beleza Borboleta

Borboleta voa, voa

setembro 05, 2015o¤° SORRISO °¤o


Será que tem alguém que não goste da suavidade e do colorido de uma borboleta? Acho que não! Quer dizer, infelizmente, existem pessoas que tem um medo irracional e totalmente sem controle de borboletas e mariposas e essa fobia se chama Motefobia.

Fobias à parte, voltemos às inocentes borboletas. 

Borboletas são insetos da ordem Lepidoptera, uma das divisões da classe Insecta, classificados nas superfamílias Hesperioidea e Papilionoidea que constituem o subgrupo Rhopalocera (borboletas). Ufa! 

Seu ciclo de vida consiste em 4 fases: ovo (pré-larva), larva (lagarta), pupa (que se desenvolve dentro da crisálida ou casulo) e imago (o inseto adulto). Dentro da crisálida, a lagarta (a futura borboleta) passa por uma metamorfose completa, uma transformação que modifica totalmente a estrutura interna do inseto. De lagarta rastejante para uma forma com asas, lançada aos céus. E os insetos que sofrem essa metamorfose completa são chamados de holometábolos, como besouros e mariposas, além das nossas delicadas borboletas.

Casulo com Borboleta Monarca

Borboleta Monarca saindo do casulo


Para se alimentarem, as borboletas vão de flor em flor em busca de néctar, daí serem importantes polinizadores de inúmeras espécies de plantas. Além do néctar das flores, elas também se alimentam de pólen, frutas podres, esterco de animais e seiva das árvores. Quem diria... Verdadeiras gourmets!

A borboleta monarca (espécie nativa das Américas do Norte e do Sul) prefere colocar seus ovos na flor asclépia, que contém componentes tóxicos. A lagarta adquire uma defesa química, tornando-se venenosa para a maioria dos predadores vertebrados. Mesmo quando ela se torna borboleta, o veneno continua ativo. O que é um problema para quem tem animais domésticos ou crianças pequenas que tenham a infeliz ideia de coloca-las em seu cardápio.

Borboleta Monarca pousada na Asclépia

Flor Asclépia

Borboleta Monarca

Borboletas Monarca


Muitas borboletas têm cores fortes para “avisar” aos predadores que possuem sabor amargo e que são indigestas. Um mecanismo de defesa natural que faz com que o inimigo associe as cores com uma futura indigestão. 

Borboletas não são venenosas, mas, como vimos, algumas podem ser tóxicas. E a história de que o pozinho das asas das borboletas pode causar cegueira é puro folclore. As asas têm escamas minúsculas que, por serem muito frágeis, acabam se soltando facilmente quando a seguramos e se a seguir, coçarmos os olhos, poderá ocasionar irritação, como qualquer sujeira que esteja em nossos dedos e unhas. Há, também a possibilidade de uma pessoa ser alérgica a borboletas, mas isso é muito raro, mas não impossível. Já algumas lagartas possuem pelos urticantes que podem provocar queimaduras. Cuidado com elas!

O peso mínimo de uma borboleta é de 0,3 gramas. Já a mais “gordinha” pode chegar a 3 gramas, o que é muito comum. E algumas ainda podem atingir 32 centímetros de envergadura das asas.

Elas existem há milhões de anos. Fósseis de borboletas de 40 – 50 milhões de anos atrás, do período Eoceno, são os mais antigos que foram encontrados e a semelhança com seus “descendentes” vivos é enorme. Seu desenvolvimento está ligado à evolução das plantas com flores, que as alimentam. Existem mais de 45 mil espécies de borboletas catalogadas (estima-se que esse número seja muito maior) e são especialmente encontradas nos trópicos, pois são de sangue frio. Para suportar condições de frio intenso, elas têm que hibernar em locais muito bem protegidos. 

As cores vivas e brilhantes e suas formas variadas servem para atrair o sexo oposto, pois o acasalamento é a principal motivação de uma borboleta adulta. 

O colorido tão variado das Borboletas

Normalmente, uma borboleta costuma nos encantar por pelo menos duas semanas. Há casos de algumas espécies durarem até uns 3 ou 9 meses. 

Com olhos compostos, as borboletas enxergam as cores do arco-íris, especialmente os tons fortes como vermelho, verde e amarelo e, também, as cores na faixa de luz ultravioleta que nós humanos não conseguimos ver. 

Outra coisa interessante é que as borboletas sentem os sabores e as texturas através de suas patas e com suas antenas captam os odores.

Apesar de pertencerem a mesma ordem (Lepidoptera), não confunda Mariposa com Borboleta. Mariposas têm hábitos noturnos, têm cores mais amarronzadas e pousam com as asas abertas, estendidas horizontalmente sobre o corpo. Borboletas são diurnas, possuem cores mais vibrantes e pousam com as asas unidas na posição vertical.

Mariposa
Borboleta

As borboletas sempre exerceram enorme fascínio em várias culturas antigas. Astecas, maias, antigos egípcios e maoris (nativos da Nova-Zelândia), viam as borboletas como símbolo de transformação, transição e renascimento.  Na mitologia grega, Psique é a deusa que personifica a alma e é representada como uma donzela com asas de borboleta. 

Psique, pintura de Jenny Eakin Delony

Com o passar do tempo foram associadas a Deus ou Deuses e, também, ao demônio; mensageiras de boas notícias ou assombrando os seres humanos, bisbilhotando sua conduta. Símbolo da esperança ou da perversidade. Seja como for, hoje, perderam seu significado místico. Cientistas atuais enxergam esses insetos tão delicados como uma espécie de termômetro que indica o avanço das mudanças climáticas.

Particularmente, acho que a criação das Borboletas foi uma grande inspiração divina. E que, como alguém disse (não sei quem),...

“Borboletas são pétalas que aprenderam a voar.”


  Lindo colorido e variedade de Borboletas  




















Beijos mil! :-)
Criss


  E não se esqueça de dar sua Opinião e Seguir o Blog. OK?  






Você Também Vai Curtir

0 brincadeiras

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato