Datas Comemorativas Religião

DIA DOS MORTOS

novembro 02, 2012o¤° SORRISO °¤o





No México, o Dia dos Mortos é uma celebração de origem indígena, que honra os defuntos no dia 2 de novembro. Além do México, também é celebrada em outros países da América Central e em algumas regiões dos Estados Unidos, onde a população mexicana é grande. 

A UNESCO declarou-a como Patrimônio da Humanidade: 

"... uma das representações mais relevantes do patrimônio vivo do México e do mundo, e como uma das expressões culturais mais antigas e de maior força entre os grupos indígenas do país". 

As origens da celebração no México são anteriores à chegada dos espanhóis. Há relatos que os astecas, maias, purépechas, náuatles e totonacas praticavam este culto. Os rituais que celebram a vida dos ancestrais se realizavam nestas civilizações pelo menos há três mil anos. Na era pré-hispânica era comum a prática de conservar os crânios como troféus, e mostrá-los durante os rituais que celebravam a morte e o renascimento. 

O festival que se tornou o Dia dos Mortos era comemorado no nono mês do calendário solar asteca, por volta do início de agosto, e era celebrado por um mês completo. As festividades eram presididas pela deusa Mictecacíhuatl, conhecida como a "Dama da Morte" (Dama de la Muerte, em espanhol) - atualmente relacionada à La Catrina, personagem de José Guadalupe Posada - e esposa de Mictlantecuhtli, senhor do reino dos mortos. 

As festividades eram dedicadas às crianças e aos parentes falecidos. 

É uma das festas mexicanas mais animadas, pois, segundo dizem, os mortos vêm visitar seus parentes. Ela é festejada com comida, bolos, festa, música e doces preferidos dos mortos, os preferidos das crianças são as caveirinhas de açúcar. 

Texto (totalmente) extraído da Wikipedia. Aff!  




Beijos mil! :-) 
Criss 



Texto extraído da Wikipédia


Você Também Vai Curtir

7 brincadeiras

  1. Querida amiga

    A forma
    como cada
    povo encara
    a morte,
    é fascinante...

    Morrer
    não significa
    o fim,
    mas um recomeçar
    de outra forma...

    Que haja sempre
    sonhos por sonhar.

    ResponderExcluir
  2. Olá anjo,

    Devemos recordar os que partiram da forma como os conhecemos, cada um olha da forma como se sente mais confortável eu vejo quem me deixou como se nunca tivessem partido.

    Saudades tuas amiga
    Beijinho doce

    ResponderExcluir
  3. Oi Anjo tudo bem ?
    Estou voltando com meu cantinho viu!
    Vim matar a saudade e deixar
    muitos ...
    Abraços e beijos em ti.

    ResponderExcluir
  4. Eu já conhecia essa tradição mexicana através de muitos filmes e documentários. Aliás, os antigos egípcios são também Mestres no trato com as coisas do além.
    Muito legal a sua resenha cultural, Criss.

    Bem, como já estou em clima de Natal e renascimento, venho desejar-te tudo de bom, tudo aquilo que te traga Paz e Felicidade, minha doce e sorridente amiga.

    FELIZ NATAL, CRISS!!!!

    ResponderExcluir
  5. Querida amiga

    Que neste Natal,
    diante das pessoas que amamos,
    possamos ofertar a elas,
    o melhor presente
    que desejassem receber:
    Nossa vida...
    Nosso carinho...
    Nosso coração.

    Para quem crê na vida,
    Natal se faz a cada dia.
    Que assim seja o Natal
    Em tua vida.

    Aluísio Cavalcante Jr.

    ResponderExcluir
  6. Eu acho as Caveirinhas Mexicanas bem bonitinhas! Mas, não gostaria de ir num ritual deste tipo, que eles fazem não!!! Acho muito mórbido! Rss... Mas, é a cultura deles, né?!!! Bjinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mary.

      Também acho meio sinistro. Hahahahaha! Mas, como você mesma disse, é a cultura deles e a gente respeita. Acho interessante La Catrina e suas representações em máscaras, make ups e tatuagens.

      Beijos mil! :-)

      Excluir

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato