!!! Aí mesmo é que a vaca vai pro brejo, o bolo sola, o leite azeda e o sinal wireless cai. 

Saravá! Pé de pato, mangalô, 3 vezes!

Para se ter ideia, a coisa é tão feia, ou melhor, tão séria que existe até uma doença chamada Triscaidecafobia para quem tem um medo inexplicável do número 13 e outra doença chamada Parascavedecatriafobia ou Frigatriscaidecafobia para aquelas pessoas que têm pavor da Sexta-feira 13. É de dar medo ou não? 

Mas, por que o número 13 caiu em desgraça? E a Sexta-feira? Qual o problema com ela?




Entre as várias hipóteses, foi em uma sexta-feira que aconteceu a crucificação de Jesus Cristo e na Última Ceia haviam 13 pessoas à mesa, os 12 apóstolos e o próprio Jesus.




Outra explicação, vinda da mitologia nórdica, sugere que Odin, o principal Deus nórdico, realizou um banquete e convidou 12 deuses. Loki, deus da trapaça e da travessura, ficou irritado por não ter sido convidado e, disfarçado, apareceu na festa, causando um tumulto que resultou na morte de Balder, um dos deuses mais amados. Daí a crendice de que uma reunião com 13 pessoas não é uma boa ideia e sempre termina em desastre.



Outra lenda nórdica conta que Friga, a deusa da fertilidade e do amor, e que era muito estimada pelos escandinavos, durante o processo de conversão ao cristianismo foi transformada em uma feiticeira. Para alcançar a fé cristã, os povos bárbaros amaldiçoaram a deusa que, agora como bruxa, passou a se reunir toda sexta-feira com mais outras 11 colegas de maldição e o próprio Coisa Ruim, totalizando 13 participantes, com o único intuito de rogar pragas aos seres humanos. 



Muito cuidado hoje. Por isso, evite passar debaixo de escadas, quebrar espelhos, deixar os relógios parados, derramar sal na mesa... Acreditando ou não em superstições é sempre melhor prevenir do que remediar. E para terminar o dia, que tal uma maratona dos filmes Sexta-feira 13, com Jason Voorhees respingando sangue na sua telinha?  

Jason dos filmes Sexta-Feira 13




Beijos mil! :-)
Criss


  E não se esqueça de dar sua Opinião e Seguir o Blog. OK?  


Você Também Vai Curtir

2 brincadeiras

  1. Para mim, quem tem amor no coração, pra quem faz o bem, não teme um número, como 13 por exemplo! Um dos meus grandes presentes nesta vida, veio num dia 13!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato