Superstição

Em Agosto há Desgosto?

agosto 02, 2010o¤° SORRISO °¤o


As superstições existem desde o tempo em que o Homem não entendia as fases da Lua, o movimento das marés, o eclipse, terremotos, etc. Tempo em que o medo do desconhecido criou explicações através das lendas e da mitologia. Com personagens e deuses poderosos que dominavam a natureza e seus fenômenos.

Com o passar dos anos, magia e religião se fundiram e criaram novos temores: número 13, sexta-feira 13, gato preto, mau-olhado, rezas, conjurações, maldições, rituais incontáveis.

Mas, por que o mês de Agosto é considerado o mês do desgosto?

Agosto (do latim Augustus) é assim chamado por decreto em honra ao imperador César Augusto, conquistador do Egito e elevado a Cônsul, que não queria ficar atrás de seu antecessor Júlio César, cujo mês de julho fora batizado em sua homenagem. E decidiu, inclusive, que Agosto teria 31 dias, assim como o mês de julho.

Talvez essa crença popular tenha se originado com os próprios romanos. Eles não gostavam desse mês, pois acreditavam que um enorme dragão cuspidor de fogo cruzava os céus durante Agosto. Esse “dragão” nada mais era do que a constelação de Leão, visível nos céus do hemisfério Norte neste período, fato descoberto mais tarde.

Tem mais...

As portuguesas nunca se casavam em Agosto, pois nessa época os navios de expedições zarpavam em busca de novas terras, numa jornada de meses ou até anos. Não deveria ser muito bom casar, ficar sem lua de mel e ainda por cima, na iminência de se tornar viúva.

Na Argentina, lavar a cabeça neste mês atraía a morte. Impressionante! E na África do Sul, o dia 24 de agosto é conhecido como o dia em que o diabo anda solto. Nossa!

O fato é que durante o mês de Agosto muitos acontecimentos ruins foram registrados e marcaram a humanidade:

1- Na França, a rainha Catarina de Médici em 24 de agosto de 1572 deu início ao massacre da noite de São Bartolomeu que vitimou de 30 mil a 100 mil protestantes franceses;

2- Em 14 de agosto de 1936 aconteceu o massacre de Badajoz, na Espanha, onde o general Juan Yagüe, a mando de Franco, executou 10% da população local. Yagüe ficou conhecido como o Açougueiro de Badajoz;

3- Em Nova Iorque, após ter matado a machadadas sua esposa, William Kemmler foi condenado à morte, sendo executado no dia 6 de agosto de 1890, tornando-se a primeira pessoa a ser executada na cadeira elétrica;

4- Em 1926, no dia 23 de agosto, o cinema perdia seu primeiro símbolo sexual e amante latino, Rodolfo Valentino;

5- Durante a II Guerra Mundial, em 6 de agosto de 1945, a bomba atômica (Little Boy) foi lançada sobre Hiroshima, no Japão, do avião B-29Enola Gay, matando instantaneamente 75 mil pessoas. Três dias depois em 9 de agosto, uma segunda bomba (Fat Man) foi lançada de outro B-29 – o Bock’s Car, em Nagasaki, também no Japão, destruindo-a. Juntando as explosões e os que morreram nos dias seguintes devido a radiação, estima-se que o número de vítimas ultrapassou os 250 mil, sendo considerado o maior massacre de civis de toda a história da humanidade;

6- Época de Guerra Fria. Em 13 de agosto de 1961, era erguido o Muro de Berlim ou Muro da Vergonha que dividiu a Alemanha em duas: Oriental e Ocidental. Simbolizando a Cortina de Ferro, dividindo a Europa em dois controles políticos distintos entre Estados Unidos e a antiga União Soviética;

7- Na madrugada do dia 24 de agosto de 1954, Getúlio Vargas sai da vida para entrar na história e comete suicídio;

8- Lady Di, Princesa de Gales, morre em um acidente automobilístico na França quando o carro em que ela se encontrava tentava escapar das câmeras dos paparazzi – no dia 31 de agosto de 1997;

9- Em 22 de agosto de 2003, no Centro de Lançamento de Alcântara, Maranhão, ocorreu uma explosão que destruiu o foguete brasileiro VLS-1 V3 e matou 21 técnicos que se encontravam na plataforma de lançamento;

10- Aos 42 anos, Glauber Rocha deixou a Terra em transe quando no dia 22 de agosto de 1981 faleceu vítima de septicemia.

E por aí vai...

E Agosto não tem só a alcunha de Mês do Desgosto, mas também é conhecido como o mês do Cachorro Louco, devido à proliferação do vírus da raiva canina registrada neste período.

Enfim, com tantas crenças e simpatias que permeiam os dias do mês de Agosto ele é considerado o mês do Folclore e do Azar em todo o mundo. E dava para ser diferente?

Agora, é só aguardar a sexta-feira 13 de Agosto. Não se esqueça de se benzer ou realizar sua simpatia preferida! Pé de pato, mangalô, três vezes.





Beijos mil! :-)
Criss

________________________________________



 
“Em agosto não há gosto nem desgosto, apenas superstições a gosto.”

José Carlos Machado – autor de "Casos, Lendas e Lorotas do Jequitinhonha"



 
________________________________________




Você Também Vai Curtir

16 brincadeiras

  1. Olá Cris!
    Mistérios, enigmas... O que fazer para combater as coisas ruins que acontecem neste mês de agosto? Usar meios capazes de defenestrar maus espíritos, de exorcizar demônios? Melhor seguir ensinamentos dos sábios da Grécia antiga, da velha Roma: valer-se de figas e amuletos, de sal grosso e de plantas como arruda, espada de São Jorge, ou comigo ninguém pode. Fico me perguntando de onde vem tanta superstição. Ou se existe uma explicação científica para tornar o mês de agosto diferente dos outros. Parece que tudo quanto é de ruim acontece neste mês "agourento", como diz o sertanejo. Sabe, Cris, melhor é deixar de lado a superstição e seguir em frente com fé e coragem, além de pensamento positivo. Mas nada custa bater na madeira. Na dúvida, bata três vezes.

    Beijos, e não suma, Cris!

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  2. “Em agosto não há gosto nem desgosto, apenas superstições a gosto.”

    Eu prefiro ficar a frase de José Carlos Machado.

    Acho que quando tem que acontecer acontece independente do mes. Isso não quer dizer que não acendo uns incensos aqui, rsss.

    Beijos meus

    ResponderExcluir
  3. É uma delicia entrar neste teu mundo!...

    Beijosss
    AL

    ResponderExcluir
  4. Voltei amiga para te dizer que hoje seu blog é um dos indicados por mim lá no meu blog.

    Uma excelente noite.

    Mas que frio é esse?

    beijooo.

    ResponderExcluir
  5. Criss,

    Depois de ler tudo isso...

    ... até deu um medinho.

    Beijo imenso, menina linda.

    Rebeca

    -

    ResponderExcluir
  6. Oi Criss!!

    As impressões estão todas dentro de
    nossas cabeças, então nos sentimos
    influenciados pelo nosso pensamento, mas para mim agosto é como todos os outros meses que são exatamente iguais. O que muda são os desafios que surgem para os resolvermos.
    Bela postagem.

    Agora, quanto aos meus sites, logo estarão no ar. Só mais uns dias,
    pois estão mudando de casa.

    Um grande beijo de carinho e uma ótima noite.

    ResponderExcluir
  7. Tem nada,,é mais um mes como outro qualquer,,,beijos de bom dia pra ti querida.

    ResponderExcluir
  8. Amiga Criss! Como vai?
    Agradeço sua visitinha na minha Cozinha.
    Seu blog é muito interessânte, parabéns!
    Adorei seu Post sobre o Mês de Agôsto. Sempre ouvia minha mãe dizer "Agosto,Mês do Desgosto!" E muitos falarem que era uma mês de azar,mas não sabia "o porquê" disso!
    E seu post explicou tudinho!!! Bem legal!!!
    Mas , não sou supersticosa,não!
    Meu Pai nasceu em 15 de Agosto,dia de N.S. da Glória. E eu fui Batizada em 15 de Agosto,na Igreja do Outeiro da Glória,então gosto muito de Agosto! Rsss...
    Ótimo Agosto pra Vc!!!
    Beijinhos,
    MARY.

    ResponderExcluir
  9. Amiga querida,

    Olha, eu já fui mais supersticiosa, porém com o passar do tempo, fui ficando mais relaxada e mais informada, sei lá!
    Resumi tudo num único lema de vida: obstáculos têm que ser superados e alegrias têm que ser vividas com intensidade.
    As flores do post? Algumas daqui de casa e as árvores das calçadas dos vizinhos. Espero que eles não se zanguem, rsrs.

    Boa pesquisa, viu?Parabéns!
    Talentosa e gente muito boa essa menina Criss!!!Bjssss

    ResponderExcluir
  10. tia criss
    agosto so me lembro porque temos dia dos pais que é data importante
    parabens
    fica com deus
    beijao
    claudia
    nao suma rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  11. Oi passando para visita,beijos de luz

    ResponderExcluir
  12. Olá minha querida, como vai? Em primeiro lugar obrigada pelo carinho no meu aniversário. Em segundo, nossaaaa você caçou todos os desgostos acontecidos na net no mês de agosto. rsrsrs
    Quando eu era criança minha mãe falava que o mês de agosto era o mês do cachorro louco e também de muitas mortes. Mas vou explicar uma coisa para você. Por que tantas mortes neste mês?.Inclusive minha sogra faleceu neste mês: dia 17. É devido a mudança de temperatura. A temperatura sobe e muitas pessoas já sofrem de pressão alta e muitas vezes nem sabem e aí são pegas de surpresas e são acometidas por diversas doenças como derrame, aneurisma, ataque cardíaco e aí por diante. Amiga, quem me explicou tudo isso um dia foi um médico. Ele disse que assim ficou o mês de Agosto sendo como o mês de mau agouro. rsrsrs Bem querida, gostei da msg, muito interessante.
    Bom fim de semana com muitas alegrias e luz em sua vida. Beijokas

    ResponderExcluir
  13. Voltei! rsrsrs só agora vi o presentinho. Obrigaduuu. Beijokas

    ResponderExcluir
  14. ´____________________________________


    Pois não sei, amiga... Não sou supersticiosa, não... Mas, a sabedoria popular, muitas vezes tem razão!

    Gostei do tema que você abordou!


    Beijos de luz e o meu carinho...

    ________________________________

    ResponderExcluir
  15. Criss,

    nem quero pensar nesta sexta -feira! Nem me lembrava que ia cair no dia 13. Não é por mim, porque não ligo, mas porque minha mãe desde julho fica repetindo " agosto mes de desgosto" também tem´pavorrrrrr de sexta feira 13 e liga o tempo todo pra falar" ai minha filha..Estou rezando muito pra voces hoje..." Hahahahahahaa Eu sofrooooooooo! Hahahahahaahaha


    Beijos querida. Amei esta postagem ilustrada por tantos fatos históricos.

    Beijão.

    ResponderExcluir

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato