Esporte Olimpíada

Jogos da XXIX Olimpíada

agosto 08, 2008o¤° SORRISO °¤o


Os Jogos Olímpicos, ou Olimpíadas, ocorrem a cada quatro anos. O evento reúne atletas de quase todos os países do mundo, para competirem em várias categorias esportivas como Atletismo, Natação ou Ginástica. Aos três primeiros classificados de cada prova, são atribuídas medalhas de ouro (primeiro classificado), prata (segundo classificado) e bronze (terceiro classificado). O órgão responsável pela organização e regras dos esportes nas Olimpíadas é o COI (Comitê Olímpico Internacional).



Os primeiros Jogos foram realizados na Grécia Antiga no ano 776 a.C., como uma importante celebração do esporte e do culto à beleza estética humana e tributo aos Deuses. Tendo mais tarde sido proibidos por serem considerados uma manifestação pagã.



Anos mais tarde quando as ruínas do Templo de Zeus (Deus Grego supremo) e o Estádio foram descobertos, um jovem herdeiro parisiense, entusiasta do esporte em várias modalidades, resolveu pesquisar a fundo por todo o continente os antigos regulamentos olímpicos e suas tradições.
Então, em 1896, esse aristocrata francês chamado Pierre de Fredi, o Barão de Coubertin, recuperou os Jogos tentando reavivar o espírito das primeiras Olimpíadas, que passaram a ser realizadas de quatro em quatro anos desde então, como na tradição grega, tendo sido interrompidos apenas durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais.


Inicialmente, os Jogos eram disputados apenas por atletas amadores. Entretanto, no fim do século XX, a competição foi aberta a atletas profissionais e jovens, existindo ainda competições separadas para homens e mulheres. E no início da competição todos os atletas fazem um juramento de honra, boa vontade e esportividade.


Dada a importância dos Jogos para o mundo, nos últimos anos têm sido palco para confrontos políticos e reivindicações: o massacre de Munique em 1972, em que membros da comitiva israelense foram feitos reféns por extremistas palestinos; os boicotes durante a Guerra Fria aos Jogos de 1980 (na antiga União Soviética) e 1984 (nos Estados Unidos) pelo bloco de países soviéticos e pelos Estados Unidos, respectivamente; e também o atentado à bomba ocorrido em Atlanta em 1996.
No entanto, promover a aproximação e reconciliação entre os povos, é o que os Jogos Olímpicos pretendem ser símbolo: a Coréia do Norte e a Coréia do Sul, participaram nos Jogos de Sydney em 2000 e de Atenas em 2004 desfilando nas cerimônias sob uma única bandeira. Fato inédito.

Entre 1896 e 2004, os Jogos realizaram-se por 15 vezes na Europa, 6 vezes na América do Norte, 2 vezes na Ásia e 2 na Oceania.



Símbolos Olímpicos



Bandeira 


A bandeira olímpica é branca com cinco anéis entrelaçados. Foi idealizada pelo próprio Barão de Coubertin, em 1913. Mas só seria hasteada num estádio nos Jogos de 1920.
Os anéis representam os continentes (azul – Europa; amarelo – Ásia; preto – África; verde – Oceania; e vermelho – América). Com as cinco cores podem ser compostas grande parte das bandeiras do mundo. E ao criar o símbolo dos jogos, as cidades devem usar os anéis misturados a outros elementos.
A bandeira traz também o lema olímpico "Citius, altius, fortius" (Mais rápido, mais alto, mais forte), idealizado pelo monge francês Didon, amigo do Barão, em 1890.




Bandeira Olímpica


Chama 


Segundo a lenda, Prometeu (titã grego, criador dos homens) teria roubado o fogo de Zeus para o entregar aos mortais, assegurando a superioridade dos homens sobre os outros animais. 

Chama Olímpica


Mascotes 


Criadas para simbolizar a ligação entre o local de realização do evento e os jogos Olímpicos em si, as mascotes se tornaram uma das maiores fontes de receita para as Olimpíadas. Neste ano, Beijing criou em grande estilo cinco figuras que servirão para identificar visualmente o evento – os "Fuwa" que em chinês significa Crianças de Boa Sorte




Beibei, Jingjing, Huanhuan, Yingying e Nini. O nome das mascotes corresponde a uma repetição das sílabas da frase "Běijīng huānyíng nǐ", que significa Beijing lhes dá as boas-vindas


Beibei – o peixe, elemento água, significa prosperidade; 

Jingjing – o panda, elemento madeira, significa felicidade; 

Huanhuan – a chama olímpica, elemento fogo, significa paixão; 

Yingying – o antílope tibetano, elemento terra, significa saúde; 


Nini – a andorinha, elemento ar, significa boa sorte.  








Mascotes Beijing 2008

BOA
SORTE A TODOS OS ATLETAS!
Beijos mil! :-)
Criss

Você Também Vai Curtir

11 brincadeiras

  1. um belo texto...com tudo o que é preciso saber!
    bom fim de semana amiga
    beijos e um sorriso para ti

    ResponderExcluir
  2. Muito boa explicação sobre "Olimpiadas" Irmanados no desejo de boa sorte a todos...Beijos Criss

    ResponderExcluir
  3. Fadinha linda passando para lhe desejar um excelente final de semana! Aproveite!
    Luz sempre!
    Bjos lilás pra vc!

    ResponderExcluir
  4. Criss,

    Adorei as explicações...
    Boa sorte
    beijos
    ☺♥☺

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo carinho. Gostei do post sobre as olímpiadas.
    Bjos na alma!

    ResponderExcluir
  6. Olá Cris querida, como vai? Olhe, você é destaque no meu cantinho por uma quinzena. Será um enorme prazer em tê-la comigo.
    Cris, linda postagem sobre os jogos olímpicos. Parabéns!
    Fique com Deus
    Tenha um lindo fim de semana
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Querida amiga que dollo muito."Devemos agradecer às pessoas
    que nos fazem felizes...
    São elas os jardineiros encantadores
    que fazem nossas almas
    florescerem!"

    Beijos Pra Você!!! E um lindo fim de semana..

    ResponderExcluir
  8. Oi amigaaaaaaaa ando meio lenta nas visitinhas mas não podia ficar sem dar um pulinho aqui no seu cantinho
    Adoreiiii o post parabéns
    BOA SORTE A TODOS OS ATLETAS!!!!
    Aproveitando desejo um ótimo fim de semana e vamos torcer muito hehehe
    Bjkas Milllllllll

    ResponderExcluir
  9. "Se alguém chora, enxugue-lhe as lágrimas,
    se ele sente dores, cure-o,
    se está aflito, acalme-o, se odeia, ame-o.
    Somente uma ação contrária e oposta
    à vivida por alguém atormentado
    pode tirá-lo das trevas da ignorância
    e encaminhá-lo á luz divina."

    Mário Ventura

    tia ca claudia

    ResponderExcluir
  10. gostei do teu modo bonito de escrever, belo esse post, sobre as Olimpíadas.
    Muito bom
    Um belo final de semana
    Maurizio

    ResponderExcluir
  11. Criss, obrigada pelo carinho...uma ótima noite de sábado prá vc...Izi

    ResponderExcluir

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato